O famoso barreado leva carne, condimentos e farinha de mandioca na receita.
O famoso barreado leva carne, condimentos e farinha de mandioca na receita.| Foto: Divulgação
  • Por Serra Verde Express
  • 05/10/2021 18:26

O famoso barreado paranaense é uma das grandes atrações turísticas da cidade litorânea de Morretes – a única do estado que não tem praia. A fama da iguaria é tamanha que já deixou o Brasil e atrai centenas de estrangeiros todos os anos.

Embora seja difícil encontrar o prato fora do Paraná, a receita leva ingredientes bem simples: carne de segunda, farinha de mandioca, bacon picado e condimentos como cebola, alho e cominho.

A ideia é deixar os elementos principais no fundo da panela de pressão e cozinhar por três horas. A carne deve desmanchar com o garfo e ficar fibrosa. A farinha entra quando o prato é servido: duas colheres para cada concha de barreado fervendo. A banana é sempre sugerida como acompanhamento.

Conheça a história do alimento e confira os passeios da Serra Verde Express na região de Morretes – com direito a almoço típico e visita guiada no centro histórico da cidade.

Barreado: uma tradição portuguesa

Acredita-se que o barreado tenha sido trazido pelos primeiros portugueses que chegaram ao litoral do Paraná. O prato era geralmente disseminado nos chamados “mutirões” de construção, corriqueiros na época do império.

O barreado era conhecido por ser consistente e prático de ser feito: ideal para quem trabalhava nas obras do vilarejo ou na colheita. Homens e mulheres preparavam a comida antes do trabalho e só precisavam esquentar e misturar com farinha na hora do almoço.

A iguaria se tornou presença forte nas festividades – inclusive de carnaval – e naturalmente foi assimilada pelos tropeiros que passavam pela região. Nada melhor que o barreado para garantir a força e a energia que a longa viagem entre o Sudeste e o Sul pedia. A fama começou a correr também pelos outros estados.

A fase da atração turística começou com gerações mais recentes de famílias tradicionais de Morretes – especialmente as que foram morar em Curitiba. A relação íntima com a comida manteve os costumes intactos e provocou o surgimento de diversos restaurantes típicos na cidade do litoral. A intenção era justamente atender curiosos e nostálgicos que vinham de outros locais do Brasil.

Como visitar?

Morretes é um dos principais pontos turísticos do interior do Paraná.
Morretes é um dos principais pontos turísticos do interior do Paraná.| Divulgação

Conhecida pelos belíssimos passeios de trem pela Mata Atlântica paranaense, a Serra Verde Express também oferece um aprofundamento na cultura de Morretes com visitas guiadas e reconhecidas no setor.

O pacote completo para Morretes e Antonina é um dos destaques. A programação inclui a viagem de trem pelas maravilhas da Serra do Mar (classe turístico com serviço de bordo), tour com acompanhamento pelos centros históricos e principais pontos de ambas as cidades, almoço típico com barreado e visita ao Parque Temático Hisgeopar – que narra a história e a geografia do Paraná por meio de maquetes gigantes.

Outra alternativa é o pacote Pôr do Sol Completo: descida em direção ao litoral pela charmosa Estrada da Graciosa e posterior visita a Morretes e Antonina. A volta é uma viagem de trem pelas paisagens incríveis da Mata Atlântica com finalização diante do pôr do sol no Planalto de Curitiba.

Clique aqui para conferir informações adicionais sobre os pacotes e garanta uma das melhores experiências turísticas do país.