Dentre as principais causas da hérnia de disco, destacam-se a predisposição genética, o tabagismo e o sedentarismo.
Dentre as principais causas da hérnia de disco, destacam-se a predisposição genética, o tabagismo e o sedentarismo.| Foto: Shutterstock
  • Por Primamed
  • 27/01/2022 16:44

Você já deve ter ouvido falar sobre a hérnia de disco, conhecida por causar dor intensa na coluna e que, quando agravada, impede os pacientes de realizarem atividades simples do cotidiano, como trabalhar, andar e se locomover com desenvoltura.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a doença é mais comum do que se pensa, e atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros.

Continue a leitura e entenda as causas da hérnia de disco, seus sintomas e como diagnosticá-la.

Hérnia de disco: o que é a doença

Para entender melhor como a doença se manifesta e progride, imagine a coluna vertebral humana.

É ela a responsável por sustentar todos os ossos do corpo, por proteger a medula espinhal e as raízes nervosas. Para amortecer todo esse impacto, entre cada vértebra, há um disco elástico que suporta a deformação e garante à coluna maior estabilidade.

A hérnia de disco écausada pelo envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral, que podem tocar as raízes nervosas que emergem da coluna. Podendo levar a crises de dor que caracterizam a doença.

Principais sintomas da hérnia de disco

Antes de explicarmos os sintomas, é preciso explorar os diversos tipos de hérnia de disco.

A coluna vertebral é composta por 33 vértebras, sendo elas cervicais, torácicas e lombares.

A hérnia de disco émais frequente em áreas mais expostas ao movimento, como nas regiões lombar e cervical da coluna.

No caso da hérnia cervical, os pacientes costumam sentir dores nos braços, pescoço, nuca, ombros e na parte superior das costas. Essa dor acontece porque os nervos ou a medula espinhal foi atingida. Também é comum sentir fraqueza e formigamento nos braços, mãos e dedos.

Já nas hérnias localizadas na lombar, a dor costuma irradiar para as nádegas, costas ou pernas, e também é causada pela compressão e inflamação de nervos na região.

Como diagnosticar a hérnia de disco

Apesar de ser possível diagnosticar clinicamente, exames de imagem como ressonância magnética determinam com exatidão o local onde está localizada a hérnia e o tamanho da lesão provocada por ela. Com o resultado em mãos, o médico responsável pode prescrever um tratamento mais assertivo.

Entretanto, escolher uma clínica de confiança para realizar os exames é de suma importância, visto que a qualidade das imagens é essencial para o diagnóstico.

Neste aspecto, a Primamed, clínica especializada em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, possui aparelhos modernos e corpo clínico qualificado e se dedica a acompanhar a evolução tecnológica que ocorre no campo da imagem.

Qual o melhor tratamento para hérnia de disco?

Na maioria dos casos, o tratamento da hérnia de disco é realizado com fisioterapia combinada ao uso de medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

A cirurgia só é cogitada quando o paciente não responde às intervenções menos invasivas. Neste caso, a parte do disco que está comprimindo e inflamando a raiz nervosa é removida por meio de uma cirurgia.

Se você se reconheceu em algum desses sintomas ou já possui uma requisição para um exame de imagem, procure realizar os exames e acompanhamentos para evitar a evolução da doença.

Clique aqui e agende seu exame pelo WhatsApp da Primamed.

Diretora Clínica: Dra. Flávia Orizzi de Souza Sandrin - CRM/PR: 27.862
Diretor Técnico: Dr. Lucas Azevedo Lopez de Andrade - CRM/PR: 35.637