Executivos e investidores-anjos, qual a correlação?
| Foto:
  • Por Instituto Connect - texto de Orlando Cintra* e Silvana Pampu**
  • 01/07/2021 17:46

Você sabia que o termo investidor-anjo foi cunhado nos EUA para financiamento das peças da Broadway e compartilhamento de resultados? Esse papel acabou sendo amplamente expandido, em especial na Bay Area, em San Francisco, para acelerar as startups, e se tornou um dos principais motores para impulsionar a inovação

No Brasil, o termo vem ganhando força nos últimos anos com o avanço de grupos de investimento-anjo, que lançam rodadas e ciclos de investimentos e, além do suporte financeiro, entregam capital intelectual para o desenvolvimento dos novos negócios.

Esses novos adeptos do investimento-anjo geralmente são oriundos de mercados tradicionais, executivos com expertise consolidada, rede de contatos ampla e capital para investir e diversificar os riscos.

Os motivos que levam um executivo experiente a se tornar investidor-anjo são os mais diversos, mas se destacam a possibilidade de transitar em ecossistemas de inovação, aproximar-se de discussões sobre tendências e estar a par de grandes discussões com visionários que buscam encontrar negócios promissores, disruptivos, e assim beber na fonte da inovação.

No Brasil, o movimento do investimento-anjo injetou cerca de US$ 1 bilhão na economia e tem crescido a margem de 9% ao ano. Contudo, esse número representa apenas cerca de 0,8% do total investido nos EUA, que ultrapassa US$ 21 bilhões. Apesar do PIB ser tão diferente, há margem para avançar significativamente nesse aspecto em território nacional.

No entanto, alguns mitos impedem que os executivos ingressem no universo do investimento-anjo. Muitos imaginam que para ser investidor-anjo é preciso ter uma quantia astronômica para realizar aportes, porém associações de investidores-anjo, como o BR Angels, mostram que a rede de relacionamento tem um grande valor adicional ao recurso financeiro.

Como desvendar o mundo dos investidores anjos?

Pensando em como ampliar a aproximação de executivos com o universo do investimento em startups, o Instituto Connect, rede que agrega lideranças de diversos setores, segmentos e países com o objetivo de fomentar networking, troca de experiências e responsabilidade social, acaba de formar uma parceria com o BR Angels.

Para dar início à ação em conjunto em prol do aumento do repertório dos executivos e da formação de redes que visem o desenvolvimento socioeconômico do país, o webinar “Desvendando o Mundo do Investimento-Anjo” será realizado no dia 6 de julho, às 19h30, com a participação do Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels, e Silvana Pampu, fundadora do Instituto Connect.

As possibilidades para os executivos se tornarem investidores em startups, a diversificação de portfólio que o investimento-anjo oferece, o ROI e outros ganhos que não são apenas financeiros, como a troca de experiência em ecossistemas de inovação e a aproximação com negócios disruptivos em diversos setores, serão abordados no papo idealizado pelo Instituto Connect, que lidera uma Confraria de Executivos que traz debates e temáticas relevantes que visam  ampliar o olhar dos líderes, que por muitas vezes acabam sendo “abduzidos” pelas tarefas e pelas entregas do seu business.

Serviço:

Webinar “Desvendando o Mundo do Investimento Anjo”
Quando: 06 de julho
Horário: 19h30
Inscrições no link: https://institutoconnect.org.br/#eventos

*Orlando Cintra é Membro do Conselho de empresas como SMARTIe (Solvi Ambiental) e HyperloopTT, além de Founder & CEO do BR Angels, grupo de investimento-anjo formado por CEOs e empreendedores. Como Executivo de grandes corporações como SAP, HP e Informatica Corp, atuou em diversas posições como Presidente e Vice-Presidente Sênior para América Latina.

**Silvana Pampu é Founder do Instituto Connect, executiva de Recursos Humanos, Coaching e Mentora.

Sobre a Confraria do Desenvolvimento

A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, onde é possível evoluir cocriando trilhas de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e responsabilidade social.