Educação personalizada: formação humana que desenvolve autonomia
| Foto:
  • Por Colégio do Bosque Mananciais
  • 15/10/2021 13:28

O ensino tradicional, onde todos devem seguir o mesmo plano proposto apenas pela escola, sem participação da família, está sendo cada vez mais questionado. Essa metodologia, que consiste em aplicar uma única fórmula em uma sala de aula com diversos alunos, sem entender a individualidade de cada um, pode até funcionar com algumas crianças e adolescentes, porém, muitas vezes, ela gera frustração e conflito, dificultando o processo de aprendizagem.

A educação personalizada surge então como uma alternativa para os pais que buscam uma escola diferente.

Essa pedagogia entende o aluno como um ser dotado de cinco dimensões: acadêmica, social, afetiva, física e transcendente. Nela, o educador olha para o aluno de forma ampla, analisando todos os fatores que interferem no seu aprendizado. Assim, ela tem como objetivo formar não apenas bons alunos, mas cidadãos conscientes do seu lugar no mundo e dos seus valores.

Por isso, é um modelo que vai ao encontro de pais que buscam um colégio com formação que prima pela excelência humana.

A importância de entender a individualidade dos alunos

Entender as questões individuais de cada aluno significa respeitar ritmos e potencialidades diferentes, sabendo que aquilo que funciona para um não necessariamente funcionará para o outro.

Portanto, na educação personalizada, em vez de considerar apenas as notas, o professor vai analisar o desempenho do aluno em comparação com os meses anteriores, levando em consideração também seus desafios pessoais e seu esforço por melhorar a cada dia.

Por exemplo, se a criança tem dificuldades para fazer amizades, o professor pode incentivá-la com atividades para vencer a timidez, enquanto que outra que tem dificuldade em se concentrar e deixar os colegas falarem, vai ser incentivada com atividades que ensinam a importância de ouvir mais.

A educação personalizada entende que não faz sentido exigir os mesmos objetivos de todos, afinal cada aluno é único e, por isso, deve ter seus próprios desafios. Com métodos específicos e um olhar atento, é possível valorizar e educar cada aluno, despertando o aprendizado de dentro para fora, aflorando suas potencialidades e desenvolvendo o equilíbrio emocional”, comenta Luis Ernesto Marroquín, Diretor da Unidade Bosque.

Como a educação personalizada é aplicada?

Na prática, cada aluno tem um plano educativo traçado pela família em parceria com o colégio e um professor preceptor que o acompanha durante todo o processo — para apresentar feedbacks são realizadas reuniões, as preceptorias, com todas as partes envolvidas.

Assim, o professor fica sabendo o que está acontecendo dentro de casa e os pais ficam sabendo como está sendo a experiência escolar. Juntos, eles identificam o que deve ser melhorado e estabelecem os principais objetivos .

A partir do ensino fundamental, as preceptorias também ocorrem entre aluno e professor para o desenvolvimento de um plano de melhora pessoal.

Veja o que comenta a professora Maria Cecilia Kloster.

Essa união entre escola e família é essencial para que a metodologia funcione, pois, para mudar hábitos e comportamentos, é preciso trabalhar de forma integrada e incentivar a autonomia da criança dentro e fora de casa.

Quando essa independência é conquistada, a criança passa a desenvolver confiança na sua vida pessoal, adquire mais responsabilidade e consequentemente tem mais facilidade para realizar as atividades escolares e fazer boas escolhas em sua trajetória pessoal.

Conheça o Colégio do Bosque Mananciais e a Educação Personalizada

Na hora de escolher uma escola para matricular o seu filho é essencial encontrar aquela que está alinhada com os seus valores. O Colégio do Bosque Mananciais é uma instituição educativa inovadora, voltada para famílias que buscam uma formação completa para seus filhos, que trouxe para Curitiba o projeto de Educação Personalizada, de Victor Garcia Hoz, consolidado em mais de 40 países.

O projeto vai além do âmbito acadêmico pretendendo formar pessoas conscientes e responsáveis.

Clique aqui e saiba mais sobre o colégio no site oficial.