5 dicas para planejar o visual do seu espaço corporativo
| Foto: Divulgação
  • Por Rosa Dalledone Arquitetura
  • 26/08/2021 13:22

Seja uma loja, restaurante ou hotel, o espaço físico da sua empresa faz toda a diferença na decisão das pessoas em fecharem ou não negócios com você. A maior prova disso é a sua própria experiência como cliente. As chances de comprarmos em um ambiente bonito, organizado, funcional e acolhedor são sempre muito maiores.

Mais do que elaborar um projeto arquitetônico com uma estética agradável, a função de um escritório que seja referência no assunto é focar na exclusividade.  Detalhes como a paleta de cores e o design do mobiliário são fundamentais para que o público reconheça sua marca.

Essa visão comercial é especialmente relevante se você tem planos de expandir seu empreendimento. A padronização é um fator indispensável para que as pessoas consigam identificar uma unidade da sua empresa em qualquer bairro, cidade ou estado em que estejam.

Com uma identidade visual forte, é possível até pensar em voos mais altos — como iniciar uma rede de franquias, por exemplo.

É comum existirem dúvidas na implantação dessa proposta, porque as empresas costumam manter uma identidade sólida. Para isso, o visual precisa comunicar sempre as mesmas sensações e o espaço deve ser o principal elemento diante da replicação.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a projetar seu novo empreendimento com maestria. Confira!

1. Entenda o objetivo

Como dito anteriormente, o objetivo do projeto arquitetônico de uma empresa é manter a identidade e a funcionalidade do empreendimento base. Por isso, é preciso estabelecer alguns padrões estéticos, que irão compor a sua identidade visual.

Forma, funções do mobiliário, disposição dos mostruários, agrupamento dos produtos, elementos decorativos, cores e iluminação são alguns dos elementos que precisam ser alinhados nessa etapa para que um cliente de longa data se sinta em casa em qualquer uma das suas unidades.

2. Invista em um arquiteto

É fundamental contratar uma arquiteta de confiança e que tenha experiência em projetos corporativos. Assim, a especialista estará apta a elaborar uma proposta que considere fatores como público-alvo, análise da concorrência e posicionamento.

Dessa forma, o entendimento da marca se torna mais mais profundo e o resultado do ambiente ainda melhor.

3. Compreenda o básico do planejamento

Depois de se aprofundar nos elementos básicos da marca, o arquiteto tem como objetivo desenvolver um projeto que respeite a identidade visual, indicando soluções ao espaço escolhido para o empreendimento, inclusive com referências de outros ambientes já existentes.

Para que tudo isso funcione de primeira, a comunicação é a chave de tudo! Ao receber o pré-projeto, alinhe os desejos, as necessidades e as expectativas com o arquiteto e garanta a replicação perfeita da sua marca.

4. Escolha um escritório de arquitetura de qualidade

Para colocar tudo isso em ação é preciso contratar um escritório de arquitetura de qualidade. Acriação do espaço que acolhe esse empreendimento deve ser pensada de forma assertiva, garantindo excelência e atenção a todos os detalhes exigidos pela marca.

Por isso,preze por experiência, converse bastante antes de tomar a decisão final e não deixe de anotar os detalhes que cada empresa oferece e fazer um comparativo que garanta benefícios a longo prazo.

5. Conte com a gente!

A arquiteta Rosa Dalledone é uma aliada nesse processo. São mais de 30 anos de experiência que compõem a perspectiva 360 graus sobre os assuntos abordados. Não perca tempo! Transforme o seu novo empreendimento em um ambiente bem estruturado e funcional.

Acesse o site e entre em contato.