MMV Importadora explica a importância das embalagens e dos rótulos dos vinhos
MMV Importadora explica a importância das embalagens e dos rótulos dos vinhos| Foto: Divulgação
  • Por Importadora MMVinhos
  • 15/07/2020 20:35

Existe uma máxima no mundo dos livros que não se aplica no universo dos vinhos. Você pode sim avaliar um vinho pela sua “capa”. O livro você pode folhear e ler alguns trechos para conferir se irá gostar. O vinho oferece a embalagem, o rótulo e as informações colocadas nele. Por isso, fique atento quando for escolher a sua bebida. Toda a comunicação da vinícola com você está ali, na sua frente. Basta observar.

Uma das características de comunicação do vinho é a embalagem, o que inclui também a forma de abrir o vinho. Um exemplo é a tampa abre fácil. Na MMV Importadora ela é apresentada pela vinícola portuguesa Monte da Capela, na região do Alentejo. A tampa é destacável e basta puxar para abrir.

Mas, apesar de já ser uma realidade na Europa, os brasileiros ainda estão se acostumando. Jonas Martins, sommelier e gerente geral da MMV, conta que muitas pessoas ainda abrem a garrafa (que tem 250 ml) e colocam o vinho na taça. “É para beber na garrafa mesmo. É uma forma mais descompromissada de apreciar a bebida”, explica.

Outra embalagem que está quebrando estereótipos é a bag in box. Na MMV também é trazida pela Monte da Capela. “É a melhor embalagem para guarda de vinho. Ela fica fechada hermeticamente, sem contato com oxigênio. O vinho dura mais ou menos um mês”, explica.

Porém, muitas pessoas ainda acreditam que o vinho nesta embalagem não tem a devida qualidade. O que não acontece no caso do vinho Kapela, feito com as uvas Castelão, Aragonez e Trincadeira. “O que a gente precisa é de mais informação e mostrar que muitos desses vinhos são de qualidade superior”, completa.

Outra tendência é o vinho em lata. “No mercado americano é tão forte a ponto de quase todo o produtor ter o seu vinho em lata. Acaba sendo um diferencial parar conquistar novos públicos”, comenta.

Design aprimorado

Outra fonte de informação são os rótulos. Essa mesma vinícola – Monte da Capela -- tem um rótulo que conta uma história interessante. Na propriedade, em Portugal, há uma capela na vinícola, o que explica seu nome. E em cima dela todos os anos uma cegonha faz ninho. Por isso os proprietários decidiram representar a cegonha no rótulo do Kapela.

Outro que se destaca são os rótulos da vinícola familiar Inserrata, da Itália. Um artista inglês foi o criador e se inspirou nos rostos da matriarca e do filho para criá-lo. O resultado é um delicadeza ímpar.

A marca Felitche, de propriedade da MMV Importadora em parceria com a Viña Alto Roble, localizada no Vale do Curicó (Chile) teve seus rótulos mudados há algum tempo. “Depois da mudança tivemos um aumento substancial nas vendas”, conta Martins. Agora, a estampa tem mais cor e beleza.

Depois de 15 anos atendendo o mercado atacado de vinhos, a MMV Importadora lançou sua loja onlinehttps://www.mmvinhos.shop/loja -- e agora consegue chegar a todos os apreciadores com bebidas de oito produtores internacionais e brasileiros.

Para Curitiba e Região Metropolitana, o frete é grátis e a entrega é em até um dia. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito – em até seis vezes sem juros – ou pelo PayPal.