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https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/successful-female-travel-agent-smiling-while-1988830532| Foto: Shutterstock
  • Por BWT Operadora de Turismo
  • 01/12/2021 13:44

Saber lidar com o cliente é uma das principais qualidades de um agente de turismo. Desenvolver um ótimo atendimento é ainda mais fundamental em tempos de crise — em especial a que o setor enfrenta com as consequências da pandemia de Covid-19.

Hoje, ser um profissional completo requer investimento em diferentes aspectos: desde pontos básicos de comunicação, até o manejo de novas ferramentas e tecnologias.

Para te ajudar no processo, trouxemos algumas possibilidades de capacitação que podem melhorar a qualidade do seu atendimento e desenvolver a imagem da empresa como um todo. Confira.

Agente de turismo, como você pode melhorar o atendimento?

Aprofundamento no produto vendido

É essencial que você entenda o produto que está vendendo em todos os mínimos detalhes. Isso ajuda na hora de oferecer o pacote ou auxiliar o cliente em diversos momentos. Mostrar que você sabe do que está falando e tem verdadeiro interesse pelo assunto faz com que o negócio saia da superficialidade. De quebra, a pessoa percebe que a preocupação da agência não está só no dinheiro.

Além de saber tudo sobre o destino que está sendo oferecido, é bacana estudar sobre elementos culturais e sociais que pertencem à realidade daquele local. Qualquer acréscimo é muito bem-vindo. Para aprimorar o seu conhecimento, vale a pena investir em diferentes tipos de capacitação profissional, como cursos de especialização, workshops e famtours.

Referência no setor turístico, a BWT Operadora oferece treinamentos e capacitações diversas para os agentes parceiros. Clique e acesse o site.

Trato com o cliente

Outra maneira de melhorar o atendimento é prestando atenção na linguagem e no trato direto com o cliente. Lembre-se de que o sucesso do seu trabalho também depende dele.

Primeiro, é preciso entender que o papel do agente de turismo é proporcionar a melhor experiência de viagem possível para quem está comprando o pacote. O cliente decide comprar o produto quando percebe que é bem atendido e que a empresa tem a credibilidade e o conhecimento necessários.

Demonstre boa disposição e vontade de ajudar. É importante oferecer alternativas e tentar resolver qualquer tipo de problema. Se não tem exatamente o que o cliente quer, mostre opções parecidas e explique as vantagens dos produtos. É indispensável não tratar o interlocutor como uma meta a ser batida ou uma simples oportunidade de vender mais.

Mesmo que você não consiga vender determinado pacote, o respeito e o profissionalismo consolidam a relação do cliente com a agência e abrem portas para o futuro. O consumidor sempre escolherá negociar onde é bem tratado.

Estruturação do atendimento

Não faça nada de forma aleatória. Um atendimento de qualidade precisa seguir passos específicos e previamente estruturados. Por isso, tome um tempo para definir todas as etapas do processo. O que muda é o tipo de linguagem que você direciona para cada perfil de cliente.

Depois do primeiro contato, é indicado que o agente de turismo envie mais de uma opção de pacote que possa interessar o cliente. Ele provavelmente terá dúvidas. Reserve um segundo instante para trazer informações adicionais sobre o produto e dar algumas dicas: essa é a hora de mostrar que você sabe do assunto e está preparado para ajudar na tomada de decisão.

Um aspecto subvalorizado é o pós-venda. É depois de concluída a negociação que você tem a chance de indicar que a agência dá importância para os feedbacks e utiliza a opinião do cliente para melhorar ainda mais o atendimento. Ouvir as reclamações e se colocar à disposição para resolver as questões é um serviço chave para não quebrar a relação com os consumidores. Uma forma de agilizar os dados e tornar o processo todo mais eficiente é apostar em ferramentas de gestão de turismo, como o Aires.

Estruturar o atendimento da melhor forma pode representar dificuldades para muita gente. É pensando nisso que a BWT Operadora oferece um programa de auxílio às agências e aos agentes de turismo parceiros.

A empresa preza pelo atendimento humanizado e conta com consultores exclusivos para facilitar o trabalho e a venda dos profissionais de viagens.

Personalização e padronização de pacotes, acompanhamento de clientes, checagem de voos e resolução de problemas diversos estão entre os benefícios. Tudo para que você tenha apoio em qualquer momento.

A BWT também utiliza um sistema de vendas moderno e com várias funcionalidades. Você pode ter acesso a consultas e atualizações de cotações, barra de ajuste de preço e comissão, contratos com preenchimento automático, tecnologia PIX e integração total com back offices.

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