A pandemia de Covid-19 obrigou muitos empreendedores a digitalizarem seus negócios às pressas
A pandemia de Covid-19 obrigou muitos empreendedores a digitalizarem seus negócios às pressas| Foto: Crédito: Divulgação
  • Por Parceiro BEES
  • 18/02/2022 09:54

Comprar insumos com eficiência é fundamental para o sucesso de um empreendimento no setor de alimentação, seja um bar, restaurante ou um carrinho de cachorro-quente, por exemplo. E nada melhor do que contar com a tecnologia para esta tarefa.

A pandemia de Covid-19 obrigou muitos empreendedores a digitalizarem seus negócios às pressas. Segundo dados do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas, 70% dos empresários brasileiros passaram a atuar em redes sociais ou aplicativos em 2021. Em 2020, o número não passava de 60%.

A digitalização não é somente um novo canal para vendas, mas uma maneira de ganhar tempo, autonomia e eficiência, algo que muitos empreendedores de Curitiba já compreenderam. Os Estados do Paraná e São Paulo lideram o ranking do uso de softwares e aplicativos que auxiliam na gestão completa ou parcial dos negócios: 35% dos entrevistados utilizam ferramentas com essa finalidade.

Os empreendedores precisaram encontrar novos meios para vender de portas fechadas
Os empreendedores precisaram encontrar novos meios para vender de portas fechadas| Divulgação

Tal dado não surpreende. Afinal, durante a primeira onda da pandemia, os empreendedores precisaram encontrar novos meios para vender de portas fechadas, o que impulsionou o uso de ferramentas como WhatsApp e aplicativos como Zé Delivery e Ifood. Agora, porém, é chegado o momento de transportar esse aprendizado para o outro lado do balcão.

Cientes desta necessidade, startups e grandes corporações lançaram soluções para quem precisa repor os estoques no conforto do seu estabelecimento ou residência. É o caso do aplicativo BEES, uma espécie de atacado virtual que permite a compra de diversos produtos, como bebidas, biscoitos, enlatados, doces e carnes. Desenvolvido pela Ambev e disponível nas plataformas Android e IOS, a ferramenta conta com parcerias com indústrias como Bunge, Camil, Piracanjuba, Mondelez e, mais recentemente, BRF (dona das marcas Sadia e Perdigão) – que deve iniciar as vendas pelo Bees em 2022.

“O BEES é uma plataforma de comércio eletrônico voltada para compradores profissionais. Nós transformamos aquela rotina do vendedor antigo, que passava uma vez por semana no bar ou restaurante, tirava o pedido e seguia para a próxima visita. Caso o empreendedor não estivesse no estabelecimento na hora, ele tinha que ligar para a central ou esperar até a outra semana. Derrubamos essas travas e demos muito mais comodidade, conforto e flexibilidade para os nossos clientes, explica Leonardo Almeida, Diretor de Marketplace do BEES.

Leonardo Almeida, Diretor de Marketplace do BEES
Leonardo Almeida, Diretor de Marketplace do BEES| Crédito: Divulgação

Pelo app, além da praticidade e economia, tendo acesso direto a dezenas de fabricantes, o empreendedor também pode acumular pontos por meio de um sistema “cashback”, onde a cada R$ 1 gasto em compras ele ganha de um a três pontos a serem trocados por produtos disponíveis na plataforma. A entrega é feita no local escolhido pelo comerciante e o frete é grátis.

Esse tipo de tecnologia faz com que os comerciantes passem a ter mais tempo, o que permite aumentar as vendas, afinal, o período antes dedicado à ida a um atacado pode ser revertido em mais tempo de portas abertas.

Um desses empreendedores de Curitiba é Fabiano Moraes, dono da La Casa del Tabaco, localizada no bairro do Batel. Ele enxerga o uso do BEES como uma solução e uma ferramenta de gerenciamento. “É por ela que confiro os produtos, controlo os preços, as entregas e até o faturamento. É o futuro. Ter que se deslocar para um atacado ou ficar esperando o vendedor passar na sua porta está ficando para trás. A pandemia acelerou o que já era uma realidade, então, temos que absorver e aprender a usar as novidades tecnológicas”, comenta.

Empreendedores da La Casa del Tabaco, Fabiano Moraes
Empreendedores da La Casa del Tabaco, Fabiano Moraes| Crédito: Divulgação