Edutainment - Educaçao + Entretenimento – aprender inglês de forma descontraída e divertida
Edutainment – Educaçao + Entretenimento – aprender inglês de forma descontraída e divertida| Foto: ShutterStock
  • Por Beetools
  • 20/05/2021 18:43

O processo de aprender inglês não precisa acontecer por métodos convencionais. Aliar educação e entretenimento com formas produtivas é o que traz melhores resultados. Leveza, diversão e aprendizado são objetivos que devem andar lado a lado nas novas metodologias de ensino. Exemplo disso, são as ações desenvolvidas pela startup curitibana Beetools, que possui novos conceitos para a absorção de conteúdo tanto para crianças, quanto para os adultos. “Nós queremos mostrar que essa união traz formas muito produtivas de aprender, principalmente o inglês do dia a dia, reunindo a gramática com outras formas mais modernas de aprendizado”, ressalta a Head of Academic da Beetools, Adriana Masson.

Está mais do que comprovado que para aprender um segundo idioma, o processo não precisa acontecer por métodos convencionais como apostilas, livros e provas, o que fez surgir o novo conceito conhecido como Edutainment, que alia entretenimento e aprendizado, não havendo a necessidade de separar a diversão do ensino. “Atualmente, procuramos prender a atenção dos alunos de forma leve e descontraída, mostrando que a absorção do conteúdo acontece de várias formas, como assistindo a uma série, vendo um filme, ouvindo música, jogando, enfim, em diversas situações”, completa Adriana.

As crianças possuem formas especiais de aprender, mas o essencial é mostrar como aquele novo aprendizado fará parte do seu cotidiano e da sua vida.  “Quando falamos de crianças, essa leveza deve ser ainda maior. Os pais não devem estranhar quando os filhos estão rindo enquanto fazem uma tarefa, esse é o novo formato de aprendizado do inglês, e que chegou para ficar”, exemplifica a profissional.

Vitor Alcantara Schlusaz, 24, é designer e aluno da Beetools. Mais do que uma habilidade, saber inglês para ele é necessidade, e o método diferenciado da escola foi essencial para ele voltar a estudar. “Desde muito cedo eu tinha contato com o inglês, por meio de jogos, canais de vídeos e outros itens. Quando escolhi minha profissão, tive ainda mais contato já que a maioria dos conteúdos são em inglês e foi assim que eu percebi que precisava aprender mais, mas não queria ficar sentado preso a um livro ou apostila. O método da Beetools foi o que mais se encaixou no meu dia a dia e principalmente, na forma diferente de aprender”, contou.

Diversão sem idade

O aprendizado faz parte do cotidiano da vida dos alunos
O aprendizado faz parte do cotidiano da vida dos alunos| ShutterStock

Engana-se quem acredita que o entretenimento só pode ser utilizado para as crianças. Os adultos também conseguem entender e absorver melhor os conteúdos quando o que se aprende na teoria é colocado em prática no dia a dia, muitas vezes, sem nem perceber.

Ouvir uma música e conseguir traduzir pequenas frases e palavras faz com que o cérebro libere um hormônio chamado beta-endorfina, que é responsável por comemorar pequenas conquistas, assim como acontece com os adolescentes quando estão jogando vídeo game.

Outro método utilizado na startup são os Workgroups, que reúnem adultos e crianças, por faixa etária de idade, para jogos de RPG, estimulando a conversação, imaginação e a fixação de vocabulário. Durante a “brincadeira”, são apresentadas situações em que os alunos precisam desenvolver assuntos e contar situações e histórias que complementam a atividade.

Essas ações promovem bem-estar tanto para adultos quanto para as crianças, fazendo com que o sucesso seja alcançado de forma mais rápida e prazerosa. “Temos que tirar a ideia dos adultos que estudar pode ser um sacrifício e penoso. É necessário que as pequenas conquistas sejam comemoradas para estimular o cérebro cada vez mais a buscar novas conquistas”, explicou Adriana.

Novos conceitos, novas ideias

A startup curitibana Beetools, foi revolucionária nesse novo modelo de ensino e nasceu com o propósito de ousar e tornar prático e divertido o aprendizado do inglês por meio da educomunicação, com estratégias de gamificação, inteligência artificial e realidade virtual em salas de aulas invertidas. “Queremos estimular a educação criativa, utilizando novos métodos com o propósito final que é o aprendizado do inglês” finalizou Adriana.