Os cinco estágios do luto são inevitáveis e experienciados de maneiras diferentes por cada pessoa.
Os cinco estágios do luto são inevitáveis e experienciados de maneiras diferentes por cada pessoa.| Foto: Shutterstock
  • Por Jardim da Saudade
  • 08/08/2022 10:03

Perder alguém próximo, seja um amigo ou familiar querido, é um dos momentos mais difíceis e delicados da vida. Apesar de ser universal, essa experiência complexa é vivida por cada um de forma diferente, pois exige que você lide com novas emoções no luto e com mudanças no cotidiano que dependem da realidade de cada pessoa.

Mas, uma coisa é certa para todos que passam por isso: a dor da perda chega como uma surpresa, e por mais que a gente entenda que vamos viver isso em algum momento, é completamente normal ficar em choque e ter dificuldade de lidar quando ela de fato acontece.

Esse processo, que consiste em se adaptar à ausência de alguém que você era próximo e é chamado de luto, é muito pesquisado na área da psicologia por afetar completamente a nossa vida e gerar muito sofrimento.

Diversos profissionais já investigaram essa experiência psicológica para entender qual é a melhor forma de superá-la. Entre eles, a que mais se destacou foi a psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross que classificou os 5 estágios do luto no seu livro “Sobre a Morte e o Morrer”, de 1969.

Quais são as fases do luto

  1. Negação
    Ao receber a notícia de que alguém próximo de você faleceu, é normal que a primeira reação seja de choque. Afinal, muitas vezes, ouvimos sobre o assunto “morte” na televisão ou sobre alguém distante. Quando algo acontece com alguém que você convive, o seu cérebro utiliza o mecanismo de defesa da negação para tentar se proteger e evitar encarar essa nova realidade tão difícil.
    Nesse momento em que os primeiros sentimentos de inconformidade começam a aparecer, é importante se permitir sentir e acolher essa dor. Além disso, é importante tentar não se isolar completamente de todos ao seu redor.
  2. Raiva
    Depois do choque inicial chega o momento da revolta.
    Aqui, é normal se tornar mais agressivo e pessimista do que você é em circunstâncias normais, afinal começamos a questionar o porquê dessa perda ter acontecido e a buscar culpados para tudo. Por isso, é importante que as pessoas saibam respeitar esse momento, dando espaço para a pessoa enlutada expressar a raiva sem ser julgada pela sua hostilidade.
  3. Negociação
    A negociação é a fase onde a pessoa que está sofrendo o processo do luto tenta se iludir, acreditando que será possível retornar para a vida anterior. Para isso, ela negocia mentalmente formas de voltar para o passado, pensando sempre em promessas que pode fazer a Deus para consertar o que aconteceu.
    Esse sentimento surge da culpa que a pessoa pode estar sentido por não ter evitado a morte, e portanto só pode ser superado ao aceitar que a realidade não vai mudar para o que era antes, e que nem tudo está sob o nosso controle.
  4. Depressão
    O quarto dos cinco estágios do luto é chamado de depressão, porém ele não trata da doença psicológica e sim de um momento específico de dor e tristeza que ocorre depois que a pessoa enlutada aceita a realidade daquela perda.
    Nesse momento é natural ter crises de choro, dificuldade para comer e para se comunicar com os outros. 
  5. Aceitação
    A aceitação ocorre quando a pessoa já consegue processar os seus sentimentos de forma saudável e encontra assim um equilíbrio entre a tristeza e a saudade que ela sente por quem se foi.
    Esse é o estágio em que todos querem chegar, pois ele significa que a pessoa consegue conviver com a falta da pessoa, sem que aquilo destrua as suas perspectivas de futuro ou os seus outros relacionamentos.

É importante ressaltar que os estágios do luto nem sempre ocorrem de forma linear, e que não existe uma data determinada para que cada um comece ou termine. Portanto, é importante respeitar o seu processo, sem ter pressa ou se comparar com outras pessoas.

Conheça uma empresa que está pronta para te acolher!

O Grupo Jardim da Saudade possui um grupo de apoio aos enlutados ministrado por uma psicóloga especializada que acontece toda primeira quinta-feira do mês, às 19:30 através do zoom.

Nesses encontros, as pessoas podem compartilhar suas dores em um espaço seguro e receber o apoio que precisam durante esse período difícil.

Para participar, clique neste link para mandar uma mensagem de WhatsApp. Você receberá um link para a reunião.

Acompanhe o Jardim da Saudade no Instagram para ficar por dentro das novidades sobre o grupo e encontre um local acolhedor para passar por esse momento difícil.