Nos locais onde há melão em abundância, a fruta é uma referência à luxúria. No Norte da Europa, onde é rara, o melão é uma referência à riqueza. Mas aqui em Curitiba, a fruta tem se tornado referência em arquitetura, com os ambientes originais e as soluções criativas do estúdio ·melão arquitetos, time formado por Caio Mehl e Lucas Alves de Castro e Selton Drasler.
O trio se conheceu enquanto cursava a faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Positivo. Fizeram diversos trabalhos acadêmicos juntos, mas também se engajaram em longos debates críticos sobre a profissão que escolheram e como pretendiam atuar na área.
A partir disso, os jovens arquitetos descobriram ter visões bastante distintas — Caio voltado às artes, Selton à organização e ao marketing, Lucas mais "pé no chão" —, mas encontraram nisso uma incrível sinergia de ideias. Quando unidas e debatidas, essas visões diferentes resultam em um poderoso potencial criativo.
"Foram essas divergências complementares de ideias que definiram nossa forma de atuação perante o mercado", conta Selton.
Essa forte personalidade e o potencial criativo também se mostram nos tipos de projetos realizados pela ·melão arquitetos: o time topa todos os desafios, desde reformas residenciais a obras comerciais, até projetos originais, como uma academia de parkour.
"A arquitetura deve ser praticada com uma visão geral, para que possamos sempre sair da zona de conforto e trazer soluções inovadoras. Afinal, uma solução utilizada em uma gigantesca construção pode ser o fundamento da ideia de um design de mobiliário", pondera Selton.
Inspire-se com os projetos do ·melão arquitetos

·melão arquitetos: um nome original para um escritório único
Mesmo com visões diferentes e complementares sobre a arquitetura, o trio de criativos por trás da ·melão arquitetos concorda em um gosto bastante peculiar: a paixão pelo sorvete de melão, muito consumido nas reuniões do grupo. Esse ponto de união foi uma das inspirações para o nome do estúdio, que buscava um batismo tão original quanto seus projetos.
Mas o melão também tem outras simbologias interessantes, como explicamos no início do texto, especialmente quando falamos do melão cantaloupe, o favorito do trio. A casca dessa variedade da fruta é repleta de tramas, que simbolizam a multidisciplinaridade de arquitetura, as ligações dos três sócios com a profissão e com seus clientes, além da conexão entre seus projetos e os outros aspectos da vida das pessoas — afinal, a arquitetura está em tudo!
Mas além da preferência pelo exótico sabor de sorvete, os arquitetos mantêm uma filosofia muito forte em seus projetos. As propostas devem ser atemporais, unindo o embasamento teórico e prático com profundos estudos sobre o cliente.
Selton afirma que, mais do que uma linguagem do estúdio, é importante que cada projeto tenha a cara do cliente. A personalidade da ·melão arquitetos aparece na criatividade e funcionalidade de suas entregas.
Isso fica mais evidente quando visualizamos os projetos em detalhes — há textos falando mais sobre alguns deles no brand channel do ·melão arquitetos. Você também pode entrar em contato com os profissionais pelas redes sociais ou pelo link abaixo.

