espumantes-frances-freres
Região de Champagne na França.| Foto: CarpeMundi
  • Por Frères Gastronomia
  • 07/12/2023 10:30
  • Atualizado em 20/11/2023 às 11:06

A França entregou uma contribuição imensa para a gastronomia mundial e para os amantes dos espumantes e de champagne. Hoje estas bebidas podem ser encontradas em diversas áreas do mundo, mas foi na França, que ele foi descoberto e aperfeiçoado. Neste conteúdo mostramos para você qual a diferença entre Champagne e Espumante e ainda contamos a história do primeiro. Ao final do conteúdo, você terá um motivo para abrir uma garrafa e comemorar: apresentaremos um restaurante que harmoniza essas bebidas muito bem. Preparado? Veja a seguir!

Champagnes x Espumantes: qual a diferença?

Champagne e espumantes são mais similares do que você imagina. Para falar a verdade,  o que os diferencia como produto é a região onde foram criados e algumas variações em seus métodos de fabricação.

O espumante, assim como o champagne, é um vinho tinto rosé ou branco que contém o gás carbônico natural. Fontes indicam que seu registro mais antigo decorre do ano de 1531, na abadia beneditina de Saint-Hilaire, em Limoux (Languedoc), na França (inclusive foi este espumante que eventualmente se chamou Champagne).

E ainda, conta a história que o espumante, surgiu naturalmente, quase que por acaso, quando o vinho foi engarrafado antes do término de sua fermentação natural, e continuava com sua fermentação na garrafa, resultando em uma bebida saborosa e borbulhante.

Se hoje o espumante é um produto muito procurado, em seu início, era indesejado. Com o passar dos anos, este produto foi ganhando espaço e seu modo de produção se tornou um método conhecido como méthode rurale, utilizado ainda hoje em vinícolas tradicionais francesas.

Já o champagne é uma marca registrada e exclusiva dos vinhos espumantes produzidos na região de Champagne, na França.

Esses vinhos são cuidadosamente elaborados a partir de uma trinca de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, todas cultivadas em uma área restrita no nordeste da França, conhecida como a região de Champagne (Appellation d'Origine Contrôlée - AOC).

Espumante francês: conheça a história do champagne

Como mostramos acima, o champagne tem registro pela primeira vez na história no ano de 1531, que eram inicialmente desvalorizados, quando vendidos em tonéis, os produtores não tinham tantos problemas.

A comercialização se tornou mais fácil por volta de 1680, quando os ingleses inventaram a garrafa. Mas, muitas vezes estas estouraram devido à grande fermentação. Inclusive, este fato rendeu-lhes a fama na época de ‘’Vinho do Diabo’’.

Este problema era interrompido com a chegada do frio no final do outono, o processo de fermentação costumava parar e quase todos os produtores consideravam que a fermentação havia sido finalizada Logo, os vinhos eram engarrafados.

O problema voltava na primavera seguinte. A fermentação recomeçava nas garrafas, capturando o gás (como no método rural) e gerando efeitos indesejados.

Mas como hoje conseguimos beber champagne sem problema nenhum? O nome do responsável por resolver o problema foi o Dom Pérignon do setor econômico da abadia de Hautvillers no Marne, por volta de 1668.

Como um bom fã de vinho, diz a lenda, que ao provar um champagne pela primeira vez e sentir o gás ele gritou ‘’Estou bebendo estrelas!’’.

Decidido em encontrar uma solução para as garrafas estourando, Dom Perigón estudou a fundo sobre o processo de fermentação, fabricação, tipos de garrafas e até mesmo criou critérios para seleção de diversas uvas. Tudo para obter um resultado melhor. E deu certo!

Hoje o espumante é uma bebida muito popular e valorizada. É também utilizada para harmonizar diversos pratos em restaurantes renomados, como ocorre no Frères Gastronomia. Entre os destaques estão os pratos: Polvo Grelhado, Steak Tartare, Parilla na Pedra de Sal, Congrio Grelhado e muitos outros.

O restaurante ainda conta com uma seleção diversa de espumantes para agradar os paladares mais refinados e exigentes. Afinal, por que não complementar esta viagem gastronômica internacional harmonizando esses pratos clássicos com esta bebida histórica?

Conheça o Frères e conheça além da culinária francesa, a combinação desta bebida criada/descoberta na França. Acesse o site para saber mais!