Entenda o porquê se atentar a prevenção da toxoplasmose ocular durante a gravidez
Entenda o porquê se atentar a prevenção da toxoplasmose ocular durante a gravidez| Foto: Divulgação
  • Por Super Ótica São José
  • 17/12/2019 14:07

A toxoplasmose ocular é uma das infecções oculares mais comuns. Ela costuma se manifestas em pessoas de 25 a 45 anos e se não tratadas a tempo, podem causar uma redução visual severa, ou até mesmo na perda de visão total.

Por isso, é tão importante fazer todos os exames regularmente e se atentar ainda mais para a possibilidade da toxoplasmose na gestação, para que não haja nenhuma consequência para a mãe e para a criança.

A toxoplasmose acontece graças a um parasita chamado de toxoplasma gondii, e a doença pode ser transmitida através do consumo de alimentos de carnes malcozidos ou até mesmo de verduras mal lavadas.

Como muitas doenças contagiosas, se não tratada a tempo, a toxoplasmose ocular pode ocasionar graves consequências, como a transmissão da doença para o feto, comprometendo sua capacidade visual antes mesmo de nascer.

Para que a prevenção seja feita sempre de maneira regular e para ajudar na saúde visual da mãe e da criança, a Super Ótica São José comenta neste artigo quais são as principais características da toxoplasmose ocular na gestação e como poder evitar possíveis complicações.

Principais sintomas

As principais sintomas que podem ajudar a ter mais atenção para a possibilidade de uma toxoplasmose ocular na gestação são:

  • Incômodos visuais
  • Dores constantes nos olhos
  • Diminuição da visão
  • Moscas volantes

É muito importante que a mulher esteja sempre atenta a esses sintomas. Se tratado a tempo, não existe chances de consequências mais graves e a saúde do bebê se manterá intacta.

Tratamento

Apesar da constatação da toxoplasmose ocular ser feita apenas por um oftalmologista após diversos exames específicos, é fundamental que o seu médico solicite um mapeamento de rotina.

Pelo diagnóstico ser apenas clínico, dependendo da situação, a mulher precise se submeter a exames mais complexos. Desde a sorologia sanguínea até a punção intravítrea.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da toxoplasmose ocular pode ser feito de diferentes formas. Tudo vai depender da gravidade do caso.

Ele poderá ser feito com duração entre 6 a 12 semanas para pacientes imunocompetentes, ou seja, mulheres que não tenham seu sistema imunológico comprometido.

Já para mulheres que tiverem sua imunidade comprometida por algum motivo, precisarão de um tratamento mais prolongado e forte para não comprometer a vida da criança.

Para evitar qualquer tipo de sintoma, esteja sempre fazendo os exames de rotina em seu oftalmologista. Isso é fundamental para garantir uma saúde visual de qualidade.

E se você precisa modificar a lente dos seus óculos, conte com as Óticas São José, que há mais de 50 anos cuida da sua visão através das melhores óticas em Curitiba.

Faça seu orçamento online de forma simples e descomplicada através do WhatsApp. Conte com quem sabe o que está fazendo.

Mais informações visite nosso Blog