Na construção civil, obras residenciais e comerciais são executadas de formas diferentes
Na construção civil, obras residenciais e comerciais são executadas de formas diferentes| Foto: Shutterstock
  • Por Sulinorte
  • 15/12/2021 18:45

No segmento de construção civil, é comum nos depararmos tanto com obras e reformas de natureza comercial como também com obras do setor residencial. Mas há diferença entre a execução de projetos de cada uma dessas áreas?

Sim! Porque cada área possui suas particularidades e necessidades que precisam ser consideradas no planejamento e na execução, para que o resultado seja excelente.

Da mesma forma, acabamentos, detalhes e outros itens da parte mais avançada do projeto também precisam ser planejados, para que o imóvel fique como o desejado e para que você possa ter o melhor custo-benefício na escolha dos materiais.

Confira.

Planeje todos os itens da obra

Em geral, para projetos residenciais, é comum que os consumidores acabem não planejando todos os gastos com antecedência, deixando alguns itens para serem cotados no decorrer da obra.

Entre detalhes e acabamentos, as esquadrias muitas vezes estão entre os itens planejados. Quando deixamos para pensar nesse item quando a obra já está acontecendo, a tendência é que a gente queira economizar e acabe escolhendo o produto pelo menor preço, e não pela qualidade e pelas especificações e tipologias corretas.

E o que era pra ser uma economia, acaba se tornando mais gasto e dor de cabeça.

Nas construções de grande porte, prédios comerciais e industriais, por exemplo, essa organização é ainda mais fundamental, porque um planejamento rigoroso com as corretas especificações garante a qualidade e o melhor custo-benefício da obra.

Em ambos os casos, é essencial a extrema competência e conhecimento na hora de planejar e definir as especificações do projeto. Com tudo na ponta do lápis, você consegue o melhor resultado, evita desperdício de materiais e atrasos na obra.

A funcionalidade é um dos aspectos que mais diferenciam projetos de obras residenciais e comerciais
A funcionalidade é um dos aspectos que mais diferenciam projetos de obras residenciais e comerciais| Shutterstock

3 especificações fundamentais sobre esquadrias de alumínio

Para garantir o melhor custo-benefício e desempenho da esquadria no ambiente onde será inserida, é indispensável o correto planejamento das especificação das esquadrias nas obras.

Você encontrará diversas linhas de produtos disponíveis, tipos diferentes de aberturas de esquadrias, tipos de vidros e acessórios.

Mas existem três fatores essenciais que você deve considerar na hora de acertar essas detalhes técnicos:

  • vedação acústica
  • luminosidade do ambiente;
  • conforto térmico.

Por interferirem nas especificações, esses pontos também influenciam os valores finais da obra, a performance da esquadria no ambiente e a durabilidade dos materiais.

Além disso, após a instalação, é muito importante o correto aferimento da esquadria de acordo com laudos técnicos e exigências normativas. Certifique-se de que o seu projeto respeita essas normas.

Se você deseja realizar sua obra, seja ela residencial ou comercial, você pode contar com a Sulinorte. A empresa é especialista em esquadrias de alumínio e fachadas e realiza todo o projeto do início ao fim.

Clique aqui e conheça as soluções da Sulinorte.