O marceneiro é um artesão com talento e conhecimento suficientes para transformar a madeira em uma obra única.
O marceneiro é um artesão com talento e conhecimento suficientes para transformar a madeira em uma obra única.| Foto: Foto: Pedro Marmoré
  • Por Madeira Certa
  • 30/05/2023 10:30
  • Atualizado em 19/05/2023 às 09:28

Marcenaria artesanal é a arte de produzir móveis e objetos de decoração personalizados de forma manual, a partir de técnicas tradicionais e materiais de alta qualidade. É uma forma de produção única e exclusiva, que valoriza a singularidade e a sofisticação.

Já o marceneiro é o artista responsável por criar essa singularidade. Figura às vezes esquecida ou subestimada, é preciso sempre lembrar que o marceneiro é responsável por transformar a matéria-prima em arte.

O trabalho manual com a madeira exige extrema habilidade, conhecimento técnico, paciência e dedicação. Cada peça produzida é única e personalizada, e parte da premissa de um cuidado especial na escolha da madeira, no corte, na montagem e no acabamento. O marceneiro precisa estar sempre atualizado sobre novas técnicas e sobre o que é tendência. É desta forma que ele oferece aos clientes um trabalho de qualidade, conectado com o momento atual.

A escassez de profissionais de marcenaria no mercado afeta diversos setores, especialmente aqueles voltados para a produção de móveis e objetos de decoração personalizados. A falta de incentivo e valorização da profissão, a falta de capacitação e formação adequada, além do desinteresse dos jovens pela área são algumas das razões que contribuem para este cenário.

A marcenaria artesanal é uma profissão que exige habilidades e conhecimentos técnicos específicos, adquiridos pela prática e pelo aperfeiçoamento constante. No entanto, muitos profissionais não recebem o devido reconhecimento por sua dedicação e talento, o que acaba por desestimular o ingresso de jovens talentos na área.

Mais: a falta de capacitação e formação adequada contribuem para a escassez de profissionais de marcenaria no mercado. Muitos cursos técnicos e de qualificação não abordam as técnicas tradicionais da marcenaria artesanal, o que pode dificultar a formação de novos profissionais e a renovação da mão de obra.

Por fim, o desinteresse dos jovens pela área também é um fator que contribui para a escassez de profissionais de marcenaria. Com o advento da tecnologia e o surgimento de outras áreas de interesse, muitos jovens não veem a área como uma opção de carreira.

Diante desse cenário, é importante valorizar e incentivar os profissionais de marcenaria, oferecendo capacitação e formação adequada, além de valorizar o trabalho artesanal e a singularidade de cada peça produzida.

Em sua fábrica em Pinhais (PR), a Madeira Certa trata a madeira como a matéria prima que dará origem a uma peça de arte. E o artesão, como o artista capaz de transformar ideias em sonhos.
Em sua fábrica em Pinhais (PR), a Madeira Certa trata a madeira como a matéria prima que dará origem a uma peça de arte. E o artesão, como o artista capaz de transformar ideias em sonhos.| Pedro Marmoré

O marceneiro como artesão, a marcenaria como arte

A Madeira Certa é uma empresa que acredita em sua equipe de marceneiros como artistas, e na marcenaria como obra de arte, cujo objetivo é incrementar a qualidade de vida de seus clientes. Para isso, tem em suas fileiras marceneiros qualificados, que buscam constante aprimoramento de técnicas e habilidades. Ao investir em melhorias e inovação, a excelência surge estampada no resultado final.

Todos os processos da marcenaria, desde a escolha dos materiais até a entrega e instalação dos produtos, do primeiro atendimento ao cliente à execução da obra, são cuidadosamente pensados. Toda madeira que entra na fábrica, localizada em Pinhais, é certificada e da mais alta qualidade. É, então, tratada e manipulada pelos marceneiros-artesãos com profissionalismo e esmero. A finalização dos móveis, seja com laca ou verniz, também é feita em cabine de pintura própria.

A Madeira Certa trabalha com um amplo rol de produtos que têm a madeira como matéria-prima, o qual inclui desde rodapés, portas e painéis até itens de movelaria. As exceções são cadeiras, móveis e elementos que tenham detalhes feitos em torno e ainda aqueles que seguem um estilo mais rústico.

Entender marceneiros como artistas é reconhecer a importância do trabalho manual, a riqueza que se expressa, de forma única, em cada detalhe trabalhado na madeira, e o resultado desse trabalho. Fruto de muita dedicação, transpiração e talento, que dão origem a peças únicas, exclusivas. É também valorizar a cultura e a tradição locais ao utilizar técnicas e materiais típicos da região. É, sobretudo, valorizar a singularidade e a sofisticação que somente uma produção artesanal pode proporcionar.

Para conhecer esse ateliê de produções únicas, siga a Madeira Certa nas redes sociais, Facebook e Instagram.