MMV Importadora oferece vinhos tintos com uvas que fogem do lugar comum
MMV Importadora oferece vinhos tintos com uvas que fogem do lugar comum| Foto: Divulgação
  • Por Importadora MMVinhos
  • 10/07/2020 16:58

Marselan, Barbera, Cinsault e País. Até para quem aprecia um bom vinho, essas uvas fogem do tradicional. E como são uvas que produzem vinho tinto são ótimas pedidas para dias mais frios.

Como a MMV Importadora tem objetivo de oferecer experiências, uvas diferentes estão presentes em alguns dos rótulos comercializados. Jonas Martins, gerente e sommelier da empresa explicou sobre as características de cada uma delas. Confira:

Marselan

Essa uva é um híbrido natural da Cabernet Sauvignon e Grenache. Teve origem na França, mas tem sido vista com mais frequência no Uruguai. Como Martins defende que a harmonização deve ser feita com alimentos que comemos no dia a dia, ele comenta que a Marselan vai bem com uma carne de panela, costela, mandioca e batata. “Como é um vinho com bastante estrutura, ele pede estrutura. Uma carne temperada com cebola, alho, pimenta e com gordura”, explica.

Um vinho da MMV feito com a Marselan é o da vinícola gaúcha Viapiana. Ele passa 25 meses em barris de carvalho americano, o que lhe confere estrutura. Foi eleito melhor Marselan brasileiro na Grande Prova de Vinhos do Brasil.

Barbera

Esta uva é originária de Piemonte, na Itália. É a segunda mais plantada no país, depois da Sangiovese. Na Itália, segundo Martins, a Barbera faz o “vinho do povo”. Tem de leve a médio corpo. É o típico vinho que vai bem com uma macarronada com molho de tomate a almôndega.

O vinho varietal feito com essa uva é da vinícola chilena La Prometida e atingiu 92 pontos no Guia Descorchados. Essa vinícola tem como conceito empoderar o vinho chileno com respeito ao terroir.

Cinsault

Esta casta de uvas tinta é típica da região do Languedoc-Roussillon, na França. Apesar de tinto, Martins explica que ela produz um vinho leve. Acaba sendo uma alternativa interessante ao Pinot Noir. Por conta do seu frescor, ela harmoniza com uma massa ao alho e óleo e até com o tradicional arroz, feijão, bife e batata frita. Vai bem também com bruschettas.

A vinícola que traz esse vinho é também a La Prometida. As Cinsaults são plantadas no Vale do Itata (Chile) desde 1940 e em uma área na qual ficam 100% expostas ao sol. Tanto que elas são colhidas à noite. Outra curiosidade é que a fermentação ocorre em ânforas de barro.

País

Essa uva de nome diferente também é conhecida como Criolla na Argentina. Sua origem é controversa, mas alguns dizem que ela nasceu nas Américas. Se destaca por sua rusticidade. Segundo Martins, eram as uvas que os colonos usavam para fazer seus próprios vinhos. Com o tempo, ganhou novos métodos de vinificação e adquiriu sua importância. Por causa desta rusticidade, pede pratos mais encorpados como o barreado ou pratos com espinafre.

É da linha Revoltosa da vinícola La Prometida. Martins explica que uma curiosidade é que o cacho inteiro da uva vai para fermentação e não somente os bagos. Esse processo confere mais tanino – aquela sensação de “amarrar” a boca --, ficando mais adstringente. Com isso pede pratos gordurosos e com molho e caldo, como se pudesse “diluir” o vinho nele. Uma sopa com capeletti pode ser a parceira ideal.

A MMV possui tradição de 15 anos no mercado de vinhos. Antes MMV Vinhos ela passou para MMV Importadora em 2018. Mais recentemente, para atender a todos, inaugurou sua loja online www.mmvinhos.shop.

O frete para Curitiba e Região Metropolitana é grátis e não há pedido mínimo. A entrega é em até um dia. A loja atende todo o Brasil. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito – em até seis vezes sem juros – ou pelo PayPal.