Cachorro se coçando muito? Entenda o que pode ser
| Foto:
  • Por Docg
  • 04/04/2022 13:02

É até comum vermos os cachorros arrastando as costas no chão, o “coça-coça” atrás da orelha ou, até mesmo, dando mordiscadinhas no corpo quando dá aquela coceirinha. A gente também tem umas coceiras do nada, não é? Mas se você está percebendo seu cachorro se coçando muito, fique atento.

Quando a coceira é muito intensa e frequente, o problema pode ser mais sério. Os diagnósticos podem ser variados, como dermatites, alergias ou parasitas. Fique atento aos sinais:

  1. Coceira intensa;
  2. Queda e falhas na pelagem;
  3. Lesões;
  4. Feridas;
  5. Usar a boca para se coçar.

Nesses casos, é essencial buscar a fonte da coceira e tratá-la. Então, descubra aqui algumas condições que deixam seu cachorro se coçando muito:

Pulgas e carrapatos: ectoparasitas

Esses são muito conhecidos por causar exatamente esse sintoma: coceira intensa. Esses parasitas possuem toxinas em suas salivas, que causam a coceira no seu bichinho.

Além disso, eles podem transmitir doenças. Portanto, observe o tipo de coceira (usar a boca e lamber muito o local não são bons sinais), irritação, perda de pelo, pele grossa e avermelhada, arranhões e feridas.

Busque sempre um profissional para orientar o tratamento.

Sarna

A sarna é causada por ácaros e existem três tipos diferentes desses parasitas.

O primeiro é o Demodex canis, que vivem na pele dos animais e, quando há uma queda de imunidade, podem se manifestar causando as coceiras.

Já a Sarna sarcóptica é tipo mais comum nos cachorros e que pode ser transmitida para humanos. Esse tipo de doença é adquirida no momento em que o animalzinho entra em contato com outro que esteja infectado.

O terceiro tipo é a Sarna otodécica, que também é conhecida como sarna de ouvido, pois fica concentrada na parte interior dos bichinhos. Ela é contagiosa e pode aparecer nos gatos também.

De modo geral, os sintomas dos diferentes tipos de sarna são bem parecidos e podem se manifestar como queda de pelo, coceira, descamação da pele, feridas, pele escurecida ou avermelhada e odor forte.

Desconfiou que seja sarna? Corra para um especialista, só os veterinários podem receitar remédios para o seu pet.

Alergia alimentar

Assim como nós, os animais também possuem alergias e intolerâncias alimentares que podem gerar alergias, coceira e muito incômodo.

O tratamento pode ser simples: apenas trocando a alimentação, a coceira e o desconforto se tornam coisas do passado. Aqui vemos a importância de investir em uma ração de qualidade para seu amiguinho de quatro patas. Prefira sempre as que possuam ingredientes naturais, proteínas e vitaminas.

Dermatite

Este é outro tipo de alergia comum, mas, diferente da anterior que é causada pela alimentação, essa pode ter origem no contato com produtos de higiene inadequados ou químicos.

Para resolver a situação, é importante levá-lo em um pet shop de confiança onde seu bichinho pode ter o melhor atendimento. Produtos de higiene adequados e hipoalergênicos para cachorros também são importantes.

Conheça a docg. marca especialista em manter a saúde do seu pet e fazer com que ele viva mais e melhor.

Mas, como prevenir as coceiras?

Independente do agente causador da coceira, todas as condições citadas acima podem ser evitadas, pois muitos desses problemas podem estar relacionados a deficiência nutricional ou produtos com ingredientes alergênicos.

Por isso, para cuidar de doenças e condições que causam coceira, basta investir em uma boa ração e em produtos de higiene de qualidade.

Conheça a docg.

Desde 2015, a docg. tem o propósito de cuidar da saúde do seu pet.

Além da vasta gama de produtos, rações, perfumaria e suplementação, você também encontra serviço incrível de banho e tosa.

A higiene do pet é realizada em banheiras vitorianas e recebem um serviço de realeza com tratamento capilar completo que deixa sua pelagem sedosa e brilhante, além de contar com produtos pensados no ph da pele dos pets.

Em Curitiba, onde você encontra filiais da docg:

Loja Chile: R. Chile, 1251 – Rebouças; Loja Cristo Rei: Av. Pres. Affonso Camargo, 1939; Loja Shopping Pátio Batel: Av. do Batel, 1868 – Batel. Loja 331- terceiro piso; Loja Mercadoteca: R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê; Loja Verde Mais: Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 493 - Vila Izabel; Loja Ecoville: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi 4400– CIC; Loja Verde Mais Hauer: Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 1315 – Hauer; Loja Casa Fiesta: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 1450- Jardim das Américas; Loja Circuito: Rua Joao Bettega, 4280 – CIC.

Em outras cidades do Paraná:

Loja São Jose dos Pinhais: R. Dr. Motta Júnior, 1680 – Centro; Loja Londrina: Av. Ayrton Senna da Silva - 300 Loja 05; Loja Maringá: Av. Paulino Vieira Filho, nº 1009- sala 06 Zona 01; Loja Catuai Shopping Maringá: Av. Colombo, 9161 - Parque Industrial Bandeirantes; Loja Ponta Grossa: Shopping Palladium - Rua Ermelino de Leão, 703 - Piso G1 -Olarias.

Clique e conheça tudo o que a docg. tem para você cuidar do seu cachorro.