O tratamento com laser de CO2 fracionado estimula a produção de colágeno, promovendo o rejuvenescimento da pele
O tratamento com laser de CO2 fracionado estimula a produção de colágeno, promovendo o rejuvenescimento da pele| Foto: Shutterstock
  • Por Clinica Vinhagui Dra. Davielle Vinha, especializada em Ginecologia e Obstetrícia, CRM 19778
  • 03/02/2022 16:19

Uma pele jovem, sem cicatrizes e livre de rugas. Esse é o sonho de homens e mulheres, que querem ficar livres das marcas provocadas pela passagem dos anos. O laser de CO2 fracionado pode ser um grande aliado de quem busca este objetivo.

Além da face, o procedimento pode ser aplicado em outras partes do corpo, como o pescoço, colo e mãos, promovendo o rejuvenescimento da pele uma vez que pode amenizar rugas, cicatrizes de acne, manchas causadas pelo sol, além de outros problemas cutâneos.

O que é o laser de CO2?

A palavra laser corresponde à sigla inglesa para light amplification by stimulated emission of radiation, que em português significa amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.

O laser de CO2 fracionado é uma tecnologia ablativa (causa pequenas lesões na pele) indicada para o tratamento de rejuvenescimento facial, olheiras, estrias, manchas, flacidez, cicatrizes de acne, entre outros problemas.

Como o laser de CO2 atua na pele?

Este é um tratamento não invasivo, que provoca leves ablações na pele para estimular a produção de colágeno durante o processo de cicatrização.

Com a aplicação do laser de CO2, acontece a quebra da pele envelhecida (a cicatriz), que será substituída por uma pele mais nova.

A tecnologia do laser de CO2 fracionado foi criada para dividir um único raio em micro raios, estimulando pequenas áreas, causando menos agressão ao tecido e trazendo resultados com uma recuperação mais rápida.

Comparação com outros tipos de laser?

O laser de CO2 fracionado ou "pixelado" é um dos dos tratamentos mais avançados para rejuvenescimento cutâneo não cirúrgico. Trata-se de uma evolução do laser de CO2. Isso porque a primeira geração de lasers para o rejuvenescimento foi criada há mais de 20 anos.

As vantagens do fracionado em relação ao não fracionado é que a recuperação é mais rápida e provoca menos efeitos colaterais.

Isso acontece porque o dióxido de carbono (CO2) possui o comprimento de onda mais longo de todos os lasers do mercado e tem a vantagem de poder ser usado em diversos tipos de pele, com os ajustes apropriados.

Indicações de tratamentos

O laser de CO2 fracionado também é indicado para combater a flacidez da pele.
O laser de CO2 fracionado também é indicado para combater a flacidez da pele.| Shutterstock

O laser de CO2 fracionado é indicado para o rejuvenescimento de várias partes do corpo, como rosto, pescoço, pálpebras, mãos e colo.

O procedimento também atua na remoção de manchas superficiais, no tratamento de rugas, de estrias e flacidez da pele, na redução dos poros, no tratamento de cicatrizes de acne e na melhora do aspecto e espessura de cicatrizes cirúrgicas.

Rugas finas, manchas e poros

Através dos feixes de luz fracionados, o tratamento estimula a produção de colágeno e, assim, melhora a sustentação da pele ao redor das áreas tratadas, diminuindo as linhas e poros. Além disso, a melhora promovida através do processo de cicatrização da pele, diminui as manchas e renova o tecido superficial.

Combate a flacidez

Com o passar do tempo, nosso organismo produz menos colágeno, que é um tipo de fibra de sustentação da nossa pele. Por isso, a flacidez é um problema comum com o envelhecimento.

Como o laser CO2 estimula diretamente a produção do colágeno através de raios fracionados que renovam várias pequenas áreas da pele. Este tratamento É uma opção não invasiva eficiente para combater a flacidez.

Mãos macias e bem cuidadas

Outra aplicação eficiente do laser de CO2 fracionado é nas mãos. Essa região sofre a ação do tempo e do Sol, com aparecimento de manchas, flacidez e rugas, que podem deixá-las com a aparência mais velha e descuidada.

Embora o uso de cremes amenize, em alguns casos é recomendado um tratamento mais profundo e assertivo, como o laser fracionado de CO2.

Os pequenos feixes de luz do laser estimulam a cicatrização e produção de colágeno, rejuvenescendo o tecido da região e, com isso, a pele das mãos pode ficar mais firme, saudável e clareada.

Poros dilatados

O laser de CO2 também é indicado para pessoas que têm poros dilatados, resultante do envelhecimento da pele, da exposição ao Sol e da produção excessiva de oleosidade.

O laser auxilia na renovação celular do tecido, estimulando a produção de colágeno e aumentando a sustentação e firmeza da pele, fazendo com que os poros fiquem mais fechados.

Remoção de cicatrizes

Com o estímulo da produção de colágeno da pele, a superfície da pele é nivelada, renovando as células da região. Dessa forma, através do tratamento contínuo é possível recuperar as cicatrizes causadas por acnes e estrias.

Vantagens do tratamento com laser CO2 fracionado

A principal vantagem desse tratamento não invasivo é a rapidez e a praticidade das sessões. Além disso, o procedimento normalmente apresenta uma recuperação rápida e baixo risco.

O tratamento com laser CO2 fracionado pode ser complementar a outras indicações médicas, com o objetivo de obter resultados ainda melhores para a saúde da pele.

Por isso, é importante seguir as orientações médicas e proteger a pele do sol, para que os resultados sejam os esperados.

Laser fracionado de CO2 é tudo igual?

É importante ressaltar que, apesar de não haver mudanças significativas entre um equipamento e outro de laser fracionado de CO2 em relação à marca, um dos fatores que é fundamental no sucesso do tratamento é a devida calibragem do cumprimento da onda e da distância entre os disparos que são programados.

A tecnologia é importante, mas contar com a experiência de profissionais da sua confiança faz toda a diferença para alcançar os objetivos que você espera do tratamento.

Consulte o seu médico para saber se o Laser fracionado de CO2 é uma opção bem avaliada para a sua pele.

Clique e saiba mais.

Dr. Sérgio Paulo Aguilera Machado, médico (CRM 19780 PR) Especialista em clínica Médica (RQE 15257), Membro da sociedade brasileira de Laser e do colégio ibero latino americano de Dermatologia
Dr. Sérgio Paulo Aguilera Machado, médico (CRM 19780 PR) Especialista em clínica Médica (RQE 15257), Membro da sociedade brasileira de Laser e do colégio ibero latino americano de Dermatologia| Divulgação