O empreendimento, que também foi inspirado nas SteakHouses americanas, possui um design forjado em cores fortes e quentes, que remetem ao fogo e à brasa.
O empreendimento, que também foi inspirado nas SteakHouses americanas, possui um design forjado em cores fortes e quentes, que remetem ao fogo e à brasa.| Foto: Divulgação
  • Por Ox Room Steakhouse
  • 04/11/2021 13:34

Que Curitiba é um celeiro de arte, arquitetura e gastronomia, disso não restam dúvidas. Na última década, a cidade tem ganhado notoriedade por sua alta gastronomia, criatividade artística e arquitetônica. A combinação entre esses três elementos é o que diferencia um estabelecimento bonito e funcional de um lugar que promete uma experiência completa ao cliente. E é exatamente isso que a The Ox Room SteakHouse promete.

Em linhas gerais, a Ox é um estabelecimento que serve carnes nobres, em estilo slow food, com bar e um salão amplo denominado Garden e música lounge ambiente, área externa e lounge interno. A integração entre os espaços, além do bom uso das artes nas paredes e na estrutura, torna o ambiente descontraído e confortável. Quem escolhe ir à Ox usufrui não somente da gastronomia, mas de uma experiência completa, que inclui a arquitetura e o design.

Um tour pelo lugar

Embora começar este tour pela fachada seja um clichê, não há nada de trivial na fachada da Ox.

Guilherme Bez, arquiteto que assinou pelo lugar, a descreve como uma “dança das chamas”. Por isso, mesmo de longe, é possível ver a estrutura em fitas de néon amarelas e vermelhas, posicionadas de maneira que remeta a fogo e brasa.

Para entrar na Steak house, você sobe uma escadaria iluminada que dará para um deck ao ar livre, com mesas e cadeiras para quem quiser beber e fazer suas refeições ali num ambiente mais fresco.

Dentro do ambiente, logo no hall, há uma adega de vinho ao lado de um quadro que exibe uma mulher comendo uma carne nobre. Já no lounge, sofás longos, verde azulados com detalhes em dourado, tornam o lugar aconchegante e sofisticado — o grande espelho disposto em uma parede de madeira carbonizada ajuda a ampliar o espaço.

Já o bar em formato de ilha, que serve ao restaurante e à área externa, foi projetado com iluminação móvel. Uma nuvem de lenhas pairando sobre as mesas de madeira maciça dão um toque mais lúdico ao ambiente, enquanto um papel de parede com estampa de pele de crocodilo avermelhada ajuda a compor a inspiração do lugar.

“Ox é um espaço rústico, mas contemporâneo, industrial, porém moderno, com certa ousadia de materiais, detalhes e arte. É essa quantidade de detalhes que o diferencia dos demais restaurantes”, explica Guilherme.

Além disso,muito da construção original foi mantida, preservando várias paredes de tijolos à vista. Tudo foi construído com madeira reciclada, colunas em rebites metalizados e aço enferrujado para remeter às pontes industriais — uma referência às cidades de Nova Iorque e Londres.

A Ox ganhou como melhor design de interiores da América Central e Sul, na categoria eating space.
A Ox ganhou como melhor design de interiores da América Central e Sul, na categoria eating space.| Divulgação

Por fim, as mesas são dispostas em um largo salão e a cozinha possui parede de vidros, permitindo que os clientes assistam ao preparo da sua refeição. Do lado de fora, um espaço aberto com algumas araucárias iluminadas. Assim, a arte e a natureza se mesclam.

Prêmios internacionais: arquitetura curitibana na mira do mundo

Além do reconhecimento que a Ox tem recebido por parte dos curitibanos, que veem o empreendimento como um espaço de muita personalidade, o estabelecimento também chamou a atenção da comunidade internacional. Por isso, foi nomeada para dois prêmios: o International Design Awards (IDA) e o Liv Hospitality Design Awards.

No primeiro, a steak house levou o bronze na categoria “interiores e restaurantes”. O prêmio levou em conta todos os detalhes do ambiente e o fato de que, juntos, oferecem uma verdadeira explosão de emoções. Nenhum outro empreendimento brasileiro foi premiado nesta categoria.

No segundo, a Ox ganhou como melhor design de interiores da América Central e Sul, na categoria eating space. Em termos de comparação do quanto este prêmio foi importante, no continente asiático, o vencedor foi o restaurante projetado por Zaha Hadid, famoso escritório de arquitetura.

“Isso mostra que os jurados internacionais valorizam a nossa arquitetura e design. Isso é muito importante para Curitiba e para o Brasil, prova que quem vem conhecer a Ox passa por uma experiência diferenciada e única”, finaliza Guilherme.

Interessado em conhecer a Ox? Clique aqui e faça sua reserva pelo WhatsApp. 4199779-3354

A casa funciona para almoço de segunda a quinta, das 11h45 às 23h e, na sexta, das 11h45 às 24h. Para jantar, de segunda a quinta, das 19h à meia noite. Na sexta, das 19h à 24h. Nos fins de semana, sábado, das 11h45 à 24h e, aos domingos, das 11h45 às 22h. O happy hour acontece de segunda a sexta das 15h às 18h.