• Por Conteúdo de Marca
  • 14/08/2018 00:00

Ética e transparência são valores presentes na atuação da Ipiranga ao longo de seus 80 anos de história. A operação da companhia no País é pautada pelo respeito estrito à legislação em vigor, conduta reforçada pelo programa de Compliance da empresa.

Em relação à investigação envolvendo preço de combustíveis em Curitiba, a Ipiranga não identificou, até o momento, qualquer conduta que pudesse ser classificada como irregular ou ilegal e que incriminasse a companhia ou seus profissionais. A Ipiranga acredita que a denúncia levada ao conhecimento das autoridades não tem fundamento. Seu objetivo aparenta ter sido o de induzir as autoridades a erro no que se refere à existência de controle de preços ou formação de cartel envolvendo as distribuidoras. Todas as ilações estão sendo esclarecidas por meio de provas e dados econômicos pela Ipiranga, que entende serem suficientes para afastar as alegadas preocupações concorrenciais.

A Ipiranga mantém política de preços aos revendedores, donos de postos, que possibilita a concessão de descontos, sempre conforme os seus custos e a avaliação de cada mercado em que o posto está inserido. Os descontos concedidos fomentam a concorrência no mercado e incentivam a possibilidade de preços mais baixos ao consumidor final. A empresa reforça ainda que opera em regime de livre iniciativa e livre mercado, de acordo com a Lei 9.478/97.

Cabe esclarecer, ainda, que o preço-bomba é uma decisão tomada exclusivamente por cada revendedor. A Ipiranga não determina o preço final, assim como não controla a margem dos estabelecimentos, que é influenciada por diversos custos que são peculiares e podem variar muito para cada posto.

A Ipiranga reforça que repudia a prática de cartel e rechaça qualquer acusação de tal natureza. A companhia não compactua com práticas ilegais ou atividades que violem a Lei e o seu Programa de Compliance.

A Ipiranga preza pela autonomia e valoriza a relação de respeito com seus revendedores e clientes. A empresa avalia que as acusações recebidas, até o momento, são infundadas e, por isso, atuará em defesa da preservação da integridade e da reputação de seus funcionários e de sua marca.