A união das culinárias italiana e brasileira resulta em pratos como o ragu bolognesa com ovo frito, arroz e fritas chips
A união das culinárias italiana e brasileira resulta em pratos como o ragu bolognesa com ovo frito, arroz e fritas chips| Foto: Divulgação/Ernesto Ristorante
  • Por Ernesto Ristorante
  • 17/02/2021 14:58

Na Itália, a refeição é muito valorizada. Não é à toa que de lá vieram pratos apreciados pelo mundo todo – massas e pizza, por exemplo. Os italianos costumam fazer várias refeições ao dia: café da manhã (la colazione), lanche da manhã (lo spuntino), almoço (il pranzo), lanche da tarde (la merenda) e jantar (la cena).

O almoço rouba a cena por si só. Ele é considerado a principal refeição do dia e é composto pelo primo piatto – geralmente uma massa -, secondo piatto – uma carne ou peixe --, o contorno – uma espécie de acompanhamento com verduras e legumes e a salada ao final. Quem leva uma vida mais agitada durante a semana acaba escolhendo o “primo” ou “secondo” prato.

No Brasil, o substituto para esse almoço mais “completo” poderia ser o executivo. Eleito por quem quer comer bem, com qualidade e de forma mais rápida, o almoço executivo inclui entrada, prato principal e sobremesa.

A culinária brasileira pode ser vista no entrecôte com molho de pimenta, arroz e fritas chips
A culinária brasileira pode ser vista no entrecôte com molho de pimenta, arroz e fritas chips| Divulgação/Ernesto Ristorante

E que tal unir o sabor da culinária italiana com a rica gastronomia brasileira e a praticidade de um almoço executivo? Foi o que fez o Ernesto Ristorante, que tem sob o comando o chef Dudu Sperandio, que já foi reconhecido como Chef 5 Estrelas pelo Prêmio Bom Gourmet. Isso sem contar o ambiente refinado e o atendimento impecável.

Opções para todos

No Brasil, comemos a salada antes, diferentemente dos italianos. No novo menu do Ernesto, o cliente pode escolher entre o mix de folhas com alcachofra, tomate cereja, abobrinha grelhada e molho caesar ou o couvert da casa (pão artesanal, berinjela marinada e manteiga de vinho).

Para os pratos principais, opções bem brasileiras como o entrecôte ao molho de pimenta acompanhado de arroz branco e batata chips e o mignon ao alho e óleo acompanhado de farofa da casa, arroz branco e ovo frito.

Mignon ao alho e óleo, ovo frito, farofa e arroz é uma opção de qualidade e rápida para o dia a dia
Mignon ao alho e óleo, ovo frito, farofa e arroz é uma opção de qualidade e rápida para o dia a dia| Divulgação/Ernesto Ristorante

O pé na Itália pode ser traduzido pelas outras três opções. O fettuccine é artesanal – como nos moldes da mamma – e servido ao molho de grana padano e camarões. Na outra sugestão, o queridinho mignon encontra par com o molho de queijo grana padano, acompanhado de arroz branco e batata chips. Aqui, um adendo. O queijo grana padano é típico daPlanície Padana, na margem do rio Pó. Grana quer dizer granuloso, o que é uma das características desse queijo quando consumido in natura.

Não existe algo mais italiano do que uma massa. Escolha, então, esse fettuccine com camarão e grana padano.
Não existe algo mais italiano do que uma massa. Escolha, então, esse fettuccine com camarão e grana padano.| Divulgação/Ernesto Ristorante

A quinta sugestão é um ragu bolognesa – como o próprio nome diz, originário da região de Bologna, na Itália --, com arroz branco, ovo frito e batata chips.

Para finalizar a refeição em grande estilo, duas opções: pudim de leite condensado da vovó (nada mais brasileiro, não é?) ou mousse de chocolate. Tudo isso sai por R$ 59 por pessoa.

O ambiente refinado e aconchegante oferece uma pausa necessária para a hora do almoço
O ambiente refinado e aconchegante oferece uma pausa necessária para a hora do almoço| Divulgação/Ernesto Ristorante

E pra acrescentar ao almoço, o Ernesto Ristorante oferece um ambiente aconchegante e confortável na tranquila Rua Myltho Anselmo da Silva, 1483, no bairro Mercês. A casa ainda conta com uma completa carta de vinhos, com mais de 450 rótulos de mais de 11 países de todo o mundo.

Vinhos de todo o mundo são ideais para completar o almoço executivo, com destaque para as sugestões italianas
Vinhos de todo o mundo são ideais para completar o almoço executivo, com destaque para as sugestões italianas| Divulgação/Ernesto Ristorante