A cada dez casais com problemas para gerar filhos, quatro apresentam problemas de infertilidade nos homens.
A cada dez casais com problemas para gerar filhos, quatro apresentam problemas de infertilidade nos homens.| Foto: Shutterstock
  • Por Dr. Regis Cho | CRM-PR 25.875 | Especialista em Reprodução Assistida (RQE 25702)
  • 19/10/2021 11:23

Dr. Lídio Centa é médico Andrologista e um dos pioneiros na Reprodução Humana no Brasil. Fundador da Androlab, clínica com tradição em Curitiba e no Paraná que conta com profissionais de excelência e com grande experiência em técnicas de reprodução assistida.

Cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva sofre com problemas para gerar filhos, segundo aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 40% desses casos, a dificuldade está com os homens.

Isso acontece porque eles enfrentam algum problema de fertilidade, o que não necessariamente significa a impossibilidade de ter um bebê com seus traços genéticos, pois existem situações tratáveis.

No caso dos homens, o Andrologista é o médico indicado para cuidar de questões reprodutivas e sexuais, entre elas a infertilidade. Na verdade, ele tem um papel parecido com o que ginecologistas têm para as mulheres.

Mas, afinal, como saber se alguma coisa está acontecendo?

Sinais de que existe algo errado

Em muitos casos, a infertilidade masculina é assintomática e acaba sendo diagnosticada somente após várias tentativas frustradas, quando se começa a ampliar a busca pelo diagnóstico.

No entanto, existem alguns sintomas capazes de indicar a existência de alterações na função reprodutora masculina, tais como:

  • Dor ao ejacular;
  • Secreção peniana;
  • Sensibilidade e dor nos testículos;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Inchaço nos testículos;
  • Dificuldade para ejacular e pouco volume;
  • Redução do libido;
  • Dificuldade para manter a ereção;
  • Mudanças decorrentes de alterações hormonais.

Quando procurar ajuda  

Para a OMS, os casais que não utilizam métodos contraceptivos durante doze meses e, mesmo assim, não conseguem engravidar, podem ser inférteis.  E é somente nesse momento que muitos deles procuram ajuda. Mas, na verdade, a exemplo de outros problemas de saúde, a prevenção é a melhor alternativa.

Assim como a mulher costuma realizar check-ups ginecológicos, também é indicado aos homens fazer consultas de rotina, sobretudo se ele tem intenção de ser pai.

O papel fundamental do especialista em Andrologia

Quando um homem deseja gerar um filho e, por isso, decide investigar se existe algo errado com sua saúde sexual, o Andrologista é quem ele deve procurar.    Isso porque, entre outras situações, casos ligados à fertilidade são um dos problemas detectados e tratados por esse especialista.

Uma vez no consultório, uma série de exames físicos e laboratoriais serão feitos e solicitados. A partir dos resultados, o médico poderá detectar se existe algum problema ou não.

Caso se confirme alguma disfunção, o próximo passo será determinar as melhores estratégias para restabelecimento da fertilidade natural, caso isso seja possível.

Por que é importante atender o casal?

Na maioria das vezes, a gravidez é uma realização conjunta e, por isso, é importante promover o acompanhamento dos dois, homem e mulher. Ao atender o casal, também é preciso fazer a pesquisa masculina. E, embora eu só faça acompanhamentos e tratamentos femininos, consigo realizar a investigação, orientação e encaminhamento do homem.

É importante o médico atender em uma clínica especializada na reprodução humana, que conta com uma equipe de especialistas, trabalhando de forma integrada.

Particularmente, eu tenho a vantagem de estar ao lado de uma referência profissional, que foi meu professor na faculdade, o médico Andrologista Lídio Centa, diretor da clínica na qual atuo. Essa clínica, inclusive, tem 45 anos de experiência no acompanhamento da saúde reprodutiva.

Principais causas da infertilidade

A capacidade reprodutiva masculina, em muitos casos, sofre influência do estilo de vida do paciente. Assim, homens com hábitos pouco saudáveis podem ter a produção e a qualidade de seus espermatozoides comprometidas.

Além disso, a infertilidade pode estar associada a problemas de saúde, como a varicocele (principal causa), alterações hormonais, problemas genéticos, infecções sexualmente transmissíveis, câncer de testículo e azoospermia.

A varicocele é o alargamento ou dilatação das veias dos testículos. A doença pode se desenvolver devido ao mau funcionamento ou obstrução de alguma veia na região. Normalmente, a varicocele não apresenta sintomas e o paciente descobre o problema somente quando não consegue engravidar. As varizes presentes na região do testículo aumentam a temperatura da região, podendo afetar a produção dos espermatozoides.

O importante é saber que, em vários destes cenários, existe tratamento, seja através do uso de medicamentos, procedimentos, ou simplesmente com a mudança de algumas condutas.

Legado profissional  

Com o avanço da medicina reprodutiva, assim como é fundamental se atualizar diante das novas técnicas e procedimentos, é importante quando um médico consegue inspirar e transmitir seu legado para novas gerações de profissionais.

O Professor Dr Lidio Jair Ribas Centaé um ótimo exemplo disso. Considerado um dos mais conceituados especialistas do país, ele fundou sua clínica especializada em reprodução assistida no ano de 1977.

No entanto, foi em 1976 que o médico deu seus primeiros passos na medicina reprodutiva, quando realizou estudos e pesquisas no campo da Andrologia, em um dos centros mais conceituados do mundo, a Fundación Puigevert, em Barcelona, na Espanha.

Foi justamente esse legado uma fonte de inspiração para mim quando ainda era aluno de Dr Lídio, na faculdade de medicina e continua a inspirar até hoje — dessa vez, como colegas de profissão, cuidando de casais que querem formar suas famílias.

Clique e conheça mais sobre o trabalho do Dr. Regis Cho.