Por mais corrida que seja a sua rotina, é importante parar um tempo e descansar a visão.
Por mais corrida que seja a sua rotina, é importante parar um tempo e descansar a visão.| Foto: Shutterstock
  • Por Sinam
  • 15/06/2022 18:41

Se no dia a dia você passa muito tempo olhando para tela do celular, tablet ou computador, fique atenta, isso pode provocar fadiga ocular, também conhecida como vista cansada.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), até 90% das pessoas que passam mais de três horas por dia vidradas nos dispositivos eletrônicos apresentam sintomas de fadiga visual.

Você se encaixa nessa situação? Então, está na hora de definir em qual momento do seu dia sua visão vai descansar, mesmo que sua rotina seja muito corrida.

Neste conteúdo, vamos te contar quais são os sintomas da vista cansada e como combatê-la.

O que é a vista cansada?

Caracterizada por um cansaço na visão após um dia de uso intenso, como dirigir por muito tempo ou ficar diante do computador, a fadiga ocular, geralmente, não está associada a uma doença e, por isso, desaparece quando você descansa os olhos.

No entanto, em certas situações, a vista cansada é sinal de alguma enfermidade subjacente, que precisa do acompanhamento de um especialista e tratamento.

É o caso da Presbiopia, um distúrbio ocular que ocorre quando o músculo ciliar ligado ao cristalino (espécie de lente natural dos olhos) vai enrijecendo. Normalmente, os sintomas desse problema aparecem entre os 40 e 45 anos de idade.

Quais são os sinais de vista cansada?

Já sabemos que sentir os olhos cansados é bastante comum e, sendo assim, não é um problema sério. Alguns gatilhos que indicam o cansaço da sua visão são:

  • Olhos secos ou lacrimejando;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade para ficar com os olhos abertos;
  • Visão turva;
  • Sentir queimação ou coceira nos olhos;
  • Dor nos olhos;
  • Dor de cabeça.

Normalmente, esses sintomas somem quando você descansa os olhos. Quando não, é importante procurar ajuda de um oftalmologista.

Conheça os Convênios Sinam e tenha acesso a oftalmologistas, exames e procedimentos com condições exclusivas.

O que caracteriza a presbiopia?

Esse é um problema que afeta a qualidade de vida das pessoas, pois dificulta a realização de atividades corriqueiras do dia a dia, como ler uma mensagem enviada pelo WhatsApp, uma bula de remédio ou um email pelo celular.

A presbiopia é caracterizada pela piora da visão com o avanço da idade, provocando a perda da capacidade de focar em objetos pequenos e próximos. Além disso, quem tem essa doença pode apresentar outros sintomas como:

  • Manchas na visão ao enxergar de perto;
  • Dor em volta do globo ocular;
  • Sentir dor de cabeça quando tenta realizar atividades que necessitam focar objetos próximos;
  • Vista cansada.

Embora seja uma doença comum, a presbiopia pode evoluir progressivamente até os 60 anos de idade e, por isso, é importante contar com acompanhamento oftalmológico.

Principais causas da fadiga visual?

A partir dos 40 anos, tanto o poder de focar para perto, como a elasticidade do cristalino, diminui. Com isso, é mais provável sentir cansaço na visão.

Além disso, a fadiga ocular pode ser consequência de miopia, astigmatismo, catarata e hipermetropia, por exemplo. Em casos assim, é necessário fazer um esforço maior para realizar atividades corriqueiras e, por isso, é comum aparecer outros sintomas como olhos vermelhos, inchados e visão dupla.

O que fazer para evitar a vista cansada?

Se você está sentindo cansaço nos olhos com frequência, é importante consultar um oftalmologista para investigar as possíveis causas desse problema e indicar qual melhor tratamento para cuidar da sua capacidade visual.

Mesmo assim, existem algumas atitudes simples que você pode adotar no dia a dia para sentir menos desconforto, como piscar mais os olhos, principalmente se passa muito tempo na frente do computador. Além de aliviar consideravelmente os sintomas de vista cansada, isso lubrifica melhor o globo ocular.

É importante realizar exames de rotina para cuidar da saúde da visão. No Sinam (Sistema Nacional de Atendimento Médico), você tem acesso a oftalmologistas e clínicas especializadas para acompanhamento e tratamento.

Clique aqui e agende uma consulta com um especialista.