Demanda pela criação de um hambúrguer vegetal era recorrente entre clientes da Jasmine.
Demanda pela criação de um hambúrguer vegetal era recorrente entre clientes da Jasmine.| Foto: Divulgação
  • Por Jasmine Alimentos Patrocinadora dos Desafios do Hack pela Gastronomia
  • 22/09/2020 11:44

Uma tendência mundial de comportamento alimentar se mostra cada vez mais forte no Brasil: a diminuição do consumo de carne e derivados de origem animal. Segundo levantamento do Google, 57% da população quer reduzir o consumo de carne pelo menos uma vez na semana. O número de vegetarianos também deu um salto de 75% em seis anos (de acordo com o Ibope Inteligência), e há uma demanda crescente por produtos práticos e saudáveis que atendam a esse público. O que se reflete no mercado de substitutos de carne na América Latina - a valorização do segmento deve ser de cerca de US$ 328 milhões até 2025, diz a empresa especializada em pesquisas e consultoria de marketing, Mordor Intelligence.

A Jasmine Alimentos, empresa paranaense de produtos saudáveis referência no mercado nacional, vinha sentindo essa necessidade há alguns anos; tanto que incluíram o selo vegano (da Sociedade Vegetariana Brasileira) para sinalizar de forma mais assertiva que seus cookies, pães e granolas não levavam nenhum ingrediente de origem animal, tornando-os seguros para quem adota o vegetarianismo estrito (quando não se consumo carne e nenhum derivado, como leite e ovos). Mas os clientes continuavam a questionar: quando a Jasmine lançaria um hambúrguer vegetal?

"Nada melhor para a inovação do que os próprios clientes sinalizando as necessidades. Mas levamos um tempo até criar um produto que considerássemos o ideal" diz o diretor de inovação e transformação da Jasmine, Rodolfo Tornesi Lourenço. Em agosto deste ano, a empresa colocou no mercado nacional o seu Vegetal Burger, unindo praticidade com ingredientes nutritivos. O produto é um mix plant-based que combina soja não transgênica com aveia, linhaça dourada e quinoa, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do intestino, contribuindo para o equilíbrio e a saúde do corpo.

Outra busca da empresa era formatar uma receita que fosse rica em proteínas, o que costuma ser um outro pedido recorrente entre os consumidores que eliminaram ou reduziram a carne animal. O Vegetal Burger tem 27 gramas de proteína em cada porção, percentual considerável para a média diária recomendada de consumo (cerca de 45g para mulheres e 55g para homens), com zero gordura trans e colesterol. O tempero também não usa aromas artificiais, somente cebola, alho e sal light, nas opções original e com ervas.

Formato versátil

O Vegetal Burger da Jasmine pode ser modelado ao gosto do consumidor, permitindo o preparo de hambúrgueres, almôndegas e quibes veganos.
O Vegetal Burger da Jasmine pode ser modelado ao gosto do consumidor, permitindo o preparo de hambúrgueres, almôndegas e quibes veganos. | Divulgação

Além do sabor e equilíbrio nutricional, a Jasmine também pensou em um formato que fosse mais versátil ao consumidor. Por isso, o produto, por ser um mix, não vem no molde tradicional de hambúrguer: é o consumidor quem mistura a carne vegetal (produto seco) em água, e modela como quiser para cocção. Logo, o Vegetal Burger pode ser usado para preparar hambúrgueres, almôndegas e quibes, por exemplo, permitindo que o consumidor o prepare da forma e na quantidade que desejar. Outro diferencial é o fato de não precisar ser conservado na geladeira, o que garante ainda mais praticidade no dia a dia.