Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Empresa paranaense lança hambúrguer plant-based atendendo a demanda de clientes que buscam praticidade

Demanda pela criação de um hambúrguer vegetal era recorrente entre clientes da Jasmine.
Demanda pela criação de um hambúrguer vegetal era recorrente entre clientes da Jasmine. (Foto: Divulgação)

Jasmine Alimentos - Conteúdos publicitários da empresa Jasmine Alimentos

22/09/2020 às 11:44

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Uma tendência mundial de comportamento alimentar se mostra cada vez mais forte no Brasil: a diminuição do consumo de carne e derivados de origem animal. Segundo levantamento do Google, 57% da população quer reduzir o consumo de carne pelo menos uma vez na semana. O número de vegetarianos também deu um salto de 75% em seis anos (de acordo com o Ibope Inteligência), e há uma demanda crescente por produtos práticos e saudáveis que atendam a esse público. O que se reflete no mercado de substitutos de carne na América Latina - a valorização do segmento deve ser de cerca de US$ 328 milhões até 2025, diz a empresa especializada em pesquisas e consultoria de marketing, Mordor Intelligence.

A Jasmine Alimentos, empresa paranaense de produtos saudáveis referência no mercado nacional, vinha sentindo essa necessidade há alguns anos; tanto que incluíram o selo vegano (da Sociedade Vegetariana Brasileira) para sinalizar de forma mais assertiva que seus cookies, pães e granolas não levavam nenhum ingrediente de origem animal, tornando-os seguros para quem adota o vegetarianismo estrito (quando não se consumo carne e nenhum derivado, como leite e ovos). Mas os clientes continuavam a questionar: quando a Jasmine lançaria um hambúrguer vegetal?

"Nada melhor para a inovação do que os próprios clientes sinalizando as necessidades. Mas levamos um tempo até criar um produto que considerássemos o ideal" diz o diretor de inovação e transformação da Jasmine, Rodolfo Tornesi Lourenço. Em agosto deste ano, a empresa colocou no mercado nacional o seu Vegetal Burger, unindo praticidade com ingredientes nutritivos. O produto é um mix plant-based que combina soja não transgênica com aveia, linhaça dourada e quinoa, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do intestino, contribuindo para o equilíbrio e a saúde do corpo.

Outra busca da empresa era formatar uma receita que fosse rica em proteínas, o que costuma ser um outro pedido recorrente entre os consumidores que eliminaram ou reduziram a carne animal. O Vegetal Burger tem 27 gramas de proteína em cada porção, percentual considerável para a média diária recomendada de consumo (cerca de 45g para mulheres e 55g para homens), com zero gordura trans e colesterol. O tempero também não usa aromas artificiais, somente cebola, alho e sal light, nas opções original e com ervas.

Formato versátil

O Vegetal Burger da Jasmine pode ser modelado ao gosto do consumidor, permitindo o preparo de hambúrgueres, almôndegas e quibes veganos. O Vegetal Burger da Jasmine pode ser modelado ao gosto do consumidor, permitindo o preparo de hambúrgueres, almôndegas e quibes veganos. (Foto: Divulgação)

Além do sabor e equilíbrio nutricional, a Jasmine também pensou em um formato que fosse mais versátil ao consumidor. Por isso, o produto, por ser um mix, não vem no molde tradicional de hambúrguer: é o consumidor quem mistura a carne vegetal (produto seco) em água, e modela como quiser para cocção. Logo, o Vegetal Burger pode ser usado para preparar hambúrgueres, almôndegas e quibes, por exemplo, permitindo que o consumidor o prepare da forma e na quantidade que desejar. Outro diferencial é o fato de não precisar ser conservado na geladeira, o que garante ainda mais praticidade no dia a dia.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.