A história do donut é marcada por suposições e obras do acaso, como a possível explicação sobre o furo característico no meio.
A história do donut é marcada por suposições e obras do acaso, como a possível explicação sobre o furo característico no meio.| Foto: Dóffee/divulgação
  • Por Doffee
  • 06/03/2023 13:55

Quanta história cabe em um donut?

A origem desse doce, que parece uma rosca, é cheia de hipóteses e suposições. Uma das teorias mais aceitas é que a novidade foi levada aos Estados Unidos por imigrantes holandeses. A iguaria fez sucesso ainda no século 14, época marcada pela tríade da crise: guerra, fome e peste. Os bolinhos ficaram conhecidos por serem baratos, alimentarem e combinarem perfeitamente com café, que já era uma paixão mundial. É bastante comum mergulhar donuts na xícara para criar um contraste no paladar que marcou uma era e ainda hoje faz adeptos. Fica a dica!

Já no século 19, na Nova Inglaterra (EUA), Elizabeth Gregory, mãe de um marinheiro chamado Hanson Gregory, adaptou o bolinho para as viagens. Elizabeth substituiu o excesso de massa do centro (que ficava crua) por nozes. Assim, permitia a armazenagem durante as longas navegações, e ainda o nomeou como “doughnut”, posteriormente simplificado para donut, como hoje é conhecido.

Sobre o buraco no meio, característica dos donuts, existem algumas ‘explicações’, nenhuma delas confirmada. Alguns dizem que o próprio capitão Gregory teria feito o furo para economizar ingredientes, outros, que ele teria pensado no buraco como uma forma de facilitar a digestão. Existe até a teoria de que, durante uma tempestade, para segurar o leme da embarcação que comandava com as duas mãos, ele teria espetado os doces em um dos raios do leme.

Verdade ou lenda, o donut com o buraco no meio se tornou um símbolo da cultura popular norte-americana. O alimento já foi contemplado em diversas produções, como nos antigos filmes policiais, em que os chamados ‘tiras’ faziam pausas para comer donuts e tomar um café. Além dos clássicos episódios de Os Simpsons, no filme The Doughnuts e no premiado documentário The Donut King, lançado em 2020.

Donuts em massa: a industrialização

O primeiro nome responsável pela produção em massa dos donuts foi Vernon Rudolph. Com um forte espírito empreendedor, ele viu oportunidade em cada etapa da criação da Krispy Kreme, a primeira franquia do ramo no mundo. Suas operações iniciaram apenas para atender padarias e confeitarias, em 1937. Reza a lenda que a fábrica estava passando por dificuldades financeiras e que, em um aparente ataque de fúria, Rudolph quebrou a parede do prédio para criar um ponto de venda, elevando assim o seu empreendimento ao B2C (Business to Consumer ou negócio para o consumidor, em português).

A partir de então, operários, mulheres e crianças compravam diretamente da sua loja, que até hoje faz um tremendo sucesso como franquia. A loja é responsável pela fabricação do exemplar mais caro já feito, que foi vendido por mais de US$ 1 mil. A receita desse donut contava com pó e folhas de ouro 24k, e recheado com geleia do champanhe Dom Pérignon, além de diamantes comestíveis. Incrível, não?

Chegada ao Brasil

Já em sistema de franquia, marcas como a própria Krispy Kreme, chegaram aqui nos anos 1990 e 2000. A aceitação foi instantânea pelo público, que ficou imediatamente interessado pela rosquinha. Hoje, o mercado está aquecido e quase todas as capitais do país contam com lojas que vendem donuts.

Por ser uma receita com certa complexidade, empreendedores têm escolhido como modelo de negócios a franquia, facilitando a produção do doce no Brasil. Assim, são bem treinados pela matriz e conseguem oferecer o produto da melhor maneira possível, frescos e saborosos como o cliente gosta.

Potencial de negócio

Hoje, além de ser um alimento com um passado rico em histórias, o donut é um negócio que só cresce, devido a sua aceitação diante do consumidor. A Dóffee Donuts & Coffee é um exemplo de franquia que deu certo. Além de donuts com receitas únicas, a Dóffee oferece suporte, treinamento e segurança para quem quer abrir uma unidade. A franquia iniciou suas operações em 2017 e conta com mais de 30 unidades. Um crescimento expressivo explicado pelas receitas impecáveis que já conquistaram clientes nas cidades onde atua, em dois estados diferentes. Os diversos sabores de donuts fresquinhos somados às opções de bebidas quentes e geladas transformam lanches em momentos inesquecíveis.

Para mais informações sobre como se tornar um franqueado Dóffee, acesse o site da rede.