Os planos da família em longo prazo podem definir se é melhor alugar ou comprar um imóvel
Os planos da família em longo prazo podem definir se é melhor alugar ou comprar um imóvel| Foto: Shutterstock
  • Por Prestes
  • 25/11/2022 12:45

Começar a investir em sua própria moradia nem sempre é fácil, pois chega uma hora em que bate a dúvida entre comprar ou alugar um imóvel. Confira as vantagens e desvantagens de cada escolha e entenda o que mais tem a ver com seu atual momento de vida.

Alugar um imóvel e suas vantagens

O aluguel é a forma mais rápida de conseguir ocupar um imóvel. Se você tem pressa ou emergência de se mudar, é melhor buscar primeiro por esta opção. É sempre importante planejar-se financeiramente: o ideal é que o valor do aluguel não represente mais do que um terço de seu orçamento.

Outro caso em que é mais vantajoso continuar no aluguel é quando esta é uma escolha temporária. Se nos próximos anos estáestão em seus planos mudar de cidade ou país, o aluguel pode ser uma boa opção.

Desvantagens de alugar

Contudo, o aluguel não é vantajoso para planos a longo prazo, afinal, a cada ano o valor é reajustado de acordo com a inflação e pode representar um aumento de despesa.

Parece meio óbvio, mas outro problema de morar de aluguel é que você não é dona do imóvel, não pode fazer reformas ou mudanças significativas sem autorização do proprietário.

Outro cenário ruim acontece quando o proprietário pede o imóvel de volta, e você precisa desocupá-lo o mais breve possível – mesmo que não seja a sua vontade no momento.

Resumindo, estas são as vantagens e desvantagens de alugar um imóvel:

  • É uma forma rápida de se conseguir um imóvel;
  • Vale a pena quando a mensalidade não ultrapassa um terço do orçamento;
  • É uma boa saída temporária, quando seus planos em longo prazo são de mudar de cidade ou país.
  • O valor do aluguel pode ser reajustado a cada ano;
  • Não pode fazer reformas ou mudanças significativas no imóvel sem o aval do proprietário;
  • Conviver com a insegurança do proprietário pedir a desocupação do imóvel.

Comprar um imóvel exige planejamento e comprometimento

A compra do imóvel exige um bom planejamento e uma reserva financeira. É necessário ter um valor de entrada de pelo menos 20% do imóvel. Por exemplo, se está interessada em um imóvel que custa R$300 mil, será necessário ter ao menos R$60 mil para a entrada.

Lembrando que é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para compor a entrada. Se está pensando em comprar um imóvel junto com seu companheiro(a), dá para contar com o FGTS de ambos para isso.

O financiamento de imóvel geralmente é bastante longo, pode durar até 25 anos. Por isso, é importante ter em mente que nestes próximos anos você terá que honrar com esta dívida.

Comprar um imóvel tem muitas vantagens

O valor da parcela do financiamento geralmente é fixo ou decrescente, vai diminuindo ao longo do tempo. É uma grande vantagem em relação ao aluguel, que cresce com o passar dos anos e pode ter uma parcela maior do que a do financiamento da casa própria.

Como o imóvel é seu, você pode decorar como sempre sonhou, pintar paredes, trocar piso e qualquer outro ajuste que acredite ser necessário e deixar com a personalidade da família. Caso seja um apartamento, vale levar em consideração também as regras do condomínio. Na troca de portas ou janelas alguns solicitam que se mantenha o padrão do que foi entregue.

A compra de um imóvel representa também a garantia de um patrimônio familiar que será desfrutado por você e por seus filhos no futuro. O imóvel pode ser considerado um investimento duradouro em longo prazo, pois boa parte deles se valoriza ao longo do tempo.

Resumo das vantagens e desvantagens da compra do imóvel:

  • Necessidade de investimento importante na entrada do imóvel, que representa pelo menos 20% do valor.
  • Financiamento geralmente é em longo prazo e as parcelas podem durar muitos anos.
  • O valor da parcela do financiamento é fixo ou decrescente, vai diminuindo ao longo do tempo, diferente do aluguel que cresce com o reajuste anual.
  • O imóvel é sua propriedade, você tem a liberdade de decorar ou realizar mudanças como quiser.
  • Seu imóvel é um patrimônio familiar que poderá ser utilizado por sua família e seus filhos.
  • O imóvel é um investimento em longo prazo, que geralmente se valoriza ao longo do tempo.

Já pensou em investir no imóvel na planta?

Muitas vezes, a família está no aluguel de forma passageira até conseguir juntar um valor para a compra do imóvel. Neste caso, pode-se considerar a compra de um imóvel na planta, pois é possível parcelar o valor de entrada até a construção do imóvel.

Outra vantagem da compra do imóvel na planta é a possível valorização do bem até seu lançamento. A Construtora Prestes tem um case interessante com o empreendimento Eleva Arvoredo, que valorizou 40% antes mesmo da entrega do imóvel.

Ficou interessado nesta possibilidade de ter o imóvel próprio contando com a parceria de uma construtora experiente? Fale com a Prestes.