Grupo de estudantes do Law Experience da FAE em missão na União Européia
Grupo de estudantes do Law Experience da FAE em missão na União Européia| Foto: Divulgação
  • Por FAE
  • 10/02/2020 18:20

Você é advogado ou está em vias de se tornar um? Como está sua carreira? Como gostaria que ela estivesse? O mundo anda competitivo, não é? Uma rápida busca no Google nos apresenta dados impressionantes ligados ao volume de profissionais e de instituições de ensino relacionadas ao Direito, no Brasil. Atualmente, existem mais 1 milhão de operadores do Direito no país. Há mais faculdades da área no Brasil, são mais de 1.200, do que no restante do mundo, aproximadamente 1.100. Olhando para esses números, é notória a necessidade de se diferenciar.

“O Direito é uma carreira viva, dinâmica e se relaciona com todas as demais áreas. A tecnologia avança, as startups se proliferam, os robôs se humanizam... e o Direito? Ele precisa acompanhar e estar pronto para transitar em todos os momentos, em qualquer segmento ou país”, observa o professor Karlo Vettorazzi, coordenador do curso de Direito Integral, o Law Experience, da FAE Centro Universitário.

A era digital

A Nova Economia, a era 4.0, exige de todas as áreas profissionais cada vez mais antenados, ágeis, com pensamento crítico, com capacidades para resolver problemas complexos e para se comunicar com assertividade. Isso sem contar as competências técnicas, as chamadas hard skills, que continuam abrindo e fechando portas. “É preciso olhar além e estar preparado para o mundo. O Direito, assim como as demais profissões, também está global. O mundo está digital e cada vez mais sem barreiras, o advogado não tem escolha, precisa estar preparado para atuar nesse cenário em que as mudanças acontecem a todo momento”, explica Karlo Vettorazzi. No entanto, mesmo diante desse panorama, o coordenador é otimista: “O futuro é promissor. O Direito está mudando, modernizando-se e muitas novas portas estão se abrindo”.

“A gente que está se preparando para o mercado de trabalho agora sabe o quão competitivo ele está, e não só na área de Direito. Por isso, antes de escolher a profissão e o curso, é preciso ter em mente que a preparação faz toda a diferença. Ou seja: escolha a dedo a instituição que vai preparar você para o futuro. Busque saber se está alinhada ao seu propósito, saiba quem são os professores e se eles também estão preparados para romper as barreiras impostas pela Nova Economia. Veja se a sua faculdade vai ajudá-lo a abrir portas e a construir bons relacionamentos. O futuro começa a ser desenhado no primeiro dia de aula”, aconselha Roberta Baggio, aluna do 5.° período do curso de Direito Integral.

Aprenda na prática

“Não há sensação melhor do que se sentir preparado!”. É assim que a Roberta Baggio responde quando é indagada a respeito do seu futuro profissional. Segundo a aluna de Direito, o equilíbrio entre teoria e prática, sala de aula e atendimento personalizado que o Law Experience proporciona é o que vem lhe dando a segurança de estar construindo uma carreira personalizada. “O curso é integral, tem aquele plus que faz a diferença. Nada é superficial, tudo foi muito bem estruturado para que sua carreira seja pautada na resolução de problemas reais. Nossos professores são profissionais de ponta e sabem formar o profissional que o Direito está precisando, aquela pessoa que terá condições de protagonizar as mudanças necessárias para a construção de um mundo mais justo, humano e sustentável”, pontua a aluna.

Assim como em todas as áreas, a advocacia também precisa de um profissional com visão 360°, que tenha conhecimento multidisciplinar, que vá além daquilo que está nos livros e na sala de aula. “A carreira de um magistrado é muito humana. O operador de Direito trabalha com pessoas o tempo todo. Então nós precisamos preparar os alunos para isso. E não existe melhor forma do que mostrar exemplos, envolvê-los em situações diversas e mostrar como funciona o mundo real. O pensamento crítico e a desenvoltura para defender pontos de vista são construídos a partir de experiências”, explica Karlo.

No Law Experience da FAE, os alunos estudam Direito Comparado na prática. “No primeiro período, fomos para Brasília porque é fundamental começar sabendo como funciona o seu país! No segundo, fomos para o Chile e, no terceiro, para um tour jurídico em vários países da Europa”, comenta Roberta, sobre a imersão proporcionada pela faculdade. Em relação à oportunidade, a aluna acrescenta: “É culturalmente enriquecedor, mas vai muito além. Em todos esses lugares, tivemos a oportunidade de viver experiências na área do Direito. Participamos de audiências interculturais, com vários países envolvidos, fomos recebidos por magistrados, vimos como é na prática. São chances raras que nos proporcionam aprendizado permanente e nos preparam para atuar no mundo”.

Grupo de estudantes do Law Experience da FAE em visita ao Tribunal da União Européia em Luxemburgo
Grupo de estudantes do Law Experience da FAE em visita ao Tribunal da União Européia em Luxemburgo | Divulgação

Horas a mais de estudo “Nós respeitamos o aprendizado do aluno e assumimos o compromisso de colocar no mercado (e para ele!) um profissional diferenciado. São horas a mais de estudo, mas são extras essenciais para a carreira. O profissional formado pelo Direito Integral da FAE, o Law Experience, chega pronto, inovador e protagonista”, conclui Karlo Vettorazzi, coordenador do curso.