O biometano é produzido a partir da purificação do biogás.
O biometano é produzido a partir da purificação do biogás.| Foto: Divulgação
  • Por Compagás
  • 09/11/2023 13:06

Quando o assunto é solução energética sustentável, o biometano se destaca por possuir características importantes para preservação ambiental como também para a saúde da população.

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) começou a fechar os primeiros contratos do biometano, o que garante a distribuição de um combustível 100% renovável para os clientes e o início da jornada de transformação da matriz de suprimento de combustível fóssil para energia limpa e renovável.

O que é biometano?

O biometano é uma fonte energética limpa e renovável, produzida por meio da purificação do biogás, que elimina o teor elevado de carbono e dá origem a um combustível parecido com o gás natural.

O biogás, por sua vez, é produzido a partir do processo de decomposição de resíduos orgânicos por bactérias na ausência de oxigênio. Quando ocorre sua purificação para transformação em biometano, além do gás carbônico, são retirados o sulfeto de hidrogênio e a umidade.

Vantagens do biometano

O biometano reduz em até 85% a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e materiais particulados na atmosfera, ajudando a diminuir o nível de poluição nas cidades e consequentemente a reduzir o  risco de doenças respiratórias. Outras vantagens:

  • Redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para amenizar o efeito estufa.
  • Quando comparado ao diesel, o biometano chega a emitir 90% menos poluentes;
  • Energia sustentável que promove a economia circular;
  • Gestão inteligente dos resíduos orgânicos.

Solução para uma economia com carbono neutro

A emissão excessiva de gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono, é responsável pelo desequilíbrio do efeito estufa e uma das formas de evitar é por meio do uso de fontes energéticas renováveis, como o biometano, energia solar e eólica.

“O biometano é o nosso gás natural renovável e é o caminho para fomentar uma economia em carbono neutro, com uma contribuição efetiva para a redução de emissões na atmosfera e para atender ao anseio por combustíveis mais limpos”, destaca Rafael Lamastra Jr., CEO da Compagas.

Descarbonização da matriz de suprimentos da Compagas

A Compagas está focada na distribuição de energia limpa e sustentável. Um exemplo é o novo contrato de concessão assinado com o Governo do Paraná, em dezembro de 2022, que propõe o desenvolvimento de um plano de expansão baseado no potencial produtivo de biogás e biometano.

Além disso, o novo contrato possibilita a expansão do uso do gás canalizado em diferentes regiões do estado e a implantação de redes isoladas de distribuição a partir do combustível renovável.

Compromisso ESG

O fornecimento de energia limpa para o mercado consumidor está alinhado à política de sustentabilidade da Compagas e às práticas ESG (Environmental, Social, and Governance).

Além disso, como forma de reforçar o compromisso com o fornecimento de energia sustentável, a marca da Companhia foi reformulada para eliminar a referência que antes tinha ao gás natural.

Inserção do biometano na rede de distribuição da Compagas

O uso da infraestrutura do biogás para distribuir biometano é essencial para garantir que o gás renovável chegue até outros mercados consumidores.
O uso da infraestrutura do biogás para distribuir biometano é essencial para garantir que o gás renovável chegue até outros mercados consumidores.| Divulgação

A Chamada Pública - CPBIO25, em andamento desde o final de 2022, é a principal iniciativa da Compagas para a inserção do biometano na rede de distribuição, com avanço do processo por meio da negociação dos primeiros contratos de compra do biometano.

A previsão é que o combustível renovável seja distribuído para os clientes a partir de 2025.  “É importante ressaltar que a integração das áreas produtoras do biogás e do biometano com a rede de gás canalizado é fundamental para o desenvolvimento e distribuição eficaz do biometano no Estado”, ressalta Lamastra.

Propostas recebidas na Chamada Pública

A Compagas recebeu propostas de 12 fornecedores diferentes com potencial para ultrapassar 380 mil m³/dia de biometano para o Paraná, o que reflete a capacidade e o interesse do Estado em aumentar o uso de combustíveis renováveis na matriz energética.

Primeiros contratos em negociação

Rafael Lamastra Jr. explica que os primeiros contratos em negociação estão ligados a áreas produtoras localizadas próximas à rede de gás natural existente. Hoje, a rede de gás canalizado da Companhia tem mais de 870 km de extensão e atende 15 cidades paranaenses.

Segundo o CEO, o uso dessa infraestrutura para distribuir o biometano é essencial para assegurar que o gás renovável chegue até outros mercados consumidores: “sem a rede de distribuição não é possível levar o biometano de forma economicamente viável aos consumidores”.

Próximos passos

Ainda em 2023, a Compagas pretende lançar uma nova Chamada Pública para aquisição de biometano. De acordo com o CEO da Companhia, a estratégia também considera o desenvolvimento do biometano para outras regiões do Paraná.

“Trata-se de uma fonte de energia plenamente viável para que possamos atender a diversos segmentos e mercados locais em diferentes regiões do Estado, formando redes isoladas de fornecimento para viabilizar uma expansão mais acelerada e sustentável”, afirma Lamastra.

Números do biometano Paraná e no Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), a atual produção brasileira de biometano é de aproximadamente 400 mil m³/dia, com previsão para atingir 30 milhões m³/dia até 2030.

Potencial do Paraná para produção do biometano

Aproximadamente 70% do território paranaense é propício para a produção de biometano e biogás, o que representa uma produção potencial de mais de 2 milhões de m³/dia. Além disso, as características agropecuárias e agroindustriais do Paraná, somadas à geração de energia renovável, concedem ao estado a liderança no potencial produtivo de biometano do Sul do país.

Compromisso da Compagas com a sustentabilidade

O objetivo da Compagas é incluir o biometano em seu portfólio de suprimento e incentivar ainda mais a produção do combustível no Paraná, atendendo as condições técnicas de qualidade estabelecidas pela Agência Natural de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que ele seja equiparado ao gás natural.

Ações como o projeto Compagas + Verde ajudam a desenvolver a produção de fontes energéticas limpas por meio de diferentes iniciativas, como testes com o gás natural e o biometano em veículos do transporte coletivo em Curitiba, Região Metropolitana e Ponta Grossa e Curitiba.

Outra iniciativa é o mapeamento de rotas para implantação de corredores sustentáveis com o intuito de viabilizar vias de transporte do interior ao Porto de Paranaguá, onde é escoada a produção agropecuária.

A Compagas ainda viabiliza parcerias com instituições relacionadas ao tema, como Abegás, Abiogás, CIBiogás e secretarias e empresas públicas do Governo do estado, com o objetivo de impulsionar o uso do biometano.

Conheça a Compagas e todas as iniciativas da Companhia voltadas à distribuição de energia mais limpas, eficientes e seguras.