reforma de apartamento
Empresas como a R3 Retrofit podem tornar o seu sonho realidade.| Foto: Freepik
  • Por R3 Retrofit
  • 13/12/2023 14:18
  • Atualizado em 19/01/2024 às 18:27

Está pensando em comprar um apartamento? Certamente, a dúvida sobre comprar um novo ou reformar um usado já passou pela sua cabeça.

Pensando nisso, separamos esse conteúdo para te auxiliar nessa jornada. Além disso, mostraremos como o retrofit, tendência europeia que está ganhando espaço no Brasil, é o melhor custo-benefício para quem busca incrementar o lar.

Os tópicos a serem abordados ao longo deste material são:

  • Apartamento novo ou apartamento antigo: qual a melhor opção?
  • “Reformar” apartamento antigo? Escolha o retrofit
  • Apartamento antigo ''reformado'' com retrofit: conheça as possibilidades

Para saber mais, siga a leitura.

Veja também | Retrofit: saiba por que é uma das tendências que mais cresce na arquitetura

Apartamento novo ou apartamento antigo: qual a melhor opção?

Ao adquirir um apartamento, muitas opções são apresentadas. Entretanto, a escolha mais difícil de se fazer é: comprar um apartamento novo ou um apartamento antigo?

Ambos têm suas vantagens e separamos as principais abaixo. Confira!

Apartamentos novos

Adquirir um imóvel novo está alinhado ao menor custo de manutenção. Inicialmente, não será preciso investir em melhorias na estrutura do espaço.

Outro ponto positivo é a maior personalização dos móveis, das cores e distribuição de todos os elementos internos da residência. Afinal, por ser o primeiro morador, você poderá organizar esses itens do jeito que preferir.

Entre os pontos negativos dos apartamentos novos estão o espaço interno, que é cada vez mais reduzido, e a localização que, em muitas das vezes, são em bairros mais afastados.

Apartamentos antigos

Em contrapartida, os apartamentos antigos têm vantagens atreladas, principalmente, à localização. Normalmente, eles estão localizados em bairros nobres, tornando o metro quadrado mais caro.

Além disso, outro grande diferencial de apartamentos antigos é a estrutura interna. Esses ambientes têm algumas características que o tornam único: como o amplo espaço dos dormitórios e as janelas grandes.

Precisamos pontuar algo negativo dos apartamentos antigos: as modificações necessárias.

Em geral, ao optar por um apartamento mais antigo, sua estrutura está mais desgastada, assim como a parte hidráulica e elétrica que precisarão de algumas adaptações.

É por isso que a maioria dos compradores de imóveis desse tipo acabam recorrendo às reformas, o que torna-se um empecilho para muitas pessoas no momento de compra.

Mas se dissermos que existem uma opção que moderniza apartamentos antigos com melhor custo-benefício comparado às reformas e que tem duração máxima de 4 meses, você gostaria de conhecer?

Se a sua resposta for positiva, vá para o próximo tópico.

“Reformar” apartamento antigo? Escolha o retrofit

Essa é uma técnica de modernização de imóveis antigos, que surgiu na Europa, mas está ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

É por isso que utilizamos o termo reforma entre aspas, pois o retrofit não é uma reforma e vice-versa. Porém, vamos empregar o termo para o melhor entendimento da técnica.

Com isso em mente, veja algumas vantagens do retrofit em apartamentos antigos:

  • Valorização do imóvel - mesmo com pequenas reformas, o seu apartamento antigo já terá um valor agregado diferenciado. Por outro lado, com o Retrofit, o índice de valorização chega em até 40%, sendo uma excelente opção para possível venda do imóvel no futuro. 

Veja também | Retrofit pode aumentar em até 40% o valor do seu imóvel. Entenda

  • Personalização total do imóvel - mesmo com pequenas reformas, sua distribuição de ambientes pode ser totalmente modificada. O retrofit sai na frente nesse sentido, pois conta com o auxílio de arquitetos e engenheiros, que mantêm as estruturas únicas do imóvel, sem deixar de lado a personalização do espaço. 

Veja também | Retrofit para arquitetos: o que saber para conduzir um projeto?

  • Resolve problemas técnicos - ao solicitar alguma modificação no imóvel, problemas na estrutura do local podem ser antecipados. Dentro da técnica de retrofit, todo o ambiente é revisitado, desde a parte elétrica e hidráulica até a sustentação. Inclusive, empresas como a R3 Retrofit entregam apartamentos antigos totalmente reformulados e prontos para morar. Tudo isso em 4 meses!

Veja também | Revitalizando seu Apartamento: Comparando o retrofit e a reforma neste espaço

Para que não fique mais dúvidas, conheça abaixo alguns modelos de apartamentos antigos feitos pela R3 Retrofit, empresa curitibana referência na técnica europeia.

Apartamento antigo ''reformado'' com retrofit: conheça as possibilidades

Fundada por dois engenheiros visionários, a empresa utiliza técnicas construtivas especializadas para revitalizar imóveis antigos e bem localizados. O resultado? Ambientes completamente renovados e acessíveis, proporcionando conforto, elegância e funcionalidade.

Conheça os projetos da R3 Retrofit e inspire-se.

  Créditos: Eduardo Macários
Créditos: Eduardo Macários

O projeto arquitetônico de Beatriz Caron no Tâmisa 1601, unidade da R3 Retrofit, é um grande exemplo dessa modificação.

O ambiente integrado entre cozinha e sala de estar e jantar é uma das grandes características das transformações feitas nesta unidade.

Nela as instalações elétricas e hidráulicas foram totalmente renovadas, além da inclusão de novos revestimentos.

Outro grande exemplo de “reforma” de apartamento antigo é o retrofit aplicado na unidade do Edifício Patrícia.

O projeto do escritório de arquitetura Choueri & Pavelski mostra o aproveitamento do espaço e a inclusão de eletrodomésticos modernos.

Quer ver mais modelos como esses? Visite o site da R3 Retrofit ou acompanhe-a nas redes sociais.