Ambiente de Priscilla Mueller na Mostra Artefacto Curitiba explora o amadeirado coringa Griseo, da Berneck.
Ambiente de Priscilla Mueller na Mostra Artefacto Curitiba explora o amadeirado coringa Griseo, da Berneck.| Foto: Divulgação
  • Por Berneck
  • 24/02/2021 00:00

Desde a época áurea do design moderno do mobiliário brasileiro – nos anos 1960 – descobriu-se que é possível celebrar a identidade do Brasil de forma autêntica, prática e elegante. E são justamente essas características, tão presentes em peças de nomes do design brasileiro, como Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues, Zanine Caldas e Jorge Zalszupin, que inspiraram a Coleção Nômade da Berneck, referência em painéis de MDF, MDP e HDF, além de madeira serrada de Pinus e Teca.

A coleção prima por cores que fazem clara referência ao modernismo, como os tons preferidos da pintora Tarsila do Amaral, considerada por especialistas como uma das artistas de maior influência do movimento de arte moderna no país.

“Valorizamos as cores, mas não as cores gritantes. A pigmentação base é cinza e calma. Isso representa um respeito à história do usuário, porque o painel permite que a decoração se torne atemporal e que o protagonista na decoração seja a história da pessoa, sua personalidade e trajetória”, esclarece a designer Andrea Colin Corrêa, supervisora de desenvolvimento de produtos da Berneck.

Padrão Cacau, da Berneck, apresenta releitura da imbuia, com veios que vão do amarelo ao marrom.
Padrão Cacau, da Berneck, apresenta releitura da imbuia, com veios que vão do amarelo ao marrom.| Divulgação

Essa estética mais racional – centralizada no uso da pessoa – é também típica do modernismo. Porém, é um tipo de racionalidade diferente do extremo, objetivo e quase sem emoção do design moderno europeu, por exemplo, conforme enfatiza Andrea.

A linguagem inspiradora da coleção ainda norteia as tendências de casa, a arrumação e a organização, que são relativas ao “novo morar”. Conforme aponta a especialista em tendências da gigante Worth Global Style Network (WGSN) Luiza Loyola “nos últimos anos, observamos a tendência de aproveitar melhor os espaços residenciais como um refúgio para recarregar as energias dos moradores, cada vez mais ansiosos e estressados”.

“De uns anos para cá, cresceu o interesse por produtos e soluções mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, por uma estética voltada para a reconexão com a natureza”, ressalta a pesquisadora.

Padrão Solanum reinterpreta o cumaru.
Padrão Solanum reinterpreta o cumaru.| Divulgação

Tradição brasileira do trabalho com a madeira

Esse manifesto de apreço pela natureza – a tão comentada biofilia – está no DNA do design moderno brasileiro, conhecido no mundo todo pelo trabalho meticuloso e artesanal da madeira, um dos bens mais abundantes e diversificados do Brasil.

Essa tradição reverbera no design contemporâneo e foi materializada nos padrões da Berneck com a reinterpretação de madeirados nobres tipicamente brasileiros, como destaca a supervisora de produtos da marca. “Todo esse conjunto, traz conforto, aconchego e a ‘sensação de abraço’ aos projetos”, salienta Andrea Colin Côrrea.

Os novos padrões – Cacau, Denim, Griseo, Volakas, Mostrato, Solanum, Terrazza e Verti – que integram o portfólio da marca – valorizam madeiras brasileiras, novas cores, tecidos e pedras para atender os projetos de mobiliário e revestimento de interiores. A coleção ainda traz o exclusivo acabamento Micro, que oferece toque e visual super agradáveis, fácil limpeza e sanitização.

Ambiente de Viviane Loyola na Mostra Artefacto Curitiba explora o padrão Griseo, da Berneck
Ambiente de Viviane Loyola na Mostra Artefacto Curitiba explora o padrão Griseo, da Berneck| Divulgação

O Cumaru, proveniente da região Amazônica e bastante utilizado na construção civil, nas embarcações e nos móveis, encontra uma releitura com o padrão Solanum. Ele chama atenção pela tonalidade castanho amarelado e facilidade de combinação, trazendo calor e personalidade aos móveis sob medida e interiores.

Uma das madeiras mais nobres e que já foi fundamental para o desenvolvimento econômico do país, a Imbuia volta a aparecer no padrão Cacau. A característica fina, originada pelos veios que vão do amarelo ao marrom, amplia a admiração dos profissionais por seu desenho. É versátil e pode ser aplicado em painéis de parede ou móveis de cozinha, dormitório, livings e salas de estar.

Griseo valoriza um tom atemporal e mais acinzentado quente da madeira. O que o torna um verdadeiro madeirado coringa, aquele que combina em praticamente todos os projetos e com todos os estilos de decoração.

Padrão de madeira acinzentada Griseo, da Berneck.
Padrão de madeira acinzentada Griseo, da Berneck.| Divulgação

Casual e moderno, o padrão Denim é um azul clássico que reproduz a ideia do jeans e remete muito às tendências de urbanidade nos projetos. Aplicado ao móvel, o azul traz a sensação de bem-estar aos ambientes e traz uma forte referência aos tons utilizados pela modernista Tarsila do Amaral.

Já o padrão Mostrato, indicado para estilos que vão do industrial, moderno ao vintage, realça a profundidade dos tons mais escuros, terrosos e até mesmo o branco. O Terrazza traz a proposta do granilite para a coleção. Seu desenho, junto com a textura Micro, ajuda a incorporar pedras aos interiores.

O tom verde-acinzentado do padrão Verti traz equilíbrio, sobriedade e reforça a conexão com natureza e sustentabilidade. Por fim, reproduzindo o mármore branco, o padrão Volakas garante leveza e sofisticação aos ambientes. Com veios em menor escala e levemente dourados, ainda oferece um desenho elegante e exclusivo para o revestimento de móveis e paredes.

Detalhe do ripado Griseo da Berneck, que traz sofisticação para qualquer projeto. Aqui espaço assinado por Priscilla Mueller.
Detalhe do ripado Griseo da Berneck, que traz sofisticação para qualquer projeto. Aqui espaço assinado por Priscilla Mueller.| Divulgação

Estética atemporal

Berneck é uma empresa brasileira com quase 70 anos de história. Especializada em painéis MDP, MDF e HDF, além de madeira serrada Pinus e Teca. Tem plantas industriais com altíssima capacidade de produção e tecnologia de ponta.

Os produtos da empresa, provenientes de florestas plantadas, são destinados à indústria de móveis, decoração, construção civil, embalagens, entre outros, no Brasil e para mais de 60 países.

Além da inspiração modernista, a Coleção Nômade, mais recente lançamento da empresa, traz inspiração na consciência ambiental, biofilia, a importância da desconexão, a valorização artesanal e o Wanderlust, o conceito de explorar novas culturas, em padrões com estética atemporal.