O sistema de arrefecimento é indispensável em qualquer motor a combustão — gasolina, álcool, flex ou diesel —, ajudando a dissipar o calor causado pela queima de combustível.
O sistema de arrefecimento é indispensável em qualquer motor a combustão — gasolina, álcool, flex ou diesel —, ajudando a dissipar o calor causado pela queima de combustível.| Foto: Shutterstock
  • Por Barão Pneus
  • 13/03/2024 15:37

Nos últimos anos, os carros elétricos começaram a atrair cada vez mais entusiastas — mas a grande maioria dos automóveis no Brasil ainda possui motores à combustão. Nestes veículos, é a queima de combustível — gasolina, álcool ou diesel — que gera a energia para movimentar as rodas. Como se pode imaginar, essa queima gera calor, o que demanda a existência de um sistema de arrefecimento.

Você talvez já tenha experimentado um problema nesse sistema, com o motor fervendo e seu carro parando de funcionar, geralmente nas horas mais impróprias. Mas é possível evitar esse tipo de problema, conhecendo um pouco mais sobre o arrefecimento do motor.

Isso porque, mais do que dissipar o calor da queima dos combustíveis esse sistema contribui para o desempenho e durabilidade do automóvel. Por isso, é importante mantê-lo funcionando muito bem, com todas as peças em sintonia.

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O que é arrefecimento e como funciona o sistema?

O arrefecimento do motor serve para regular a temperatura interna de um veículo, permitindo que ele continue trabalhando sem sobreaquecer — o que pode causar danos a suas peças.

Mais do que dissipar calor, o sistema de arrefecimento busca manter o motor na temperatura ideal para funcionamento, aproveitando a energia térmica gerada pela queima do combustível em prol do desempenho do carro. Em especial nos automóveis mais modernos, a medição da temperatura por sensores é constante, fazendo com que as centrais eletrônicas modifiquem o comportamento do motor em cada situação.

Sendo assim, quando o sistema de arrefecimento está funcionando corretamente — e o motor está trabalhando na temperatura ideal —, as peças sofrem menos desgaste, o desempenho é otimizado e o consumo de combustível pode diminuir. Porém, quando o motor superaquece, o contrário pode acontecer, e seu carro pode parar de funcionar a qualquer momento.

Por isso, é muito importante cuidar do sistema de arrefecimento e garantir que todos os seus componentes estejam funcionando.

Em resumo, esse sistema funciona da seguinte forma: há um líquido, o fluido do radiador, que circula pelas galerias internas do motor, trocando o calor com ele. Depois, esse fluido quente volta para o radiador, uma peça repleta de tubos por onde o fluido circula, recebendo ar fresco do exterior e resfriando novamente.

Sendo assim, enquanto uma parte do fluido está esquentando (e esfriando o motor), a outra parte está no radiador esfriando. Há uma válvula que controle o fluxo do fluido dentro desse sistema, empurrando o líquido frio para dentro do motor e o líquido quente para o radiador.

O ciclo se repete enquanto o motor está funcionando, sempre que necessário, para garantir a temperatura ideal de funcionamento — que, de modo geral, fica entre 90º e 100ºC.

Quais são as peças do sistema de arrefecimento?

O sistema de arrefecimento funciona pela circulação de um líquido, comumente chamado de fluido de radiador. Esse fluido é composto por água desmineralizada (sem cloro, outros sais e impurezas que podem danificar o motor) e aditivos. Esses aditivos ajudam na conservação do motor, evitando que ele enferruje, por exemplo.

Além disso, há um conjunto de peças que atua nesse processo, garantindo que o radiador e o arrefecimento funcionem corretamente. São elas:

  • válvula termostática: controla a passagem do fluido entre as galerias do motor e do radiador, conforme a necessidade. 
  • mangueiras: é por onde o fluido circula, realizando as trocas de calor necessárias para manter a temperatura ideal do motor. 
  • ventoinha: também chamada de eletroventilador, essa peça otimiza a entrada de ar fresco no radiador, garantindo que o fluido será resfriado;
  • bomba de água: estimula a circulação do fluido pelas mangueiras do sistema;
  • sensores de temperatura: medem o calor dentro do motor e enviam sinais para as centrais eletrônicas e para o painel do carro, auxiliando na tomada de decisões;
  • radiador: peça essencial onde o fluido circula para entrar em contato com o ar fresco, diminuindo sua temperatura. 

Caso qualquer uma dessas peças apresente problema, o sistema de arrefecimento pode ser comprometido. Isso pode fazer com que o motor sofra um sobreaquecimento e outras peças tenham problemas. Em últimos casos, o motor pode até fundir, exigindo reparos profundos.

Como manter o sistema de arrefecimento funcionando?

Em primeiro lugar, é importante saber que o líquido de arrefecimento (fluido do radiador) deve ser trocado de tempos em tempos. Fora isso, é essencial fazer revisões periódicas para notar quaisquer defeitos em peças internas do sistema de arrefecimento. Entre os problemas mais comuns estão:

  • vazamento de fluido do radiador;
  • mau funcionamento da ventoinha;
  • mau funcionamento da bomba d'água;
  • furos ou ressecamento das mangueiras;
  • problemas na tampa do radiador.

Em todo caso, isso pode fazer com que o motor sobreaqueça sem que você consiga evitar. O que você pode fazer é evitar que isso gere um problema ainda maior, como o motor fundido.

Para isso, preste atenção a sinais como um medidor de temperatura ou uma luz vermelha no painel do carro, ou a saída de fumaça pelo capô. Caso isso aconteça, pare imediatamente — e leve seu carro a um centro automotivo de confiança, como o Barão Auto Centro.

No Barão Auto Centro você pode contar com uma equipe especializada para analisar o motor do seu carro e reparar qualquer problema no sistema de arrefecimento. Além disso, você pode fazer uma revisão geral, verificando se todas as peças internas do sistema estão em perfeito estado para manter seu motor funcionando na temperatura ideal.

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