A equipe técnica da Vidraçaria Cometa possui todo o conhecimento técnico de medidas, espessura e o vidro certo para garantir o conforto e a segurança da sua família.
A equipe técnica da Vidraçaria Cometa possui todo o conhecimento técnico de medidas, espessura e o vidro certo para garantir o conforto e a segurança da sua família.| Foto: Shutterstock
  • Por Grupo Cometa
  • 29/07/2021 18:02

Engana-se quem pensa que o banheiro é o ambiente mais sem graça de uma residência. A inovação e a sofisticação chegaram nesse espaço oferecendo conceito, soluções inteligentes e peças da última geração para garantir seu conforto e segurança durante o banho. Mas, no que diz respeito ao modelo de box do banheiro, muitos pensam que a criatividade precisa ser sacrificada, o que não é verdade.

Hoje, existem modelos de box em alumínio (mais convencionais) e em inox (totalmente diferenciados e com diversas opções de roldanas aparentes), e que dependem do espaço disponível e do material utilizado para serem seguros e verdadeiramente funcionais.

Por isso, nos tópicos a seguir, você confere qual o melhor vidro para o seu box e alguns modelos mais adequados para banheiros pequenos, grandes e com banheiras.

Vidro temperado ou vidro laminado?

Por questão de segurança, o vidro recomendado para o box é o temperado de 8mm, que, em caso de quebra, se partirá em pedaços pequenos e menos cortantes do que os vidros comuns.

Em uma casa ou um apartamento, especialmente onde há crianças, as medidas de proteção contra acidentes devem ser redobradas. Apesar da alta resistência, recomenda-se a aplicação de uma película de segurança no vidro do box do banheiro como camada extra de proteção pois ela impede que os cacos se espalhem.

Vidros laminados também podem ser utilizados quando fixos, pois não suportam recorte para puxadores e roldanas. Por isso, caso queira um box completo, com um mecanismo de abertura de porta, o melhor é o temperado.

Banheiros pequenos

Ao escolher um box para um banheiro pequeno, sempre prefira modelos que não ocupam muito espaço e nem prejudicam a mobilidade de quem vai usar o espaço. Por isso, as portas mais indicadas são as de abrir e as articuladas, que não invadem muito o espaço interno. Entre os tipos, existem o Box Frontal, o Box de Canto e o Box, todos disponíveis em alumínio ou inox.

Para colocar um box de correr, o vão mínimo é de 1,05m — assim a passagem para entrada seria de 50 cm. Para este mesmo vão, por exemplo, para um box de abrir, a passagem seria de 60 cm e um articulado 90 cm.

Já no modelo articulado, há duas partes móveis que correm em trilhos superiores e inferiores. Geralmente, este modelo é escolhido quando as portas de correr não são opções viáveis devido ao espaço reduzido. Além disso, como seu sistema é mais delicado, costuma exigir mais manutenção e também oferece menos vedação (estanqueidade de água).

Banheiros grandes

Quando não falta espaço, todos os modelos podem ser utilizados sem a preocupação com mobilidade. Um dos modelos mais comuns e utilizados em banheiros médios e grandes são as portas de correr.

Quem tem banheira também pode investir em um box, geralmente de correr, para delimitar o espaço. São perfeitos para decorar o ambiente e sua instalação pode ser realizada através de um pequeno muro de alvenaria erguido na borda da banheira.

Segurança e qualidade: atenção às normas

Independente do estilo de box escolhido, a manutenção preventiva é recomendada a cada 12 meses. Para evitar acidentes, é importante contratar uma empresa de qualidade que ofereça serviços de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A Vidraçaria Cometa está no ramo vidreiro há 50 anos e produz seus vidros por meio de linhas automatizadas, com processos de última geração, utilizando as melhores matérias–primas disponíveis no mercado.

Acesse o site da Vidraçaria Cometa para mais informações sobre as linhas especiais de boxes oferecidas.