Lançados no Brasil três vinhos MasterChef, espanhóis da Rioja e Ribera del Duero.
Lançados no Brasil três vinhos MasterChef, espanhóis da Rioja e Ribera del Duero.| Foto: Divulgação
  • Por Porto a Porto
  • 02/05/2022 13:38

O programa de culinária mais bem-sucedido do mundo, o MasterChef, ingressou no mundo dos vinhos e agora três rótulos chegam ao Brasil exclusivamente pelo e-commerce Grande Adega. São tintos criteriosamente selecionados na Espanha pelo sommelier Javier Gala, da Rioja e da Ribera del Duero, duas denominações que produzem alguns dos rótulos mais cobiçados do mundo.

Javier Gala, que já foi considerado cinco vezes o melhor sommelier da Espanha e atualmente é presidente da Madrid Sommelier Association, selecionou rótulos que evidenciassem o melhor do terroir do país. O MasterChef Crianza DOCa Rioja (DOCa é Denominação de Origem Qualificada, a classificação mais alta da Espanha) apresenta aromas intensos que combinam fruta vermelha com especiarias e cacau. Complexo e equilibrado, possui taninos finos e macios. Na composição, as uvas Tempranillo (90%) e Graciano (10%) selecionadas em vinhedos muito antigos. O vinho amadurece por 14 meses em barricas de carvalho francês e posteriormente 12 meses na garrafa antes de chegar ao mercado. A safra que chegou por aqui é a 2018. Harmoniza perfeitamente com carnes de caça e assados, além de guisados e queijos curados.

Elaborado com a uva Tempranillo, o MasterChef Roble DO Ribera del Duero 2018 destaca-se pelos intensos aromas de frutas do bosque e notas florais. Extremamente equilibrado, traz sabores de frutas vermelhas com notas de tabaco e canela. Os vinhedos de Tempranillo são ricos em calcário e estão em alta altitude, o que confere o caráter mineral e a elegância deste tinto. Carnes vermelhas, embutidos e queijos curados são ótimas combinações.

O terceiro rótulo é o MarterChef Tempranillo, tinto fácil de agradar o paladar com suas delicadas notas frutadas. Macio e equilibrado, é perfeito para acompanhar pizzas, hamburgueres ou tábuas de frios.