Sentir dores de cabeça com frequência não é normal. Entenda como a causa pode estar em problemas ortodônticos.
Sentir dores de cabeça com frequência não é normal. Entenda como a causa pode estar em problemas ortodônticos.| Foto: Divulgação
  • Por Dr Gustavo Pimpão
  • 30/08/2021 12:51

Todas as dores que afetam o corpo humano são um recado de que algo precisa ser ajustado. No mesmo sentido, sentir dor de cabeça com frequência não é normal, não importa o quão acostumado você esteja com as supostas crises de enxaqueca que vêm e vão. E, por incrível que pareça, muitas vezes o que precisa ser corrigido para acabar de uma vez por todas com esse incômodo é a sua mordida.

A mordida cruzada é um desencaixe entre os dentes da arcada superior e arcada inferior que pode provocar desconfortos respiratórios e fonoaudiológicos, além de provocar dores de cabeça que parecem incapacitantes.

Se você já passou por neurologistas e baterias de exames mas nunca encontrou a origem do seu problema, é possível que a solução esteja na cadeira do dentista!

Entenda a mordida cruzada

Também conhecido como “mordida invertida”, o quadro é comum entre adultos e pode ser causado por diversos fatores. Entre as causas possíveis estão:

  • Hábito de usar chupeta ou mamadeira na infância;
  • Roer ou mordiscar objetos, como lápis e tampas de caneta;
  • Perda tardia ou precoce dos dentes de leite;
  • Tendências genéticas, que costumam ser a motivação mais corriqueira do problema.

O diagnóstico costuma ser simples porque a mordida cruzada é muito característica. O fenômeno é marcado por uma mudança no alinhamento dos dentes, que leva os dentes da arcada superior a se encaixarem um pouco atrás da arcada inferior quando o paciente fecha a boca.

No longo prazo, essa alteração acaba desgastando a dentição e pode até mesmo causar perdas ósseas graves, provocando dores constantes na cabeça, nos ouvidos e na gengiva. Muitas pessoas chegam a quebrar e perder dentes nesse processo.

Sintomas de mordida cruzada

Alguns sinais clássicos dessa disfunção são:

  • “Enxaquecas” frequentes, que geralmente começam na parte de trás da cabeça, pouco acima da nuca;
  • Ouvir estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Sensação de maxilar dolorido ou até mesmo travado ao mastigar;
  • Zumbidos, ruídos e dores ocasionais nos ouvidos.
  • Dores pulsantes nas gengivas, como se os dentes estivessem “latejando”.

Além disso, alguns pacientes podem experimentar um desconforto estético, já que a mordida cruzada pode afetar o posicionamento da arcada dentária e deixar a impressão de sorriso com dentes amontoados.

Clique e conheça o trabalho do Dr. Gustavo Pimpão, referência em tratamentos ortodônticos em Curitiba.

Atualmente existem opções discretas e eficientes para tratamento de mordida cruzada, como o Invisalign®.
Atualmente existem opções discretas e eficientes para tratamento de mordida cruzada, como o Invisalign®.| Divulgação

Atualmente existem opções discretas e eficientes para tratamento de mordida cruzada, como o Invisalign®.

Qual é o melhor tratamento para mordida cruzada?

Não tem jeito: a esmagadora maioria dos casos de mordidas cruzadas exige o uso de aparelhos ortodônticos.

A boa notícia é que, atualmente, o aparelho não é mais sinônimo de ferros aparentes, muito menos de grandes dores desconfortáveis a cada manutenção. Hoje, existem opções mais discretas, modernas e elegantes para quem quer cuidar da saúde bucal sem sofrer com a estética dos aparelhos fixos.

A Invisalign®, por exemplo, oferece a melhor solução para mordidas cruzadas. Mais rápido e eficiente do que tratamentos mais tradicionais, o aparelho totalmente transparente e imperceptível tem um design exclusivo, criado com um molde mais arredondado, pensado para não machucar e nem atrapalhar a rotina.

Como não há o risco de quebrar peças ou arames, as chances de precisar fazer uma consulta emergencial ao dentista são praticamente nulas. As visitas de manutenção também são mais espaçadas em relação a outras metodologias.

Onde tratar mordida cruzada com Invisalign® em Curitiba?

É muito importante que o diagnóstico da mordida cruzada e o tratamento com Invisalign® sejam conduzidos por um ortodontista com experiência em ambas as necessidades, para garantir uma abordagem realmente efetiva.

Conheça o trabalho do Dr. Gustavo Pimpão.
Conheça o trabalho do Dr. Gustavo Pimpão. | Divulgação

Na capital paranaense, um especialista de confiança é o doutor Gustavo Pimpão, que possui mais de uma década de experiência em aparelhos fixos e móveis. Atualmente, é autoridade nos tratamentos com alinhadores invisíveis, como o Invisalign®.

Agende uma avaliação com Gustavo Pimpão:

Rua General Mário Tourinho, 1733 5º andar salas 505/506 - Barigui, Curitiba - PR, 80740-000
(41) 99917-9869
https://www.instagram.com/dr.gustavopimpao/