Segundo Bernardo Winik, receita da Oi em 2020 cresceu quase cinco vezes, atingindo R$ 402,3 milhões.
Segundo Bernardo Winik, receita da Oi em 2020 cresceu quase cinco vezes, atingindo R$ 402,3 milhões.| Foto: Divulgação
  • Por Oi
  • 16/12/2020 11:40

A Oi registrou o crescimento de 100% no número de clientes da rede de fibra ótica em 2020, passando de 1 milhão para 2 milhões. Para o próximo ano, o plano da companhia é ainda mais agressivo, com o objetivo de alcançar a marca dos 4 milhões de novos usuários do serviço, 228 cidades atendidas e aproximadamente de 14,5 milhões de endereços.

Atualmente, a empresa está presente em 134 cidades brasileiras e a rede de fibra ótica oferece cobertura para 8,7 milhões de casas. Em 13 capitais, a Oi Fibra é líder de mercado.

Soluções

De acordo com o presidente da empresa, Rodrigo Abreu, a fibra ótica é o principal pilar do plano de transformação da companhia, com a oferta de soluções para fins residenciais, empresariais e corporativos. “A situação que o mundo está atravessando este ano, por conta da pandemia, mostrou de forma definitiva como a agenda da conectividade de alta qualidade e disponibilidade é essencial para todos, sejam empresas, sejam pessoas, sejam entidades públicas e governo”.

A companhia foi a única entre as principais operadoras a aumentar participação no mercado de ultra banda larga em 2020. Em coletiva de imprensa realizada na última semana, Bernardo Winik, vice-presidente de Clientes da empresa, destacou o crescimento da base de assinantes e ressaltou que 80% desse público não tinha relacionamento com a Oi, mas adquiriu o serviço a partir da experiência e avaliação de outras pessoas. Tanto que a receita da empresa nesse período cresceu quase cinco vezes, atingindo R$ 402,3 milhões e um valor de receita anualizada futura superior aos R$ 2 bilhões.

Investimentos

Para a continuidade do plano de expansão da empresa, os investimentos serão mantidos e a expansão do serviço terá continuidade em 2021, mesmo com o fim da pandemia e do isolamento social. “O hábito das pessoas mudou. Muitas empresas vão manter o home office, e a penetração da banda larga no país nos dá tranquilidade para falar que o ritmo vai se manter”, garantiu Winik.

A Oi Fibra foi lançada em 2018 e se tornou uma opção para democratizar o acesso da população brasileira ao serviço de banda larga de qualidade.

A Oi integra um grupo mundial, liderado pelo ETSI, de padronização e criação de um serviço de fibra de 5.ª geração, denominado F5G. Dentro desse projeto de expansão, a companhia pretende lançar o XGS-PON, uma nova tecnologia de internet fixa e que deve ser apresentada ao mercado ainda no primeiro semestre de 2021.

O F5G permite alcançar taxas de transmissão de dados superiores a 1 Gbps por cliente, podendo chegar até 10 Gbps por cliente. Segundo a empresa, a novidade permite realizar simultaneamente – com estabilidade e baixa latência – diferentes atividades que exigem alta performance de internet. É o caso de uso de ferramentas com recursos de realidade virtual em tempo real, assistir vídeos em 8K, jogos online de alta complexidade e downloads de grandes arquivos, por exemplo. “Estamos entrando com a quinta geração da fibra ótica. Isso significa implementar o XGSPON, tecnologia que permite velocidades até maiores e com simultaneidade de downloads e uploads”, explicou o vice-presidente de Operações e Tecnologia da Oi, José Cláudio Moreira Gonçalves.