Captar e fidelizar pacientes: dicas valiosas para crescer na área da saúde
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  • Por Clínica Work
  • 12/12/2023 18:26

Saber como obter e fidelizar pacientes é fundamental em uma clínica médica, afinal, é a partir de clientes satisfeitos que você pode conseguir mais, por meio de indicações.

Para isso, será fundamental investir em novas técnicas de captura e retenção de pacientes. Com o mercado sempre superaquecido e a concorrência cada vez mais feroz, contar com táticas de crescimento é fundamental para garantir bons resultados.

Aprenda neste artigo algumas boas práticas para conseguir mais pacientes e fidelizá-los. Confira!

4 Técnicas de captação e fidelização de pacientes 

Abaixo, confira uma lista de métodos para usar na sua clínica para fidelizar seus pacientes e conseguir novos.

1 - Inove nas formas de atendimento 

Um bom atendimento sempre é um grande diferencial na hora da tomada de decisão. Afinal, ninguém gosta de ser atendido de forma extremamente rápida ou grosseira, não é mesmo?

Comece esse processo já na recepção. Coloque suas melhores atendentes para falar com o público. No consultório, utilizar técnicas da medicina integrativa pode ajudar a fazer com que o seu paciente se sinta mais valorizado e visto na totalidade.

Após o atendimento, você pode enviar uma mensagem ao paciente perguntando como foi a experiência e se ele tem sugestões de melhorias. Assim, além de obter a opinião dele e algumas opções de como se tornar melhor, você ainda demonstra ao cliente sua preocupação em oferecer algo bacana a ele e como estão dispostos a evoluir.

Ainda, investir em plataformas também pode ajudar a diferenciar seu atendimento dos demais. O software pode ajudar a centralizar agendas, facilitar o prontuário eletrônico e muito mais, garantindo um atendimento eficiente e ágil.

2 - Envie lembretes 

Antes mesmo de fidelizar os clientes, é preciso diminuir sua taxa de falta em consultas. Uma boa prática para isso é adotar o envio de lembretes pré-consultas.

É possível enviar um lembrete logo após o agendamento, a fim do paciente guardar a informação e enviar outro 24h antes da data marcada para confirmar a presença no atendimento.

Desta maneira, além de diminuir a falta de pacientes por esquecimento, você também consegue remanejá-los caso seja necessário (diminuindo lacunas na agenda) e demonstra aos clientes sua preocupação com o atendimento. Ele também poderá se sentir mais seguro em marcar consultas na sua clínica, pois sabe que não vai arriscar esquecer o dia marcado.

3 - Estabeleça um tempo médio 

De fato, ninguém gosta de ficar esperando. Um grande problema em consultórios médicos é a falta de organização de tempo, em que o médico pode chegar atrasado e desorganizar toda a agenda, ou onde um procedimento pode demorar mais tempo que o agendado e atrasar todos os outros atendimentos.

Para evitar essas questões, busque estabelecer o tempo ideal para cada coisa. Por exemplo: uma consulta leva em média 30 a 45 minutos. Separe sempre 50 minutos para cada consulta.

Assim você garante que o paciente atendido terá uma consulta completa, você não precisará atender com pressa, pode ter um tempo para ir ao banheiro, alongar e beber água e o seu próximo paciente não se frustrará por demorar a ser atendido.

Apesar de parecer uma coisa muito simples, isso faz toda a diferença. Com rotinas tão corridas, é comum que pacientes deixem de ir ao médico por não querer perder tempo. Ao garantir consultas rápidas e eficientes, no horário marcado, pacientes desse tipo se sentirão a vontade para voltar e para recomendar aos seus amigos também.

Nesse quesito, investir em uma gestão de agendamento integrada pode ser fundamental, pois você poderá realizar os agendamentos de forma rápida e prática, e poderá consultar todas as informações com facilidade.

4 - Monte sua estratégia de marketing e comunicação 

O mercado está sobrecarregado de bons profissionais em busca de novos pacientes. O que você tem feito para se diferenciar dos demais?

Lembre-se que quem não é visto, também não é lembrado. Por isso, é fundamental investir em estratégias de marketing e comunicação para alcançar o seu público. Levante estratégias para isso e, se necessário, contrate equipe ou ferramentas para te auxiliar nesse processo.

Contar com um sistema de gestão pode te ajudar nisso. A Clínica.Work oferece um sistema robusto e completo.

A empresa tem o compromisso de fornecer uma solução de gerenciamento de pacientes e agendamento online que não apenas atenda, mas exceda as expectativas do mercado e estabeleça novos padrões de excelência no setor de saúde.

A Clinica.work oferece visibilidade para o seu negócio, por meio de ações que qualificam o perfil dos seus clientes e te permite criar campanhas segmentadas.

Se você está em dúvida se o método realmente funciona, comece pelo plano grátis, onde é possível obter 3 pacientes por mês!

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