Piso estruturado mantém visual da madeira maciça e traz benefícios tecnológicos, como mais leveza, mais sustentabilidade, formatos maiores e preço mais baixo.
Piso estruturado mantém visual da madeira maciça e traz benefícios tecnológicos, como mais leveza, mais sustentabilidade, formatos maiores e preço mais baixo.| Foto: Divulgação
  • Por NOVOPISO
  • 08/03/2021 17:13

Sabia que o piso de madeira natural maciça é cada vez menos utilizado nos projetos de arquitetura e decoração pelo mundo? Nos Estados Unidos, por exemplo, há aproximadamente 30 anos essa opção clássica tem sido substituída pelo piso estruturado ou engenheirado, como é conhecido aqui no Brasil. Isso porque a estética do piso estruturado é a mesma do chão de madeira maciça.

“O visual e as texturas da madeira se mantêm. Por isso sua nobreza, aconchego, conforto térmico e acústico permanecem. O que muda é que, devido à tecnologia empregada, essa opção é 30% mais barata, três vezes mais sustentável, mais leve, mais durável e com pisos mais largos e compridos”, diz o empresário Fabio Scandian, que está à frente da Novopiso, marca reconhecida pela sólida tradição madeireira da família Scandian.

Mas como isso é possível? A engenheira civil Ana Paula Brandão Capraro, doutora em engenharia da construção e professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo, explica que o piso estruturado ou engenheirado consiste em uma base de madeira não tão nobre, como um compensado, que não ficará visível, e uma parte superior de madeira nobre ou de lei. Assim, a estética permanece a mesma da madeira maciça, mas com diversos benefícios. “A estabilidade é maior. Ele aguenta uma umidade maior sem que as fibras da madeira se descolem, abram frestas ou empenem. Por isso sua durabilidade alcança até 20 anos, dependendo do produto”, esclarece a especialista.

Piso estruturado ou engenheirado consiste em uma base de madeira não tão nobre, como um compensado, que não ficará visível, e uma parte superior de madeira nobre ou de lei, daí vem seu preço 30% menor.
Piso estruturado ou engenheirado consiste em uma base de madeira não tão nobre, como um compensado, que não ficará visível, e uma parte superior de madeira nobre ou de lei, daí vem seu preço 30% menor.| Divulgação

Piso maciço versus piso estruturado

O piso engenheirado, ou estruturado, utiliza 3 vezes menos madeira nobre, se comparado ao piso sólido (maciço). E 70% da sua madeira é de origem de reflorestamento. Por isso o produto é considerado mais sustentável e apelidado de piso ecológico, como ensina Scandian.

O proprietário da Novopiso destaca também que o piso estruturado é mais leve, graças à densidade da sua base. “Na obra, por exemplo, em uma área instalada no segundo andar ou até mesmo em um mezanino, o peso total da obra fica mais leve do que o piso sólido de madeira”, frisa.

O piso engenheirado oferece opções mais largas e compridas para paginação do ambiente, enquanto o piso maciço tem limitações, é menor e mais curto.
O piso engenheirado oferece opções mais largas e compridas para paginação do ambiente, enquanto o piso maciço tem limitações, é menor e mais curto.| Divulgação

Outro ponto em favor do piso engenheirado é que ele é mais largo e comprido. O piso maciço quase sempre tem limitação de tamanho e não permite instalação flutuante. De acordo com Scandian, a instalação flutuante é uma maneira simples de instalar o piso na obra sem precisar fixá-lo no chão com cola ou argamassa, mas por meio de um sistema de encaixe que deixa o piso ‘flutuando’. “Em razão disso, a remoção é fácil e não estraga o contrapiso. No caso do piso maciço, a madeira é colada e, em caso de retirada, o contrapiso é danificado”, lembra o empresário.

E no caso específico de aquecimento, o piso estruturado de madeira é superindicado, pois não empena com o calor. Já o piso sólido, pelo contrário, não é indicado para as situações de aquecimento, pois com o tempo pode abrir frestas e empenar.

Piso estruturado ou engenheirado da Novopiso tem garantia de 15 anos.
Crédito: Divulgação
Piso estruturado ou engenheirado da Novopiso tem garantia de 15 anos. Crédito: Divulgação| Divulgação

Piso ecológico com garantia de 15 anos

“O processo de fabricação do piso estruturado é muito simples, porém criterioso. Após o recebimento da madeira certificada pelos órgãos ambientais, secamos toda a madeira reflorestada e a madeira de lei em estufas que são aquecidas com o próprio resíduo da madeira (pó da serragem que sobra do processo de fabricação)”, conta o proprietário da Novopiso.

Depois essa madeira é lixada e calibrada em máquinas provenientes da Alemanha, Inglaterra e Itália, de altíssima precisão, para assegurar a qualidade do produto. Logo após a madeira é finalizada com 9 camadas de verniz cerâmico, com óxido de alumínio, que garante 15 anos de garantia do produto.

Serviço: Novopiso
Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, nº 2355 - Batel, Curitiba - PR
Site: www.novopiso.com.br