Entenda a importância de exames de imagem para o diagnóstico de AVC
| Foto:
  • Por Primamed
  • 27/01/2022 17:05

O Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente pela sua sigla AVC, é a segunda principal causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Felizmente, o socorro rápido e o diagnóstico preciso ajudam a diminuir a taxa de mortalidade, que chega a 6 milhões ao ano.

O que é o AVC?

O acidente vascular cerebral é a interrupção do fornecimento de sangue em alguma parte do cérebro.

Atualmente, classifica-se a doença em dois tipos: AVC isquêmico acontece quando uma artéria obstruída impede a passagem de sangue para células cerebrais, que acabam sofrendo lesão e podem morrer.

Já o AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Quando comparado ao AVC isquêmico, este último é mais letal e raro.

Devemos ficar atentos ao início súbito dos sintomas que podem incluir: dificuldade para falar ou entender a fala, confusão mental, alterações visuais, dores de cabeça de forte intensidade, bem como dormência, fraqueza ou paralisia de braços e pernas.

A importância dos exames de imagem

A rapidez no socorro, diagnóstico e tratamento aumenta as chances de recuperação completa do AVC. Portanto, os exames de imagem são essenciais.

Dentre os principais exames que diagnosticam a condição, estão: Tomografia Computadorizada e Ressonância magnética.

Quais exames ajudam no diagnóstico do AVC

A tomografia computadorizada costuma ser o primeiro exame solicitado para a identificação do AVC. O objetivo nessa fase é confirmar ou excluir componente hemorrágico, o que muda totalmente a conduta terapêutica.

A Ressonância magnética é um método mais sensível permitindo o diagnóstico de lesões em uma fase mais precoce (AVC hiperagudo).

Outros exames também podem ser utilizados na investigação das causas do AVC, são eles o doppler de artérias carótidas e vertebrais e angiografias.

O doppler de artérias carótidas e vertebrais é uma ecografia realizada na região do pescoço que examina as artérias que nutrem o cérebro. Esse exame é capaz de diagnosticar estreitamentos, placas de gordura, dilatações(aneurismas) e más-formações.

As angiografias são exames minimamente invasivos capazes de avaliar as artérias e veias cerebrais.

Cuide da sua saúde

A Primamed é uma clínica especializada em exame de imagens e realiza todos os  procedimentos descritos neste artigo, além de Mamografia Digital, Ultrassonografia Geral e Obstétrica, EcoDoppler, Densitometria Óssea, Raios X Digital, punções e biópsias.

É a primeira clínica de diagnóstico de imagem localizada em Pinhais (PR), Região Metropolitana de Curitiba.

Dentre seus princípios e objetivos, a Primamed busca manter-se atualizada com os melhores equipamentos, além de possuir um corpo clínico capacitado e disponível para atender médicos e pacientes da melhor maneira possível.

Conheça as instalações da Prima Medicina! A clínica fica localizada no centro de Pinhais, Rua Bolsão dos Papagaios, 48.

Clique aqui e agende seu exame pelo WhatsApp.

Primamed
Diretora Clínica: Dra. Flávia Orizzi de Souza Sandrin - CRM/PR: 27.862
Diretor Técnico: Dr. Lucas Azevedo Lopez de Andrade - CRM/PR: 35.637