Aniversário da Escrilex: 38 anos de honestidade, confiança e muito trabalho
| Foto: Divulgação
  • Por Escrilex
  • 21/09/2020 18:48

Durante esse período, o escritório soma em seu portfólio a abertura de mais de 5.000 empresas, atendendo desde o pequeno empresário até grandes corporações. Atualmente, por ano, é feito um gerenciamento de 2 bilhões de reais em gestão de contabilidade do faturamento dos clientes e a gestão de folha de pagamento de 4.000 funcionários.

No total, são 600 clientes Pessoas Jurídicas, além de 1.000 Pessoas Físicas em períodos de Imposto de Renda, por todo o Brasil. Números que colocam a Escrilex entre os maiores escritórios de contabilidade do sul do país.

Somada à tradição, a Escrilex tem como marca a atualização constante das suas soluções e ferramentas. “Somos pioneiros em nosso aperfeiçoamento tecnológico, para facilitar o dia a dia do contador e melhorar a agilidade dos processos do cliente, além de melhorar nossos processos. Buscamos atualizar constantemente nossos serviços, trazendo as soluções ideais para o dia a dia do empresário”, ressalta o diretor geral Rivelino Taborda.

O início

Em um país onde a burocracia afasta o pequeno empreendedor de seus sonhos, um jovem do interior do Paraná quis fazer a diferença no ramo empresarial. José Carlos Borges, filho do serralheiro Hugo Borges e fundador da Escrilex, se apaixonou desde cedo pela contabilidade e percebeu que, pelo seu conhecimento, poderia ajudar diversos empresários a concretizarem seus objetivos. Passou, então, a atuar junto a empresas para que se desenvolvam, rentabilizem e criem novos empregos, sempre tendo como base a honestidade, cumplicidade, confiança e, principalmente, muito trabalho.

José Carlos Borges dedicou sua juventude para estudar, aprender e se especializar cada vez mais na área contábil. Ainda na cidade de Maria Helena, onde morava com seus pais, trabalhou no Escritório Lex Contabilidade. Começou de baixo, aprendendo função por função, para entender o todo, dominar os processos e seu sistema.

Quando ele e sua família se mudaram para Curitiba, José Carlos começou a prestar alguns serviços contábeis simples, como contrato social e recrutamento de pessoal, mesmo sem ainda ter uma empresa oficializada. Seus primeiros clientes foram indicações de seu pai, que o apresentava como um ótimo investimento para gerenciar a área contábil das empresas em que prestava serviços como serralheiro.

Alguns desses clientes que começaram dando aquele voto de confiança estão com a Escrilex até hoje, 38 anos depois.

Seu primeiro negócio foi em sociedade com um antigo amigo da família, Virgílio. Ao ver que a empresa estava prosperando, Ivo Borges, tio de José Carlos, o incentivou a abrir o próprio escritório, já que a maior parte dos clientes da empresa vinham de José. Foi então que, em 1982, José Carlos Borges iniciou oficialmente, juntamente com sua esposa Geny, a Escrilex. O nome da empresa é uma homenagem ao primeiro lugar que tanto lhe ensinou sobre contabilidade: Escritório Lex.

Uma história de empreendedorismo e de amor em família

José Carlos conheceu Geny em seu primeiro emprego em Curitiba, a papelaria Rochex. Depois de muitas conversas, piadas e uma amizade sólida, os dois começaram a namorar e, após 3 anos, se casaram, em 9 de abril de 1983. Juntos, construíram não apenas um negócio, mas também um sonho. Não é à toa que a Escrilex tem este clima familiar na empresa. Sua primeira sede foi dentro da própria casa de Geny e José, em uma pequena sala dividida com uma escrivaninha.

Logo uma expansão foi necessária. Colocaram mais uma mesa na despensa da casa, possibilitando a contratação de um funcionário para fazer os lançamentos fiscais.

Os filhos do casal cresceram em meio ao negócio e, hoje, ainda fazem parte da Escrilex. Guilherme desenvolveu gosto pelo ofício dos pais. Na pré-adolescência, começou a colaborar com pequenos serviços de organização de papéis e lançamentos de notas. O pai quis ensiná-lo da mesma forma como aprendeu: passando por todos os setores da empresa.

O jovem também queria ganhar o respeito dentro da empresa, não por ser filho do dono, mas por ser alguém que se dedicava ao que estava fazendo. Como seu primeiro grande ofício foi no setor de Arquivo, viu a oportunidade de poder estudar e entender cada um dos processos. Foi então que passou a avaliar e buscar novas formas de melhorá-los, além de pensar em como poderia oferecer aos clientes outros serviços complementares.

Depois de alguns altos e baixos e percebendo a dificuldade de alguns clientes de se manterem no mercado, Guilherme desenvolveu um programa de consultoria para ajudar empresas em seus diversos setores, para nunca mais vê-las desamparadas por falta de conhecimento. A consultoria cresceu. Dessa forma, Guilherme evoluiu no setor de gestão da empresa, auxiliando na gestão de pessoas, processos com os clientes e monitoramento de metas.

“As raízes que meu pai formou ainda são a nossa base do dia a dia. Respeitar as pessoas, ter um bom ambiente de trabalho e investir numa busca constante de inovação tecnológica, tudo isso com um único objetivo: o crescimento do nosso cliente. Buscar o sucesso dos nossos parceiros é um desafio enorme que nos empolga, porque não é uma única estratégia que faz uma empresa vencer, mas sim a união de vários fatores. Por isso, estamos constantemente antenados e evoluindo para oferecer um serviço cada vez melhor”, comenta Guilherme Borges.

Direção atual

Rivelino Taborda, um dos atuais sócio-diretores da Escrilex, era um grande amigo da família. Seu primeiro cargo dentro da contabilidade foi no setor societário. Porém, ao longo de sua história na empresa desde julho de 1990, trabalhou em cada um dos setores para aprender todas as funções. Rivelino hoje não só faz parte da família, como assumiu a direção geral após o afastamento de José Carlos, que se recupera de um AVC.

O senso de missão se mantém como guia da direção da Escrilex. “Sabemos que podemos contribuir de maneira significativa com o sonho de muitos empreendedores. Sei que muitos juntaram seus salários, ganharam uma pequena herança ou se uniram às suas esposas para crescer e eu queremos ajudá-los”, comenta Rivelino Taborda.

O convite para ser sócio da Escrilex veio quando Rivelino completava 25 anos de contribuição pela empresa, em 2015. Não foi uma surpresa, pois sua trajetória foi construída com muito esforço e dedicação, mas também mostrou seu valor dentro da história da empresa.

Ele acredita, por experiência própria, que cada colaborador precisa buscar sempre mais: questionar, ler, estudar, conhecer novas pessoas, procurando o aperfeiçoamento constante, não apenas pela empresa, mas principalmente sim pelo próprio crescimento profissional e mérito pessoal. Quanto mais se sabe o que está fazendo, mais credibilidade se conquista no mercado.

“Entendemos que a Escrilex, em âmbito empresarial, tem como grande responsabilidade passar confiança e segurança aos nossos clientes, garantindo nosso serviço e qualidade. O resultado desse esforço leva a empresa a um patamar confiável diante dos prestadores de serviço contábil. Esperamos que, assim como de início, o trabalho em grupo e a ajuda mútua nos faça crescer cada vez mais, sempre mantendo a qualidade nos serviços e o bom atendimento. Nossa visão é de crescer ainda mais somando novos parceiros nesta caminhada ao sucesso”, conta.

Mais que contabilidade, a Escrilex constrói um legado

A Escrilex faz parte da história de José Carlos Borges e de toda sua família, que exercem sua habilidade contábil, juntamente com valores e comprometimento, para transformar pequenos sonhos em grandes realizações.

Para Hugo Borges, um dos filhos de José Carlos, os princípios que nortearam a fundação da empresa permanecem até hoje. “Desde o início, a Escrilex serviu de escola para muita gente. A experiência profissional e pessoal vivenciada tanto pela família quanto pelos colaboradores que passaram por aqui, proporcionou a realização de sonhos, concretização de projetos e até mesmo a oportunidade de muitos se tornarem empreendedores e empresários no segmento de prestação de serviços contábeis. Nossa expectativa é dar continuidade nessa caminhada de sucesso. Vamos continuar investindo em processos, tecnologias, estrutura e pessoas para firmamos cada vez mais a nossa marca Escrilex. Quero continuar tendo o privilégio de vivenciar junto com esse grande time de profissionais que escolheram essa profissão, que fazem parte de nossa equipe, de nossa história e se dedicam a cada dia em trabalhar pelo sucesso de nossos clientes”, afirma Hugo, que faz parte do conselho administrativo da empresa.

Murilo Borges, também filho do fundador, admira o que a família deixou para o negócio. “Nossa história é firmada pelo trabalho e legado de José Carlos Borges, Geny e Rivelino, que são as pessoas mais honradas quando falamos em responsabilidade, humildade e honestidade que eu conheço. Então, essa é a base de valores que está enraizada em nossa empresa”, finaliza.