Apareceu sangue na urina, e agora? Entenda o que pode significar
| Foto:
  • Por Dr. André Luiz Camargo Labegalini - CRM 28377 PR RQE 17779
  • 29/06/2021 12:25

Percebeu que está com sangue na urina?

Este é um alerta do corpo de que algo não vai bem. Conhecida na medicina como hematúria, o sintoma é indício de um possível problema no sistema urinário.

Normalmente, os rins costumam filtrar por dia cerca de 190 litros de sangue, o que provoca a eliminação de hemácias através da urina, sem que haja sangue no xixi. Identificada a partir de exames em laboratório, a hemácia é considerada a principal célula do sangue.

Exame de urina

Para constatar a hematúria, os especialistas utilizam como base de avaliação a existência de 10.000 hemácias por mililitro de urina ou 5 hemácias por campo em um grande aumento. Níveis superiores a esses valores são um sinal de atenção e demandam orientação médica.

O resultado do exame de urina pode indicar diferentes tipos de hematúria. Tem a microscópica, que é quando o sangue não fica visível na urina e precisa ser identificado a partir da presença de elementos anormais e sedimentos, através de exame.

Já a macroscópica é quando há presença de sangue na urina, podendo ser identificada pelo próprio paciente. Neste caso, o exame auxilia no diagnóstico preciso e na análise do nível das alterações.

A hematúria com coágulos normalmente costuma indicar um sangramento maior, devido a alguma lesão que pode ser identificada também por exame de imagem. O dismorfismo, por sua vez,se trata de hemácias em formatos atípicos, que são um sinal de doença nos glomérulos renais, ocorrendo durante a filtração renal.

Precisa de uma consulta com um urologista? Clique e marque um horário com o Dr. André Labegalini.

Também é importante ficar atento ao período de duração do sangue na urina. Casos persistentes podem estar sempre presentes, ou reaparecer de tempos em tempos. Já os isolados acontecem quando o paciente não apresenta nenhum outro sintoma, o que pode indicar a presença de uma doença benigna.

Causas do sangue na urina

Embora a eliminação de hemácias aconteça diariamente de forma natural, a presença de sangue na urina é algoincomum, que precisa do acompanhamento de um médico urologista.

Geralmente as causas de sangue na urina estão mais comumente relacionadas a infecções ou cálculos no sistema urinário, que inclui os órgãos como rins, ureter, bexiga, próstata ou uretra.

Segundo o médico urologista, André Labegalini, o diagnóstico precoce é o melhor tratamento. “As causas são variadas, ocorrendo desde doenças benignas (como infecções, cálculos urinários, alterações na filtração renal), até causas mais graves como as neoplasias do trato urinário (câncer de rim, câncer de bexiga, câncer de ureter e uretra)”, conta o especialista.

Além disso, algumas condições são fatores de risco para o aparecimento do sangue na urina. Dentre elas: homens a partir dos 50 anos, pacientes com histórico familiar, infecção recente dos rins e da bexiga, uso de medicamentos anticoagulantes e antiagregantes, bem como a prática de exercícios físicos intensos.

Ao identificar sangue na urina ou apresentar desconforto ao urinar, o primeiro passo é buscar o auxílio de um urologista, médico especialista no tratamento do sistema urinário e reprodutor masculino.

Independente da complexidade do caso, o diagnóstico precoce é a melhor forma de tratar o sangramento, que pode ser causado por inúmeras doenças.

O resultado preciso acontece a partir de um atendimento atencioso do especialista, que deve analisar o histórico do paciente, além de solicitar exame físico de urina, sangue e também o exame de imagem.

Procure ajuda de um urologista

Só a partir dessas análises é possível descartar hipóteses e solicitar exames mais específicos como a cistoscopia/uretroscopia endoscópica, que podem levar à origem do problema, para o início do tratamento adequado sob o acompanhamento do especialista.

Como a hematúria é apenas um sintoma, não existe uma solução pontual para o problema. Ou seja, o tratamento deve ser focado na doença que está provocando o sintoma, para só então aliviar e eliminar o sangramento.

As formas de tratamento variam conforme o diagnóstico. Em casos mais leves, o médico pode receitar o uso de antibiótico ou ainda interrupção da medicação antiagregante. Já os casos mais graves podem levar ao internamento, para lavagem vesical e remoção de coágulos na bexiga ou tratamento dos cálculos urinários ou tumores urológicos.

Agende uma visita com o médico urologista André Labegalini:pelo telefone (41) 3322-0877. O especialista atende na Av. Vicente Machado 467, 8 andar, conj 81, no Centro da capital.

Quer saber mais sobre como cuidar da sua saúde? Acesse a página do Dr. André Labegalini.