Casais que desejam engravidar devem consultar médicos especializados em Reprodução Humana.
Casais que desejam engravidar devem consultar médicos especializados em Reprodução Humana.| Foto: Shutterstock
  • Por Dr. Regis Cho | CRM-PR 25.875 | Especialista em Reprodução Assistida (RQE 25702)
  • 20/10/2021 10:21

A reprodução humana é a especialidade da medicina que cuida da saúde do sistema reprodutor feminino e masculino. Quando o assunto é fertilidade, existem muitos mitos e verdades que rondam o imaginário dos pacientes. É importante seguir as orientações de um médico especializado, ginecologista ou andrologista, para manter bons hábitos de preservação. Afinal, o que realmente interfere na nossa fertilidade?

Uso prolongado de anticoncepcional

Apesar de muitas pessoas temerem o uso prolongado de anticoncepcional, não é fato comprovado que eles podem causar infertilidade.

São comuns casos de pacientes que utilizam métodos anticoncepcionais por um período longo, mas acabam descobrindo a dificuldade de engravidar somente quando interrompem o uso do medicamento.

A infertilidade pode ter inúmeras causas, entre elas, a idade avançada. Quanto mais um casal demora para tentar engravidar, naturalmente terá mais dificuldade. Além disso, após interromper o uso do medicamento, é importante considerar que o organismo precisa de um tempo para retomar o ciclo natural.

O anticoncepcional pode trazer benefícios para a paciente durante o seu uso. Além de prevenir a gravidez indesejada, regula disfunções hormonais, controlando casos de ovários policísticos, fluxos irregulares ou intensos, entre outros.

Exercício físico em excesso

Exercícios físicos são um hábito saudável muito positivo, quando praticados de maneira moderada e orientada por profissionais.

Porém, é verdade que exercícios de alta intensidade podem interferir na fertilidade de homens e mulheres. Por isso, consulte um médico antes de praticá-los e faça um acompanhamento frequente.

Em pacientes homens, o excesso pode gerar uma baixa na concentração de espermatozoides e níveis de testosterona. Nas mulheres, pode comprometer o ciclo menstrual, cessando a ovulação e até interrompendo o fluxo.

No caso do ciclismo, os riscos são ainda maiores para os homens, pois o atrito constante pode sobreaquecer os testículos, interferindo na produção dos espermatozoides (que necessitam de uma temperatura mais baixa).

Distúrbio da tireoide

A tireoide é uma glândula reguladora Os hormônios liberados pela tireoide atuam no funcionamento geral do organismo, regulando as funções de órgãos como coração, cérebro, fígado, rins e a fertilidade.

Distúrbios na tireoide não tratados podem interferir na fertilidade masculina e feminina, por se tratar de uma questão também hormonal. Pacientes homens podem enfrentar queda na produção de espermatozóides e até problemas de ereção. Pacientes mulheres, podem sofrer com alteração no ciclo menstrual, a maturação dos ovários e ter dificuldades na implementação do embrião nas paredes do útero.

DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis

As DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) possuem diversos sintomas diferentes, mas muitas delas podem causar problemas na fertilidade.

Como o nome já indica, essas doenças são transmitidas através das relações sexuais, atingindo diretamente o sistema reprodutor. As DSTs, quando não tratadas, podem gerar inflamações e complicações para a fertilidade feminina e masculina.

No caso das mulheres, as doenças podem avançar e atingir as tubas uterinas, gerando obstruções e até danos no canal percorrido pelos espermatozoides até o óvulo. Em pacientes homens, pode ocorrer queda na produção dos espermatozoides e infecções do canal da urina, próstata e epidídimo (local onde ocorre o amadurecimento dos espermatozoides).

O uso de preservativo e consultas regulares são indispensáveis na prevenção das DSTs e, consequentemente, da infertilidade.

Hábitos alimentares e variação de peso

Os hábitos alimentares e a variação de peso estão diretamente ligados com o bom funcionamento do organismo como um todo. A ausência de vitaminas e nutrientes pode desregular o funcionamento do sistema reprodutor, além de gerar sintomas como variação de peso, estresse e ansiedade, fatores que interferem indiretamente na fertilidade masculina e feminina. Estar muito acima ou muito abaixo do peso altera os níveis hormonais, influenciando na ovulação e produção de espermatozoides.

Diabetes

A diabetes pode atingir a circulação dos pacientes, incluindo o fluxo sanguíneo no sistema reprodutor, e interferir nos níveis hormonais dos pacientes, podendo desregular o ciclo menstrual e até mesmo a ereção.

Não são todos os casos de diabetes que possuem infertilidade. Um casal com diabetes controlada pode engravidar normalmente, por isso, é importante realizar o acompanhamento para tratar e monitorar a doença.

Investigue a causa da infertilidade com um especialista

A infertilidade pode ter inúmeras causas, inclusive causas não identificadas. Por isso, é essencial realizar o acompanhamento com médicos especializados na área. Além disso, a infertilidade não faz exceções, podendo afetar homens e mulheres.

Agende uma consulta e mantenha hábitos saudáveis na sua rotina diária.