Estimular a autonomia do idoso oferece diversos benefícios à saúde física e mental
Estimular a autonomia do idoso oferece diversos benefícios à saúde física e mental| Foto: Shutterstock
  • Por São Lourenço Senior Living
  • 10/08/2021 11:27

O envelhecimento é diferente para cada indivíduo, que pode ter necessidades e vontades específicas. Ainda assim, é muito comum que a família acabe querendo assumir certas responsabilidades pelos seus pais ou avós. Apesar de ser muito importante ter esse acompanhamento familiar, também é necessário estimular a autonomia do idoso.

Diferença entre autonomia e independência do idoso

Autonomia e independência se complementam. Porém, a ideia da autonomia é mais ligada à tomada de decisões, ou seja, que o idoso lide com suas questões mentais e emocionais, suas escolhas e preferências.

Já a independência está mais atrelada às capacidades físicas e realização de atividades práticas do dia a dia. Muitas vezes são nessas atividades que o idoso precisa de mais atenção e ajuda da sua família.

A equipe multidisciplinar do São Lourenço Senior Living explica que “a capacidade da mente em compreender e resolver os problemas do cotidiano é conhecida como cognição e temos um conjunto de funções que a constituem, como a memória, a linguagem e outros.”

É possível que um idoso tenha total autonomia, mas precise lidar com uma independência mais restrita, e vice-versa. Mas, como muitas vezes as limitações físicas decorrem de um processo natural de envelhecimento, cabe à família buscar o acompanhamento médico adequado e fornecer os cuidados necessários no ambiente.

"Todas estas funções devem estar aliadas com as características do humor que é responsável pela motivação necessária para os processos mentais. Podemos exemplificar que as doenças como demência, depressão, déficit auditivo ou da visão afetam de maneira significativa estas funções mentais e consequentemente a autonomia das pessoas idosas”, exemplifica a equipe São Lourenço.

Incentivo à autonomia

“A família em sua constituição mais central com filho(a)s, neto(a)s e esposo(a) deve ser um ponto de apoio para promoção efetiva da autonomia e independência da pessoa idosa com atitudes que incentivem aqueles sonhos e projetos que ficaram ‘adormecidos’ devido principalmente aos compromissos anteriores estabelecidos para a segurança emocional e financeira da família quando ele estava na idade adulta”, conta a equipe.

Por outro lado, a autonomia pode ser constantemente incentivada de diversas maneiras. Algumas delas são:

Incentivo aos hábitos saudáveis: seja com uma boa alimentação ou exercícios físicos, os nutrientes e estímulos de uma rotina saudável refletem de forma positiva tanto na saúde física, quanto mental do idoso. Auxiliando o metabolismo, esses hábitos também ajudam a aliviar sintomas de algumas doenças e evitam a redução de habilidades cognitivas.

Socialização e estímulos cerebrais: a solidão é muito comum na velhice, podendo desencadear depressão, ansiedade e outras doenças mentais. Por isso, atividades coletivas como dança, hidroginástica e jogos recreativos ajudam a fortalecer vínculos e manter o cérebro ativo, contribuindo para a autonomia.

Entenda os impactos do isolamento social à saúde mental do idoso

Consideração às vontades do idoso: muitas famílias passam a interpretar as vontades de seus pais ou avós como teimosia, mas é importante dar atenção às preferências do idoso e ter consideração por suas vontades.

“Além disso, este indivíduo pode querer continuar em sua atividade laboral que exerceu por inúmeros anos ou até em uma nova, e a família deve auxiliar para que a pessoa idosa se reinvente e se adapte aos novos tempos, até mesmo com atividades que parecem triviais como o uso adequado das novas tecnologias como o smartphone e o computador”, complementam.

Atividades físicas e estímulos cerebrais ajudam a combater a redução de habilidades cognitivas
Atividades físicas e estímulos cerebrais ajudam a combater a redução de habilidades cognitivas| Shutterstock

O São Lourenço Senior Living é um espaço com diversas atividades e benefícios para a saúde do idoso. Com diversas atividades como jogos recreativos, oficinas de artes e cultivo de horta, o ambiente é planejado para promover um envelhecimento ativo e com qualidade. É possível escolher entre diferentes modalidades de estadia, passando somente o dia, uma temporada específica ou até mesmo morando no local.

O envelhecimento é um processo complexo, que naturalmente pode oferecer limitações aos idosos. Mas com estímulos saudáveis e incentivo da família e cuidadores, os idosos podem ainda desfrutar de muitos anos de autonomia e saúde física e mental.

Acesse e conheça todos os benefícios que o São Lourenço Senior Living oferece.