Substação na Cidade Industrial em Curitiba
Substação na Cidade Industrial em Curitiba| Foto: Divulgação
  • Por Copel - Companhia Paranaense de Energia
  • 12/04/2024 22:02

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) está atualmente em processo de implementação de um ambicioso plano de investimentos que totaliza R$ 2,1 bilhões destinados à modernização da infraestrutura elétrica no Paraná, em 2024. Com obras já em andamento em diversas regiões do estado, o foco está na melhoria da rede de distribuição de energia, visando impulsionar o desenvolvimento sustentável. Em 2023, a economia paranaense teve resultado superior à média nacional em todos os setores, com desempenho positivo puxado principalmente pela agropecuária, que cresceu 26,91% no período.

Ao longo do ano, a Copel está realizando uma série de obras destinadas à melhoria da rede elétrica em todas as regiões do estado. Entre as principais iniciativas, destacam-se a construção de 18 novas subestações, 12 linhas de distribuição, e a ampliação e modernização de outras 80 subestações. Essas obras estão em curso e têm como objetivo aumentar a capacidade de fornecimento de energia, especialmente em áreas urbanas de maior demanda.

Na grande Curitiba e litoral, duas novas subestações estão em fase inicial de construção, e outras 15 passam por ampliações que pelo menos duplicam a oferta de energia atual em cada unidade. Também estão sendo construídos mais de 800 quilômetros de novas redes, incluindo obras do Programa Paraná Trifásico.

O programa é ponto de destaque: ele visa substituir a espinha dorsal da rede rural existente por uma rede mais moderna e eficiente, beneficiando a produção agropecuária paranaense. Com um investimento total de R$ 2,7 bilhões em obras em um plano plurianual, o Paraná Trifásico está renovando os ativos da Copel e melhorando significativamente a qualidade do fornecimento de energia para áreas rurais.

Além disso, a Copel está implementando o Rede Elétrica Inteligente, o maior programa de redes inteligentes do Brasil. A intensificação da automação das redes irá contribuir para a redução do tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos, além de permitir a leitura de consumo à distância e o monitoramento em tempo real pelo cliente. Até o final de 2024, está prevista a instalação de cerca de 500 mil medidores inteligentes em 151 municípios do estado.