Educação infantil de qualidade: a importância de ensinar valores e hábitos saudáveis para as crianças
| Foto:
  • Por Colégio do Bosque Mananciais
  • 15/10/2021 13:51

A infância é o momento onde desenvolvemos os primeiros hábitos comportamentais e começamos a entender os valores essenciais para manter uma vida saudável.

Assim, questões como respeito, sinceridade e generosidade devem ser ensinadas de forma natural no dia a dia, tanto em casa, quanto na escola, pensando em um plano a longo prazo, que entende a criança como um ser completo que precisa se desenvolver tanto no âmbito acadêmico, quanto no pessoal e social.

Os pais que entendem a importância de ensinar os bons hábitos desde os primeiros momentos de vida sabem que é fundamental investir em uma educação de qualidade e que devem ser protagonistas nesse processo, junto com a escola, para que o desenvolvimento da criança ocorra de forma positiva e com benefícios para toda a família.

Educação personalizada que une os pais e a escola

Criar cidadãos conscientes, felizes e autônomos deve ser o objetivo de toda educação infantil de qualidade. Assim, crianças que desenvolvem hábitos saudáveis como a leitura, uma boa alimentação, atividades físicas, higiene e um bom convívio social se tornarão bons alunos no futuro e mais conscientes de sua responsabilidade pessoal e social.

Dessa forma, a instituição de ensino deve trabalhar junto com a família pensando nos objetivos e nos principais valores que devem ser trabalhados, pois cada rotina e cada criança são únicas.

“O papel da escola é dar todo o suporte aos pais para que os bons hábitos sejam incorporados cada vez mais, e o dos pais é guiar pelo exemplo. Assim, é muito importante que a família e a escola alinhem os seus objetivos educativos desde a educação infantil", comenta Ivone Patrão, diretora de uma das unidades do Colégio Bosque Mananciais.

Benefícios à longo prazo

Os benefícios de uma boa educação de qualidade com certeza serão percebidos no futuro da criança. Pois, uma vez que os hábitos saudáveis se tornam automáticos, a criança consegue aplicá-los em todas as etapas da sua vida.

O ideal é que ela consiga sempre entender que aquele comportamento será benéfico e prazeroso. Por exemplo, quando o hábito da leitura é incentivado e deixa de ser uma obrigação, o aluno vai cada vez mais atrás de livros do seu interesse por conta própria.

Da mesma forma, as virtudes como generosidade e respeito precisam ser incentivadas e não apenas imposta. É importante que a criança entenda que tratar bem as pessoas ao seu redor e desenvolver empatia é necessário para conviver em sociedade.

Em vez de ter um professor ou pai dando ordens sem explicar os seus objetivos, a educação personalizada vai sempre levar em consideração as necessidades da criança e aplicar essas virtudes nas atividades do dia a dia, sempre de forma lúdica e divertida.

"A educação em valores deve começar desde cedo, propiciando a aquisição de hábitos que irão aperfeiçoar a criança como pessoa e a tornar mais forte e segura para trilhar seu próprio caminho no futuro", comenta Kátia Queiroz, coordenadora da Educação Infantil.

Conheça o Colégio do Bosque Mananciais 

O Colégio do Bosque Mananciais é uma instituição educativa inovadora voltada para famílias que buscam uma formação completa para seus filhos. O projeto vai além do âmbito acadêmico, pretendendo formar pessoas conscientes e responsáveis por meio do desenvolvimento de hábitos saudáveis aplicados no dia a dia, com um acompanhamento único que envolve pais e professores.

Acesse o site e saiba mais sobre o que o colégio oferece para seus filhos.