Reunião com empresárias na Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (foto anterior à pandemia)|
Reunião com empresárias na Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (foto anterior à pandemia)|| Foto: Fecomércio PR
  • Por Fecomercio
  • 10/09/2021 18:34

A representatividade sindical é uma das fortalezas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). A entidade, que congrega 63 sindicatos de um setor que gera mais de 3 milhões de empregos, preza pela igualdade de gênero e pela descentralização na tomada de decisões.

Além de representar a comunidade filiada perante o poder público, a Fecomércio PR realiza, em parceria com o Sesc PR e o Senac PR, projetos importantes de desenvolvimento empresarial e educacional por todo o estado. Os bons resultados alcançados nos últimos anos têm muito a ver com a adoção de conselhos de atuação.

As Câmaras da Fecomércio PR funcionam como núcleos de inteligência que fomentam o crescimento de cada segmento de forma direcionada. Assim, a organização desenvolve programas especiais, cursos e eventos com ainda mais eficácia.

Modelo moderno e eficiente

A Fecomércio PR entende que a maneira mais eficaz de corresponder às demandas e alavancar o desenvolvimento do setor é criando divisões internas com certo grau de independência.

Em comum, as câmaras realizam estudos, treinamentos e estratégias fundamentais para a evolução dos negócios com participação direta de empresários dos segmentos que representam. Em outras palavras, funcionam como centros geradores de iniciativas.

Hoje, a entidade conta com 7 câmaras: Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios; Câmara Empresarial do Turismo; Câmara Setorial Automotiva; Câmara Setorial do Comércio de Medicamentos e Produtos Farmacêuticos; Câmara Setorial de Materiais de Construção; Câmara Estadual de Serviços e Câmara Setorial de Tecnologia da Informação.

A Fecomércio PR atua há 72 anos na defesa dos interesses do setor produtivo e oferece uma série de benefícios para a sua empresa. Conheça cada um deles e faça parte da associação.

Reunião com empresárias na Câmara da Mulher.
Reunião com empresárias na Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (foto anterior à pandemia)| | Fecomércio PR

Representatividade sindical de todas as formas

Inclusive, há uma preocupação com a questão específica da mulher no mundo do empreendedorismo. Embora os números tenham aumentado na última década, mulheres ainda empreendem bem menos que homens, além de enfrentarem problemas profissionais que aparecem como reflexo estrutural da sociedade.

Na Fecomércio PR, elas recebem atenção singular. A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), presente em 22 cidades do estado, tem como função apoiar, defender os interesses econômicos e fomentar as empresas geridas por mulheres.

As filiadas à CMEG participam de cursos, palestras e ações que incentivam o aprimoramento pessoal e profissional da mulher empresária. O projeto proporciona uma importante troca de experiências e fomenta os negócios de maneira geral.

Outro destaque é a Câmara Empresarial do Turismo. Criado em 2006, o conselho tem como objetivo representar e defender os interesses da cadeia de turismo paranaense. O órgão é composto pelas principais entidades empresariais do setor no Paraná, um estado que recebe, em média, 16 milhões de turistas todos os anos.

Ao longo de 2020, a Câmara integrou as discussões mais relevantes a respeito dos efeitos da pandemia no turismo e atuou como grande parceira do ramo em um ano tão complicado. Foram feitas diferentes ações: desde lives para esclarecer como funciona a captação de recursos financeiros até grupos de trabalho sobre turismo, como Turismo Religioso, Turismo Rural e Destino Turístico Inteligente de Curitiba.

Acesse para entender mais sobre o trabalho do Sistema Fecomércio PR, conhecer as premiações da entidade e acompanhar eventos e notícias.