A feijoada executiva de O Jardineiro, servida no almoço das quartas-feiras.
A feijoada executiva de O Jardineiro, servida no almoço das quartas-feiras.| Foto: Gean Cavalheiro
  • Por O Jardineiro
  • 21/06/2022 13:48

Alguém resiste ao aroma da feijoada? O mais brasileiro dos pratos é tão adorado que tem dois dias ‘oficiais’ para ser curtido: quarta-feira e sábado.  E é a especiaria nacional preferida na hora de oferecer a estrangeiros que visitam o país. Não à toa, muitos voltam para os países de origem depois de férias no Brasil com ao menos duas palavras em português no vocabulário, encantado com o que experimentaram: ‘feijoada’ e ‘caipirinha’.

Outro elemento que torna a gastronomia brasileira algo rico e ímpar são as infinitas culinárias locais. Nessa lista interminável de mistura de ingredientes e sabores, o barreado é o prato que melhor representa a história e a diversidade da culinária e da cultura do litoral do Paraná. Tanto que há uma tradição saborosa que boa parte dos paranaenses não dispensa: descer a serra e saborear o prato em alguma cidade litorânea.

Pois essas duas marcas da gastronomia brasileira podem ser desfrutadas no confortável casarão das Mercês: O Jardineiro. A casa leva tão a sério o conceito da comida afetiva de qualidade, com o melhor do sabor nacional e a multidão de misturas locais, que oferece não apenas os pratos acima mencionados, mas também versões rápidas deles, como os bolinhos de feijoada e os bolinhos de barreado.

O barreado, prato típico do litoral paranaense, preparado de maneira única pela cozinha de O Jardineiro.
O barreado, prato típico do litoral paranaense, preparado de maneira única pela cozinha de O Jardineiro.| Crédito: Divulgação

No delivery, feijoada é de terça a domingo

Respeitando a tradição, a feijoada em O Jardineiro também é servida às quartas-feiras, no almoço executivo, e aos sábados, no bufê específico do prato. Mas para quem deseja desfrutar da mistura brasileiríssima de sabores em outros dias da semana, a casa oferece feijoada de terça a domingo, no almoço e no jantar, pelo delivery.

No restaurante, a feijoada é servida em caçarolas individuais, e o cliente pode escolher a carne de sua preferência. O Jardineiro é também um dos poucos a oferecer um bufê específico para a iguaria. O sucesso desse modelo de serviço, aliado à qualidade da feijoada, é tão grande que, aos sábados, há grupos que chegam para o almoço e já emendam a noite no O Jardineiro, para curtir a vasta carta de bebidas e as deliciosas comidas de boteco, embalados pelo melhor da música brasileira ao vivo.

O Restaurante O Jardineiro se destaca também por ter um espaço pensado e construído para receber famílias e amigos. Do parquinho para as crianças ao amplo deck externo, os ambientes da casa se adaptam para receber diferentes faixas etárias. À mesa, todo o carinho da culinária afetiva, daquele gostinho de feijoada cuidadosamente preparada pela mãe ou pela avó, que perfuma todo o ambiente e faz a família passar horas juntas. Tudo isso em um espaço semelhante a uma casa de fazenda em meio à cidade. Para essa alquimia, lança mão de temperos bem brasileiros e das minuciosas 28 horas de preparado da feijoada, o que torna a degustação algo único e surpreendente. E se você já provou a feijoada de O Jardineiro, não perca a chance de, até o próximo dia 23, elegê-la como a melhor da cidade na edição deste ano do Prêmio Bom Gourmet.

O mesmo cuidado que O Jardineiro tem no preparo da feijoada é adotado na preparação do barreado. Tudo com o objetivo de trazer, àqueles que experimentaram a tradição vinda das gerações anteriores, aromas e sabores da época; e levar aos que experimentam o prato pela primeira vez a riqueza da culinária do litoral do estado.

Bolinho de barreado e bolinho de feijoada 

Tão especial quanto os pratos preparados de modo único pela cozinha de O Jardineiro são as porções desses mesmos pratos, pensadas para o tão celebrado happy hour. Para aquela mesa animada de conversa depois do trabalho no início da noite, ou para ver a tarde passar diante dos janelões do casarão, as opções são os bolinhos de barreado ou a porção do suculento bolinho de feijoada. Tudo acompanhado pelos temperos e pimentas criados na casa, e por uma das 20 cervejas diferentes disponíveis.

“Nosso melhor produto é servir bem, é fazer o cliente se sentir em casa”, ressalta Marcelo Simões, gerente do Restaurante O Jardineiro. “É por isso que fazemos questão de manter o ambiente caseiro, como de uma casa de fazenda em meio à cidade. E para isso, nada melhor do que despertar memórias afetivas a partir dos nossos temperos e jeito de preparar e servir a comida”, avalia.

O Jardineiro fica na Avenida Manoel Ribas, 227, Mercês. Para mais informações, acesse o site e siga no Instagram.