A gengivite, nome dado às inflamações na gengiva, é mais lembrada pelas dores e sangramentos, mas também pode gerar outros problemas de saúde mais sérios.
A gengivite, nome dado às inflamações na gengiva, é mais lembrada pelas dores e sangramentos, mas também pode gerar outros problemas de saúde mais sérios.| Foto: Shutterstock
  • Por bluem
  • 20/03/2024 11:57

Você está observando sangramentos ao escovar os dentes ou passar fio dental? Você acredita que sua gengiva está mais vermelha e parece inchada? Está sentindo dor nessa região? Então você pode estar com uma inflamação na gengiva — ou apenas gengivite.

Este é um problema de saúde bucal extremamente comum. Segundo a FDI (Federação Dental Internacional), as inflamações na gengiva estão entre as doenças mais presentes pelo mundo, afetando quase 50% da população. A periodontite, forma mais grave da doença, afeta cerca de 10% das pessoas no mundo.

Essa inflamação, na maioria dos casos, está relacionada a uma higiene oral ineficiente. Isto é, não escovar os dentes (ou escová-los do jeito errado), não passar fio dental, não usar um bom enxaguatório bucal… Hábitos que podemos incorporar facilmente à rotina.

Mas mesmo sendo um problema fácil de evitar, a inflamação na gengiva pode causar diversos incômodos — e até doenças graves, se não for bem tratada. Pensando nisso, nós preparamos um guia completo com as causas, sintomas, tratamentos e formas de prevenir a gengivite.

Conheça os melhores produtos para tratar e evitar a inflamação na gengiva: blue®m

O que é gengivite e o que causa a inflamação na gengiva?

Na maioria dos casos, a gengivite (inflamação na gengiva) começa com uma higiene oral inadequada ou deficiente. Restos de comida, por menores que sejam, atraem bactérias e contribuem para sua proliferação — afinal, servem de alimento para elas. Conforme a gengiva continua suja, as bactérias se multiplicam e atacam a gengiva, que começa a inflamar.

Essas bactérias formam a placa bacteriana ou biofilme. A placa é uma espécie de película incolor e viscosa, que gruda nos dentes após as refeições. Se ela não for devidamente removida, a placa endurece, torna-se mais dura e adere mais aos dentes. Com isso, forma-se o tártaro e as bactérias começam a alojar-se na gengiva, causando a inflamação.

Essa inflamação começa a causar vermelhidão e sangramentos, além de deixar o hálito muito ruim de forma persistente. Ao escovar os dentes ou passar fio dental, é possível observar as manchas de sangue, mas em casos mais graves, a inflamação na gengiva faz com que elas sangrem até mesmo em repouso.

Se a gengivite não for tratada, as gengivas ficam cada vez mais sensíveis e inchadas. E com o passar do tempo, elas podem afastar-se dos dentes, abrindo mais espaço para as bactérias.

Em última instância, a inflamação na gengiva pode evoluir para uma periodontite, doença que compromete o ligamento periodontal e os ossos que sustentam os dentes. Além disso, as bactérias podem chegar à corrente sanguínea, gerando graves problemas de saúde, inclusive no coração. Por isso, o ideal é tratar a inflamação na gengiva assim que ela é percebida.

Os principais sintomas da gengivite incluem:

  • mau hálito persistente, mesmo quando a pessoa tenta fazer a higiene oral,
  • sangramento e dor na gengiva, em especial ao escovar os dentes e passar fio dental,
  • surgimento de secreção (pus) na gengiva,
  • sensação de gosto ruim persistente na boca,
  • sensibilidade excessiva na gengiva e nos dentes,
  • febre decorrente das inflamações.

Ao observar esses sintomas e perceber suas gengivas inflamadas, procure um bom dentista o quanto antes. Com isso, você poderá reverter esse quadro e evitar que ele evolua para uma periodontite, como mencionamos.

Gengiva inflamada: como tratar e como evitar as inflamações

Caso você já esteja com gengivite, é importante procurar um bom dentista — de preferência o periodontista, especialista em gengiva. Ele irá tratar da inflamação e remover todo o tártaro dos dentes com ferramentas especiais.

Em alguns casos, pode ser necessário tomar remédios antibióticos para aniquilar as bactérias e frear sua multiplicação. Em situações mais graves, os tratamentos cirúrgicos podem ser necessários para reparar a gengiva.

Além disso, um dos principais trabalhos do dentista/periodontista no tratamento de pacientes com gengivite é orientar melhorias na higiene oral. Afinal, essa é a melhor maneira de evitar que as bactérias se proliferem, causando a inflamação.

Escovar os dentes da forma correta

O primeiro passo para tratar inflamações na gengiva (e evitar novas ocorrência) é escovar bem os dentes depois de todas as refeições. É importante usar escovas de dentes ultramacias, já que as cerdas rígidas podem causar ferimentos na gengiva e abrir espaço para a gengivite.

Além disso, você deve escovar todas as superfícies da boca com movimentos suaves — isto é, sem colocar tanta força. Afinal, essa é outra causa de ferimentos na gengiva, mesmo entre as pessoas que escovam os dentes com frequência.

Passar o fio dental ao menos uma vez por dia

Por melhor que seja sua escovação — incluindo o uso de escovas ultramacias e movimentos suaves, como acabamos de mencionar —, ela não é o suficiente. Para evitar a gengivite, você precisa passar fio dental e remover todos os restos de comida que ficam entre os dentes e próximos da gengiva.

Caso não seja possível passar fio dental sempre, faça isso ao menos uma vez por dia, quando for mais conveniente para você. Caso você perceba qualquer sangramento ao fazer isso, pode ser sinal de uma inflamação na gengiva se formando.

Use produtos de qualidade em sua higiene oral

A qualidade da escova de dentes, cremes dental, enxaguatório bucal e outros produtos que você utiliza na sua higiene diária fazem toda diferença para sua saúde bucal — e para a saúde da sua gengiva, consequentemente. O creme dental e enxaguante bucal, por exemplo, devem conter componentes que ajudam a eliminar as bactérias que causam a gengivite.

Esse é o caso do oxigênio ativo, componente exclusivo dos produtos blue®m. Os poderes do oxigênio ativo para a saúde bucal foram descobertos pelo cirurgião neerlandês Peter Blijdorp, um dos fundadores da blue®m.

Ele é especialmente eficaz na eliminação das bactérias anaeróbias, que agridem as mucosas bucais, formam a placa bacteriana e causam a inflamação na gengiva. Usando o creme dental e o enxaguante bucal blue®m diariamente, você previne o aparecimento dessas bactérias — e mantém sua gengiva muito mais saudável.

Cuide das suas gengivas com os produtos blue®m, os únicos com oxigênio ativo

Siga a blue®m nas redes sociais
Facebook
Instagram
Youtube
LinkedIn

Contato
Telefone
0800 944 5060
contato@bluem.com.br