Poltrona Proust, da Magis
Poltrona Proust, da Magis| Foto: Divulgação
  • Por Inove Design
  • 17/12/2021 17:32

Você sabia que cada pessoa tem uma paleta de cores para chamar de sua? Pois é! As cores dizem muito sobre nossos gostos e nossa personalidade. De acordo com a consultora de imagem Cláudia Vitorino, quando você descobre a sua paleta de cores, a sua autoestima e a forma como você se apresenta ao mundo mudam positivamente.

Entender as cores pode esclarecer a forma como projetar cômodos e deixar o ambiente harmônico, do jeitinho que você idealizou.

Por isso, a Inove Design promoveu, no dia 23 de novembro, o evento “Arquitetura e Lifestyle”, no qual Claudia Vitorino e a arquiteta Katia Azevedo discutiram a importância do conhecimento do círculo cromático para transparecer personalidade no ambiente.

Claudia Vitorino, Eviete Dacol e e Kátia Azevedo
Claudia Vitorino, Eviete Dacol e e Kátia Azevedo| Divulgação

O valor das cores

A consultora de imagem, que há mais de 6 anos trabalha com a autoestima das pessoas, fazendo-as encontrar sua melhor versão, reitera que a nossa casa reflete quem somos, traz a nossa identidade. Nisso, as cores têm um papel essencial, de acordo com Vitorino, entender as suas cores é um processo de autoconhecimento.

A análise de coloração pessoal é um processo em que nos faz descobrir, por meio de um teste comparativo com tecidos, quais as cores que melhor harmonizam com a nossa beleza.

É um processo de profundo conhecimento, onde iremos valorizar aquilo que é seu, que é próprio da sua beleza.

É neste momento que você e o arquiteto passam entender porque as nossas cores pessoais refletem na nossa casa. Após este processo de autoconhecimento você descobre que muitas cores das tendências nem sempre se encaixam com o que desejamos

"Não adianta chamar um arquiteto para um projeto se eu não me conhecer, não saber o que eu quero. Se você usa uma cor que não faz parte de sua cartela, ela te desfavorece. As cores têm o poder de nos iluminar, mas também de nos deixar abatidos. Isso reflete na nossa casa”, comenta a consultora de imagem.

Promovido pela Inove Design, o evento “Arquitetura e Lifestyle” convidou as especialistas Claudia Vitorino e Katia Azevedo para discutir a importância do conhecimento do círculo cromático na construção da personalidade do ambiente.
Promovido pela Inove Design, o evento “Arquitetura e Lifestyle” convidou as especialistas Claudia Vitorino e Katia Azevedo para discutir a importância do conhecimento do círculo cromático na construção da personalidade do ambiente.| Marcelo Elias

Por esse motivo, a profissional alerta que as tendências nem sempre se encaixam com o que queremos.

“A gente segue o nosso estilo e nem sempre ele está alinhado às tendências. Não existe o certo ou o errado, existe aquilo que entra em harmonia com sua identidade”, explica. Conhecer-se oferece a vantagem de saber o que combina com você sem correr o risco de investir em algo que não vale a pena.

A arquiteta Katia Azevedo também reforça a importância das cores nos projetos, que, segundo ela, dão personalidade aos clientes. Ela assinala que o profissional deve conversar com as pessoas, questioná-las para entender a cor que as representa.

Entender a paleta de cores pessoal é fundamental para que possamos nos vestir em sintonia com a mensagem que queremos passar e viver em harmonia no trabalho e em casa.
Entender a paleta de cores pessoal é fundamental para que possamos nos vestir em sintonia com a mensagem que queremos passar e viver em harmonia no trabalho e em casa.| Shutterstock

“Todo mundo gosta de cor, mas tem medo de usar, o que acaba sempre naquela arquitetura básica, sem ousar tanto. Porém, quando conversamos com os clientes, tentamos extrair o máximo deles para entender como construir o projeto que tenha a personalidade de quem vai conviver no local”, comenta a arquiteta.

“Dependendo de onde e como usamos as cores, criamos um ambiente que seja estimulante para o trabalho, para relaxar, para a criatividade. Por meio da cor e da iluminação, criamos a atmosfera ideal para o projeto”, acrescenta Azevedo.

Segundo as duas profissionais, o imobiliário da Inove se adapta a cada gosto, com sua variada cartela de tecidos, móveis, texturas, tapetes, com cores incríveis para seus clientes encontrarem a paleta que mais combina com a sua personalidade. Além de uma coradoria com design moderno e arrojado que possibilita brincar com os tons dos tecidos e com o plano de fundo.

Vitra
Vitra| Divulgação

O evento “Arquitetura e Lifestyle” foi realizado com o propósito de orientar os profissionais de arquitetura e design e os consumidores a compreenderem a importância das cores. Saiba mais sobre o evento nas redes sociais da Inove: Instagram e Facebook.

Uma empresa de mobiliários para completar os seus projetos

A Inove proporciona móveis com uma paleta de cores diversas para cada tipo de cliente, como os tons terrosos, vibrantes, pastéis. Os estilos dos móveis são versáteis e conversam com qualquer tipo de cor. Ela está localizada na R. Castro, 197 e na Av. Nossa Senhora da Luz, 1715 em Curitiba. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e das 9h às 14h aos sábados.