Coxinhas dos Postos Pelanda, premiadas pelo Bom Gourmet da Gazeta do Povo
Coxinhas dos Postos Pelanda, premiadas pelo Bom Gourmet da Gazeta do Povo| Foto: Divulgação/Postos Pelanda
  • Por Postos Pelanda
  • 12/11/2019 17:47

Cartão-postal da Rede Pelanda, a coxinha servida nas lanchonetes e em 10 postos da marca é bicampeã do Prêmio Bom Gourmet. Ela foi eleita em 2018 e 2019 a melhor coxinha de Curitiba. Tanto sucesso impacta na produção do quitute. Ao todo a fábrica central da rede, no bairro Fanny em Curitiba, chega a produzir mais de 3,8 mil unidades do famoso salgado, por dia.

Apesar de o tempero ser secreto, os criadores contam que a massa é feita basicamente de batata e leite. Na montagem, uma generosa camada de requeijão envolve o frango temperado com caldo de legumes. O sucesso mora justamente no uso de ingredientes e temperos naturais neste processo.

Depois de fechada, a coxinha é empanada com farinha de rosca de produção própria e frita no óleo de algodão. Além de um controle rigoroso da temperatura e qualidade do óleo, também o tempo que o salgado passa na estufa é respeitado à risca, como uma forma de manter a crocância. A coxinha, de aproximadamente 200 gramas, é vendida 24 horas por dia.

“Ela é um de nossos maiores orgulhos porque sabemos que a premiação é resultado do reconhecimento e aprovação de nossos clientes, em nosso dia a dia”, comenta a diretora dos Postos Pelanda, Ana Paula Pelanda. “Agora nosso objetivo é mostrar que as nossas lanchonetes também vendem outros salgados igualmente maravilhosos e que valem a pena ser experimentados”, conta. Além da coxinha, a cozinha central também produz o bolinho de carne, o salgado mais pedido na rede depois da queridinha coxinha. Em seguida aparecem os democráticos quibe, rissoles e croquete.

Equipe da fábrica de salgados dos Postos Pelanda
Equipe da fábrica de salgados dos Postos Pelanda| Divulgação/ Postos Pelanda

“Mesmo sendo um posto de combustível, optamos por montar uma fábrica de salgados justamente para atender os critérios de qualidade exigidos pelos proprietários da rede”, conta a nutricionista dos Postos Pelanda, Maristela Muraro. “Isso deu tão certo que hoje somos um case de sucesso. Muito disso está atrelado ao treinamento dos funcionários, a matéria-prima sempre fresca e de qualidade e ao trabalho de fabricação em dois turnos, de segunda a sábado”, arremata a nutricionista.