Presente em mais de 170 países e com 154 anos de história, Jack Daniel's promove ação global que faz um convite à autenticidade.
Presente em mais de 170 países e com 154 anos de história, Jack Daniel’s promove ação global que faz um convite à autenticidade.| Foto: Divulgação/Jack Daniel's
  • Por Jack Daniel's
  • 14/12/2020 18:41

Autenticidade talvez seja uma das palavras que melhor define o whiskey da Jack Daniel’s. Vale para a bebida, mas também para o lifestyle em torno da marca que, aos 154 anos de história, continua surpreendendo. Fundada em 1866 no Tennessee e hoje presente em mais de 170 países, a Jack Daniel’s acaba de lançar Make it Count, sua primeira campanha global de marketing.

Segundo Caio Almeida, gerente de Marketing da marca no Brasil, a campanha foi desenhada pela agência norte-americana Energy BBDO tem uma identidade bem definida e ressoa muito bem os valores de Jack Daniel’s. “É uma marca pautada, principalmente, em Independência e Autenticidade. Estes valores ressoam muito com os fãs da bebida e a nova geração de amigos de Jack, que buscam viver a vida seguindo sua própria bússola interna, aproveitando cada momento.

Neste sentido, o filme “First Timers”, lançado com a campanha, vem para ressaltar os pilares presentes no DNA de Jack que a tornaram uma marca tão amada pelo público. “As novas gerações valorizam esta verdade e integridade, e, como costumamos dizer:  Jack é um ’antídoto’ para tudo que não é verdadeiro. Make It Count reflete todo este sentimento e nos aproxima dos consumidores, encorajando diferentes gerações a fazerem suas escolhas de forma independente. Abraçar o que vier pela frente, buscar novas experiências, e claro, se divertir”, complementa Almeida.

Ao longo dos anos, o perfil do consumidor de whiskey foi se transformando e hoje já não tem mais uma única persona. Disponíveis em diferentes flavors, além do clássico Old No.7, os whiskeys Jack Daniel’s também podem ser degustados de diferentes formas: seja em coquetéis, on the rocks ou puro, a melhor forma de beber Jack é a sua. A única regra é consumir com moderação.

Jack para todo mundo, cada um do seu jeito

A criatividade dos fãs da bebida - os amigos de Jack - é ilimitada. Um dos clientes que adota o lifestyle da marca e ilustra muito bem a versatilidade em torno dela é o chef de cozinha André Pionteke, hoje parceiro da Jack Daniel’s no Brasil. Além de consumidor da label clássica, ele também incluiu Jack em algumas de suas receitas e, eventualmente, testa novas composições. “Eu gosto muito da culinária rústica, como fogo de chão, e de incorporar sabores marcantes nos alimentos para que tenha muita potência de sabor. Uso whiskey para enriquecer e compor um paladar marcante. Também gosto muito de coquetéis que tenham base principal de whiskey, com esse sabor amadeirado que ele traz”, explica Pionteke.

O uso culinário do Whiskey é uma das formas de consumo que os apreciadores da Jack Daniel’s adotam.
O uso culinário do Whiskey é uma das formas de consumo que os apreciadores da Jack Daniel’s adotam.| Divulgação/Jack Daniel's

Na marinada para temperar carnes, no molho para compor com pratos defumados, no barbecue, além dos drinks e sobremesas. Vale tudo para ousar e inovar, com a autenticidade que a marca pede. “No meu dia a dia, Jack faz parte para agregar sabor e um toque de complexidade de aromas e texturas aos pratos”.

O chef de cozinha consegue lembrar quando foi a primeira vez que provou um prato que levava a bebida na composição. “Estava num restaurante em São Paulo e o chef fez um preparo com chocolate e uma gelatina de Jack Daniel’s, que me deixou sem palavras”.

Por estas e outras, Pionteke diz que se sente feliz por estar próximo da marca no momento de lançamento na nova campanha, pois se identifica com ela em diversos aspectos. “Não me divido entre André como pessoa e como cozinheiro, eu tenho uma filosofia que levo para a minha vida pessoal e profissional. Desde sempre, tento enxergar as coisas numa perspectiva diferente do que me é mostrado: sempre questiono e trago um novo olhar”, defende.

O gerente de marketing da Jack Daniel’s reforça que é justamente nessa linha que a marca aposta com Make it Count e com o vídeo sobre First Timers. Para ele, a relação do consumidor de whiskey brasileiro com a bebida é de desconstrução e renovação. “Ainda existe o pensamento que whiskey não se mistura, que é uma bebida forte, muito relacionada ao público masculino. Porém, Jack Daniel’s se posiciona de uma forma muito diferente e democrática neste sentido, sem ditar regras sobre como apreciar Jack (além de beber com responsabilidade, claro)”.

Jack para presentear

Para os fãs da marca que desejam presentear com Jack nestas festas de fim de ano, a Jack Daniel’s também lançou a versão 2020 da sua tradicional lata comemorativa. Com edição limitada, a embalagem traz o tom autêntico de “Make It Count” à temporada de celebrações. Preta e com ricos detalhes em alto relevo, a assinatura de seu criador, Mr. Jack, e sua icônica frase: “Every day we make it, we’ll make it the best we can” (Todos os dias nós fazemos isso, nós faremos da melhor forma possível) estão gravadas na lata.

Lata colecionável (foto obrigatória): A lata colecionável Jack Daniel’s com uma garrafa do Tennessee Whiskey Old Nº07 já está disponível.
Lata colecionável (foto obrigatória): A lata colecionável Jack Daniel’s com uma garrafa do Tennessee Whiskey Old Nº07 já está disponível.| Divulgação/Jack Daniel's

A lata colecionável acompanha uma garrafa de um litro do tradicional Jack Daniel’s Tennessee Whiskey Old No. 7, que conta com um processo artesanal chamado de Charcoal Mellowing, o qual suaviza gota a gota a bebida através de três metros de carvão de maple, e o diferencia do bourbon. Em seguida, ele é amadurecido em barris de carvalho branco de fabricação própria, resultando no autêntico Tennessee Whiskey. A lata já está à venda nos principais supermercados e e-commerces do país pelo valor de R$ 159,00.

Outra opção para presentear que atrai diferentes gerações de amigos de Jack é o Gentleman Jack, rótulo indicado para quem aprecia um toque a mais de sofisticação e suavidade. É autêntico como Old No. 7, apenas diferenciando-se por conta de uma segunda passagem pelo processo de suavização no charcoal mellowing, resultando em uma finalização de leveza ainda maior.

Autêntico como o Old No.7, o Gentleman Jack passa uma segunda vez pelo processo de suavização no carvão de maple, o que resulta em uma finalização de excepcional leveza.
Autêntico como o Old No.7, o Gentleman Jack passa uma segunda vez pelo processo de suavização no carvão de maple, o que resulta em uma finalização de excepcional leveza.| Divulgação/Jack Daniel's